Novo Website / New Website



Apenas 25 minutos de meditação mindfulness são necessários para aliviar o stresse

emocoes mindfulness

Este estudo é o primeiro a demonstrar que uma pequena dose de treino de meditação mindfulness (75 minutos ao longo de três dias) reduz a reactividade auto-relatada ao stresse psicológico num teste de stresse social.


Apenas 25 minutos de meditação mindfulness alivia o stresse, de acordo com os investigadores. Um novo estudo, "treino breve de meditação mindfulness altera as respostas psicológicas e neuroendócrinas ao stresse social", da Universidade de Carnegie Mellon, é o primeiro a demonstrar que a prática breve de meditação mindfulness - 25 minutos durante três dias consecutivos - alivia o stresse psicológico. Publicado na revista Psychoneuroendocrinology, o estudo procura analisar como a meditação mindfulness afecta a capacidade das pessoas na resiliência ao stresse.

A meditação mindfulness têm-se tornado uma forma cada vez mais popular para melhorar a saúde física e mental, mas a maioria das investigações apoiando os seus benefícios tem-se centrado em programas de treino mais longos, com semanas de duração.

Existem, também, várias questões por esclarecer:
Em primeiro lugar, não está claro se o treino de meditação mindfulness reduz a reactividade ao stresse em comparação com outros programas de treino cognitivo activos.
Em segundo lugar, não é claro se pequenas “doses” de treino de meditação mindfulness são suficientes para aumentar a resiliência ao stresse. Os ensaios clínicos aleatórios anteriores descreveram como um programa MBSR intensivo de 8 semanas pode reduzir a reactividade ao stresse (Hoge et al, 2013), mas vários estudos mostram que apenas três ou quatro dias de treino de 20 minutos de meditação mindfulness pode aumentar a analgesia para a dor estimulada (Zeidan et al., 2011).

Ao investigar como a meditação mindfulness afecta a capacidade das pessoas  serem resilientes sob stresse, os investigadores da Carnegie Mellon University, na Pensilvânia descobriram que uma breve prática de meditação mindfulness - 25 minutos durante três dias consecutivos - alivia o stresse psicológico.

"Mais e mais pessoas relatam o uso de práticas de meditação para a redução de stresse, mas sabemos muito pouco sobre o quanto precisam para uma eficaz redução do stress e para obterem mais benefícios para a saúde", disse J. David Creswell, principal autor do estudo e professor associado de psicologia no Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Dietrich.

Para o estudo, os investigadores recrutaram 66 indivíduos saudáveis com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos para participar numa experiência de três dias.

Alguns participantes passaram por um breve programa de treino de meditação mindfulness, por 25 minutos durante três dias consecutivos. Foram realizados exercícios de controlo da respiração e prestar atenção às experiências actuais, momento a momento. Um segundo grupo de participantes completou um programa de treino cognitivo de três dias, tendo sido convidado a analisar criticamente a poesia, num esforço para melhorar as competências de resolução de problemas.


Amostras de saliva foram analisadas para medir os níveis de cortisol, uma das hormonas do stresse
Após as actividades de treino, os participantes do estudo foram solicitados a completar tarefas geradoras de stresse, como falar em público e cálculos matemáticos. Cada participante relatou os seus níveis de stresse em resposta ao seu discurso e às tarefas de desempenho de matemática, e forneceram amostras de saliva para medição de cortisol, comumente referido como a hormona do stresse.

Concluiu-se que os participantes que receberam o breve treino de meditação mindfulness reduziram a sua percepção de stresse para o discurso e para as tarefas de matemática. Os investigadores afirmaram que estes resultados indicam que a meditação mindfulness promoveu resiliência ao stresse psicológico. No entanto, os participantes da mediação mindfulness também exibiram maior reactividade ao cortisol.

Uma questão importante, então, é como um breve treino de meditação mindfulness diminui as percepções de stresse e aumenta a reactividade ao cortisol?
Uma explicação adiantada por Creswell:
"Quando inicialmente se aprende práticas de mediação mindfulness tem que se trabalhar cognitivamente - especialmente durante uma tarefa stressante. E, esses esforços cognitivos activos pode resultar na tarefa de sentir menos stresse, mas eles também podem ter custos fisiológicas como maior produção de cortisol."

Resumindo
Este estudo é o primeiro a demonstrar que uma pequena dose de treino de meditação mindfulness (75 minutos ao longo de três dias) reduz a reactividade auto-relatada ao stresse psicológico num teste de stresse social. Notavelmente, este mesmo efeito foi observado para os participantes que tinham altos níveis de mindfulness disposicional à entrada do estudo.

Experimente 
Para ter uma breve noção do que é a meditação mindfulness, pode tentar uma meditação guiada por Sagarapriya, fundador do centro Budadharma e um dos instructores mais experientes em Portugal. Ela está disponível gratuitamente em: Prática Guiada Completa

Muitos experts e praticantes consideram que a aprendizagem e a prática de técnicas de mindfulness com um grupo é especialmente útil. O treino de Redução de Stresse Baseado em Mindfulness, desenvolvido por Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts Medical School, é realizado em grupo e está disponível no próximo curso intensivo, orientado por João Palma  Centro Budadharma.


Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Europe, MBSR,

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Apenas 25 minutos de meditação mindfulness são necessários para aliviar o stresse
Apenas 25 minutos de meditação mindfulness são necessários para aliviar o stresse
Ao investigar como a meditação mindfulness afecta a capacidade das pessoas serem resilientes sob stresse, os investigadores da Carnegie Mellon University, na Pensilvânia descobriram que uma breve prática de meditação mindfulness - 25 minutos durante três dias consecutivos - alivia o stresse psicológico. Portugal, España Meditação, Meditar, aprender, Mindfulness, Neurociência, Atenção Plena, praticar, aprender, Budismo, retiro, aula, escola, espiritualidade. Porto, Maia, Matosinhos, Zafu - almofada de meditação.
http://1.bp.blogspot.com/-QpU2FlR5WO8/U7cEgKgAGDI/AAAAAAAAAnQ/LvA1ladFmCI/s1600/sociedade-portuguesa-meditacao-bem-estar-mindfulness-curta-pratica-praticar-porto.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-QpU2FlR5WO8/U7cEgKgAGDI/AAAAAAAAAnQ/LvA1ladFmCI/s72-c/sociedade-portuguesa-meditacao-bem-estar-mindfulness-curta-pratica-praticar-porto.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2014/07/apenas-25-minutos-de-meditacao.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2014/07/apenas-25-minutos-de-meditacao.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}