Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Mindfulness | Apreendendo os seus momentos



POR EDITOR SPM-BE |





Mindfulness | Apreendendo os seus momentos

budismo mindfulness
Pode facilmente observar o hábito mental de fugir do momento presente. Basta tentar manter a sua atenção focada em qualquer objecto, mesmo por um curto período de tempo...


A
melhor forma de estar nos momentos é prestar atenção. Esta é a melhor forma de cultivarmos a Mindfulness. Mindfulness significa estar acordado. Significa saber o que estamos a fazer. Mas quando começamos a focar naquilo em que a nossa própria mente está envolvida não é incomum voltarmos rapidamente a ficar “inconscientes” novamente, para voltar a cairmos num modo automático.

Esses lapsos de consciência são frequentemente causados por um redemoinho de insatisfação com o que vemos ou sentimos naquele momento, de onde nasce o desejo para que algo seja diferente, para que as coisas mudem.

Pode facilmente observar o hábito mental de fugir do momento presente. Basta tentar manter a sua atenção focada em qualquer objecto, mesmo por um curto período de tempo. Vai descobrir que para cultivar a mindfulness irá ter que se lembrar, uma e outra vez, de estar acordado e consciente. Fazemos isso lembrando-nos de olhar, sentir, ser. É simples assim... de um momento para outro, mantendo a consciência num curso de momentos intemporais , estar aqui, agora.

EXPERIMENTE: Perguntando-se neste momento, "Estou acordado(a)", "Onde está minha mente agora"? 

Mantenha a respiração em mente 
Ela ajuda ao criar um foco para a sua atenção, uma âncora para o(a) manter no momento presente e guiá-lo(a) de volta quando a mente divagar. A respiração serve muito bem este propósito. Ela pode ser uma verdadeira aliada. Trazendo a consciência da nossa respiração, lembramo-nos de que estamos aqui agora, para estarmos totalmente despertos para o que já está a acontecer.

A nossa respiração pode-nos ajudar na apreensão dos nossos momentos. 
É surpreendente que mais pessoas não saibam isto. Afinal de contas, a respiração está sempre aqui, bem debaixo dos nossos narizes. Para usar a sua respiração para cultivar a atenção plena basta sintonizar com a respiração entrando no seu corpo e com a sensação da respiração deixando o seu corpo. Isto é tudo. Apenas sentir a respiração.

Respirar e saber que está a respirar.
Isso não significa que faça uma respiração profunda ou force o seu respirar ou tente sentir algo especial ou se pergunte se o está a fazer correctamente. Não significa, também, pensar sobre a sua respiração. É apenas uma atenção alerta sobre respiração entrando e saindo. Usar a respiração para trazer-nos de volta ao momento presente leva pouco tempo, apenas uma mudança na atenção. Mas grandes aventuras esperam por si, se der um pouco de tempo para orquestrar momentos de consciência, a cada respiração, momento a momento.

EXPERIMENTE: Permaneça com uma inspiração completa, à medida que ela vai entrando, uma expiração completa, à medida que ela vai saindo, mantendo a sua mente aberta e livre para apenas este momento, apenas esta respiração. Abandone todas as ideias de chegar a algum lugar ou ter qualquer coisa a acontecer. Basta voltar à respiração quando a mente divagar.

Jon Kabat-Zinn
Mindfulness | Apreendendo os seus momentos Reviewed by Mindfulness Institute on 14:37 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.