Novo Website / New Website



Mindfulness | Apreendendo os seus momentos

budismo mindfulness
Pode facilmente observar o hábito mental de fugir do momento presente. Basta tentar manter a sua atenção focada em qualquer objecto, mesmo por um curto período de tempo...


A
melhor forma de estar nos momentos é prestar atenção. Esta é a melhor forma de cultivarmos a Mindfulness. Mindfulness significa estar acordado. Significa saber o que estamos a fazer. Mas quando começamos a focar naquilo em que a nossa própria mente está envolvida não é incomum voltarmos rapidamente a ficar “inconscientes” novamente, para voltar a cairmos num modo automático.

Esses lapsos de consciência são frequentemente causados por um redemoinho de insatisfação com o que vemos ou sentimos naquele momento, de onde nasce o desejo para que algo seja diferente, para que as coisas mudem.

Pode facilmente observar o hábito mental de fugir do momento presente. Basta tentar manter a sua atenção focada em qualquer objecto, mesmo por um curto período de tempo. Vai descobrir que para cultivar a mindfulness irá ter que se lembrar, uma e outra vez, de estar acordado e consciente. Fazemos isso lembrando-nos de olhar, sentir, ser. É simples assim... de um momento para outro, mantendo a consciência num curso de momentos intemporais , estar aqui, agora.

EXPERIMENTE: Perguntando-se neste momento, "Estou acordado(a)", "Onde está minha mente agora"? 

Mantenha a respiração em mente 
Ela ajuda ao criar um foco para a sua atenção, uma âncora para o(a) manter no momento presente e guiá-lo(a) de volta quando a mente divagar. A respiração serve muito bem este propósito. Ela pode ser uma verdadeira aliada. Trazendo a consciência da nossa respiração, lembramo-nos de que estamos aqui agora, para estarmos totalmente despertos para o que já está a acontecer.

A nossa respiração pode-nos ajudar na apreensão dos nossos momentos. 
É surpreendente que mais pessoas não saibam isto. Afinal de contas, a respiração está sempre aqui, bem debaixo dos nossos narizes. Para usar a sua respiração para cultivar a atenção plena basta sintonizar com a respiração entrando no seu corpo e com a sensação da respiração deixando o seu corpo. Isto é tudo. Apenas sentir a respiração.

Respirar e saber que está a respirar.
Isso não significa que faça uma respiração profunda ou force o seu respirar ou tente sentir algo especial ou se pergunte se o está a fazer correctamente. Não significa, também, pensar sobre a sua respiração. É apenas uma atenção alerta sobre respiração entrando e saindo. Usar a respiração para trazer-nos de volta ao momento presente leva pouco tempo, apenas uma mudança na atenção. Mas grandes aventuras esperam por si, se der um pouco de tempo para orquestrar momentos de consciência, a cada respiração, momento a momento.

EXPERIMENTE: Permaneça com uma inspiração completa, à medida que ela vai entrando, uma expiração completa, à medida que ela vai saindo, mantendo a sua mente aberta e livre para apenas este momento, apenas esta respiração. Abandone todas as ideias de chegar a algum lugar ou ter qualquer coisa a acontecer. Basta voltar à respiração quando a mente divagar.

Jon Kabat-Zinn

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Mindfulness | Apreendendo os seus momentos
Mindfulness | Apreendendo os seus momentos
EXPERIMENTE: Perguntando-se neste momento, "Estou acordado(a)", "Onde está minha mente agora"? Mantenha a respiração em mente Ela ajuda ao criar um foco para a sua atenção, uma âncora para o(a) manter no momento presente e guiá-lo(a) de volta quando a mente divagar. A respiração serve muito bem este propósito. Ela pode ser uma verdadeira aliada. Trazendo a consciência da nossa respiração, lembramo-nos de que estamos aqui agora, para estarmos totalmente despertos para o que já está a acontecer. Meditação, Meditar, aprender, Mindfulness, Neurociência, praticar, aprender, Budismo, retiro, aula, escola, espiritualidade. Porto, Maia, Matosinhos, Zafu - almofada de meditação.
https://lh3.googleusercontent.com/-RaDmtGFwhAA/VZRgXAaLVRI/AAAAAAAABTE/onOymdThzuU/s1600/flor-amarela-mindfulness.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-RaDmtGFwhAA/VZRgXAaLVRI/AAAAAAAABTE/onOymdThzuU/s72-c/flor-amarela-mindfulness.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2014/02/mindfulness-apreendendo-os-seus-momentos.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2014/02/mindfulness-apreendendo-os-seus-momentos.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}