Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

A meditação relaxa o sistema nervoso



POR EDITOR SPM-BE |





A meditação relaxa o sistema nervoso

O sistema nervoso, conhecido como o centro de controlo do corpo, é um dos sistemas mais importantes do corpo humano. Ele é responsável pelo bom funcionamento de duas respostas principais: respostas conscientes voluntárias activadas por músculos (controladas pelo sistema nervoso simpático) e respostas involuntárias que não estão sob nosso controlo, tais como o batimento cardíaco, transpiração, digestão, etc. (controladas pelo sistema nervoso parassimpático).

São as funções involuntárias que são mais afectadas pela ansiedade, tensão, fadiga e depressão, e os especialistas têm demonstrado que a meditação pode reduzir os efeitos negativos sobre o nosso sistema nervoso provocada por essas emoções. A meditação estimula o sistema nervoso parassimpático para acalmar as nossas mentes e corpos, impedindo uma hiperactividade do nosso sistema nervoso simpático.

O sistema nervoso simpático promove uma resposta hardcore de luta ao stresse, o que aumenta a frequência cardíaca, frequência respiratória, a circulação sanguínea, sudorese, pressão arterial, etc. O sistema nervoso parassimpático é responsável pelos regulares, calmos, tons leves dos nossos sentidos na ausência de uma emergência. Meditação reduz a actividade do sistema nervoso simpático, fornecendo energia suficiente para o sistema nervoso parassimpático, que é responsável por acalmar-nos. Com Meditação adequada o corpo vai experimentar uma respiração melhorada, menos forçada e um aumento do oxigénio e nutrientes para as diversas partes do corpo, devido a uma melhor circulação e fluxo sanguíneo.

Assiste-se a um aumento de lactato no sangue, uma substância produzida pelo metabolismo, durante a ansiedade e a tensão. Estes níveis são reduzidos muito mais rapidamente com a prática meditativa do que com medicamentos ou outros métodos de relaxamento. A meditação cria uma complexidade de respostas que marca um estado altamente relaxante. De acordo com o mundialmente famoso autor de Cuidando do corpo curando a mente (Minding the Body, Mending the Mind), Dr. Borysenko, a Meditação ensina-nos a ter acesso à resposta de relaxamento - mantendo as nossas mentes alertas para que as respostas ao stresse não assumam o controlo, perturbando a nossa saúde e o nosso bem-estar mental e emocional.

Meditação altera positivamente a interação dentro do sistema nervoso para nos relaxar, e ensina-nos a controlar e minimizar as respostas ao stresse. Desta forma, a Meditação mantém-nos calmos e mais conscientes e reduz os riscos de saúde relacionados com o stresse. Todos podem beneficiar da meditação. O que espera?


Por Vitor Bertocchini
A meditação relaxa o sistema nervoso Reviewed by Prana | TM on 15:51 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.