Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Pessoas emocionalmente inteligentes podem influenciar as emoções dos outros



POR EDITOR SPM-BE |





Pessoas emocionalmente inteligentes podem influenciar as emoções dos outros

A
inteligência emocional pode não estar sempre associada com a pró-socialidade

As pessoas emocionalmente inteligentes têm a capacidade de manipular os outros para satisfazer o seu próprio interesse, de acordo com uma nova investigação publicada em 23 de outubro, na revista científica PLoS ONE, por Yuki Nozaki e colboradores da Universidade de Kyoto.

A inteligência emocional refere-se à capacidade da pessoa regular adequadamente as suas emoções auto-relacionadas e outras relacionadas e é geralmente associada com o comportamento pró-social e melhores relacionamentos interpessoais. No entanto, as funções sociais exactas da inteligência emocional permanecem obscuras. É possível que as pessoas emocionalmente inteligentes possam manipular comportamentos dos outros para se adequarem ao seu próprio interesse, ao invés de alcançar resultados pró-sociais gerais, gerindo as emoções dos outros.

Para testar essas possibilidades, os autores experimentalmente manipularam se alguém fosse condenado ao ostracismo, ou seja, ignorado ou excluído, num jogo de laboratório. Este "elemento ostracizado" poderia, então, tentar a retaliação contra os outros dois jogadores que o ignoraram. O ostracizado poderia agir racionalmente e aceitar ofertas monetárias justas no jogo ou agir irracionalmente e rejeitar ofertas justas, o que reduziria recompensas, tanto para ele como para os outros dois jogadores.

Os investigadores descobriram que as pessoas com alta inteligência emocional são mais propensas a recomendar que o ostracizado iniba a retaliação e aceite ofertas justas quando eles têm uma intenção mais fraca para retaliar. No entanto, eles eram mais propensos a recomendar que o ostracizado rejeitasse ofertas justas quando eles tinham uma forte intenção de retaliar, numa tentativa de manipular a sua decisão. Este estudo ajuda a refinar a nossa compreensão da inteligência emocional e esclarece a sua função social. Nozaki refere: " a própria inteligência emocional não é nem positiva nem negativa, mas pode facilitar comportamentos interpessoais para atingir metas."
Pessoas emocionalmente inteligentes podem influenciar as emoções dos outros Reviewed by Prana | TM on 15:26 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.