Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Está com pressa? Seja paciente!



POR EDITOR SPM-BE |





Está com pressa? Seja paciente!


É

bom querer que as coisas aconteçam de forma adequada e oportuna. Mas e se precisar de ficar “pendurado(a), por vários anos, no seu trabalho actual antes de conseguir passar para um melhor, ou se estiver preso(a) no trânsito, ou se o seu computador não responde às suas solicitações? E agora?

Paciência Vs. Impaciência

Paciência significa gerir os atrasos, as dificuldades ou desconfortos sem ficar com stress. As circunstâncias são o que são, mas a paciência protege-o(a), como um amortecedor, do seu impacto. Em contraste, com impaciência interpretamos as circunstâncias como se estivéssemos a ser impedidos ou maltratados, assim irá sentir-se frustrado(a), decepcionado(a) ou irritado(a). Em seguida, vem a insistência: "Isto tem de mudar! "Mas, por definição, não pode cumprir esse mandamento (caso contrário, não haveria nada para ficar impaciente).

3 ingredientes tóxicos da impaciência
A impaciência combina três ingredientes de stress tóxico:

experiências desagradáveis; 

pressão ou urgência e; 

falta de controlo. 

A impaciência com os outros contém uma crítica implícita e irritação - e as pessoas querem ficar longe de ambos. Apenas procure lembrar-se como se sente quando alguém está impaciente consigo. Ou considere como os outros reagem quando está impaciente com eles. A impaciência é insatisfação, é a resistência à maneira que é.

A paciência como virtude
Com paciência sentirá uma conexão  fundamental, a porta de entrada para o contentamento. A impaciência contém cólera, a paciência é pacífica. A impaciência reduz-se ao que há de "errado", enquanto a paciência mantém-se aberta para todas as possibilidades. A impaciência não suporta sentimentos desagradáveis; paciência ajuda a tolerar o desconforto físico e emocional. A impaciência quer recompensas agora, a paciência ajuda a tolerar a gratificação adiada, o que promove o aumento do sucesso e sentimento de valia.

A paciência pode parecer uma virtude superficial, mas , na verdade, ela encarna um profundo conhecimento sobre a natureza das coisas: eles estão entrelaçados, interdependentes, confusas, imperfeitas e, normalmente, nada tem a ver consigo. A paciência também contém um ensinamento maravilhoso sobre o desejo: deseje por alguma coisa, com certeza, mas esteja em paz quando não poder tê-la. A paciência sabe que não pode fazer fluir mais rápido o rio.


Como? 

 Para uma visão geral, reflita sobre essas questões :
 Como é que sente a paciência? E a Impaciência ?
 Como se sente quando pensa em alguém que é realmente paciente?
 E sobre alguém que é muito impaciente?
 O que o(a) faz impaciente?
 O que o(a) ajuda a ficar paciente ?


Em situações difíceis: 

• Tente afastar-se dos pensamentos que o(a) fazem ser impaciente, como a justiça, a superioridade ou outros valores. Lembre-se que os padrões diferem entre pessoas e culturas. Lembre-se de que (geralmente) nada é verdadeiramente urgente.

• Esteja ciente de todas as sensações do corpo ou emoções desencadeadas pelo atraso ou frustração - e veja se pode tolerá-los sem reagir com impaciência. Relaxe o seu corpo, venha para o momento presente e abra-se à sensação de que está basicamente tudo certo agora.

• Em vez de sentir que está "perdendo" tempo, encontre coisas que são gratificantes em situações que tentam a sua paciência, por exemplo, olhar ao redor e encontrar algo bonito. Preste atenção à sua respiração, enquanto relaxa o seu corpo e deseje bem aos outros. Da mesma forma, ao invés de se ver a si mesmo como "esperando em" situações, explore o sentimento de "estar com" elas. Aproveite o momento.

• Tente ter compaixão pelos outros que parecem estar no caminho ou demorando muito.

• Escolha uma conversa - ou mesmo um relacionamento - e deliberadamente traga mais paciência. Você poderá reagir de forma mais lenta e cuidadosa (e nunca interromper), deixar a outra pessoa ter mais tempo para conversar e permitir que questões menores passar.

• Jogue com situações de rotina - como uma refeição - e demore alguns segundos ou minutos extras antes de começar, com o objectivo de fortalecer os músculos da paciência. Ofereça a paciência como um presente - para os outros, lidando com os seus próprios problemas, e para si mesmo, querendo a verdadeira felicidade. A vida é como uma vasta paisagem com erva macia e espinhos afiados; a impaciência corre nos espinhos; a paciência coloca um par de sapatos antes do percurso espinhoso.
Está com pressa? Seja paciente! Reviewed by Vítor Bertocchini on 13:10 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.