Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

4 qualidades incomensuráveis



POR EDITOR SPM-BE |





4 qualidades incomensuráveis

As quatro qualidades incomensuráveis, que constituem um dos destaques da prática budista, bem como a porta de entrada para a absoluta realização, são completamente diferentes dos pensamentos e emoções reactivas associados com os nossos padrões habituais. As quatro incomensuráveis não são nem tensas nem reactivas ...Elas brotam do coração, e operam para transformar as relações destrutivas, como a raiva do perseguidor e o medo da vítima, num momento de pura presença potencial e energética.

Estes quatro estados, emocionalmente transformadores, são no budismo:

1. Equanimidade;
2. Bondade empática/amorosa;
3. Compaixão e;
4. Alegria/júbilo.


Estes quatro estados são denominados de incomensuráveis porque não existe limitação à sua profundidade ou extensão. Ao contrário das emoções reactivas, as quatro imensuráveis não funcionam no serviço de quaisquer padrões habituais, do “EU”, ou agenda pessoal. Apesar de serem impessoais, na medida em que não são baseadas em interesses próprios, na sua expressão e experiência, elas são intensamente íntimas. O seu poder vem da sua capacidade de se abrir para um momento de presença.

Claramente, desde que as nossas acções e sentimentos operarem em serviço de interesses pessoais, não seremos capazes de tal presença. As quatro incomensuráveis trabalham num nível mais elevado de atenção, um nível que abre as portas para profundas respostas naturais para as exigências da vida. A equanimidade desmonta os nossos julgamentos reactivos e preconceitos sobre as outras pessoas para que possamos compreender e apreciá-las como elas são. A bondade empática é um calor radiante, independente dos gostos e desgostos pessoais e que nos impede de nos desconectarmos dos outros. A compaixão neutraliza o desconforto, a nosssa retirada habitual em face da dor dos outros, para que estejamos verdadeiramente presente com eles. E a alegria será estarmos felizes com a felicidade de todos os seres sencientes.


Que todos os seres sensíveis gozem da felicidade e da raiz da felicidade.
Que eles estejam livres do sofrimento e da raiz do sofrimento.
Que eles não sejam apartados da grande felicidade e estejam isentos de sofrimento.
Que eles vivam na grande equanimidade, livres da paixão, da agressão e do preconceito.

Cada verso refere-se a uma das quatro qualidades incomensuráveis: a primeira, bondade amorosa; a segunda, compaixão; a terceira, júbilo e a quarta, equanimidade. Às vezes eu prefiro trocar a palavra eles por nós. Esta troca salienta que nós mesmos aspiramos experimentar o benefício destas quatro qualidades, junto com os outros seres.


Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga
4 qualidades incomensuráveis Reviewed by Mindfulness Institute on 12:53 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.