Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Superar a resistência à meditação



POR EDITOR SPM-BE |





Superar a resistência à meditação

budismo mindfulness
De sublinhar que todos os que meditam acabam por sentir alguma forma de resistência à prática, principalmente neste nosso mundo frenético. Basta, então, aceitar e permitir. Devemos continuar a prática, sem valorar, assistir ao surgimento e desaparecimento...
#prática


Talvez seja uma das pessoas que já medita, tendo iniciado a sua prática com grande entusiasmo e com objectivos bem definidos, como sejam a redução dos seus níveis de stress ou ser capaz de se concentrar de forma mais efectiva. Pode, também, ter preparado um lugar e uma altura especial para fazer a sua prática, um espaço e um tempo em que pode ir e estar sozinho de forma tranquila.


Apesar de já ter provado os benefícios da prática meditativa, sente, muitas vezes, dificuldades em lhe dar continuidade, descobre desculpas que o impedem de meditar, sente-se culpabilizado. Perante este cenário, torna-se importante a tomada de consciência não valorativa do que está a acontecer e de que é natural, normal e acontece com todos nós, os que tomam o caminho da meditação.

Quais as causas? Muito provavelmente, será porque a mente quer estar no controlo. A mente cria pensamentos que se sucedem constantemente. Acalmar a mente exige concentração, foco e disciplina.A mente é inquieta e quando assume o comando começamos a acreditar que certos pensamentos são, de facto, verdadeiros. Por exemplo, "A meditação não é boa para mim. Tenho praticado todos os dias por duas semanas e eu ainda não sinto benefícios. O que estou a fazer? Não será melhor estar a tratar de outros assuntos mais importante? Eu não gosto de estar sentado de forma calma. Isso não é bom para o meu corpo. Preciso de movimento, de excitação! E a mente não pára...

De sublinhar que todos os que meditam acabam por sentir alguma forma de resistência à prática, principalmente neste nosso mundo frenético. Basta, então, aceitar e permitir. Devemos continuar a prática, sem valorar, assistir ao surgimento e desaparecimento. "Então é isso que se sente como resistência?"

por Vítor Bertocchini
Superar a resistência à meditação Reviewed by Prana | TM on 16:30 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.