Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Potenciando estados de relaxamento e emoções positivas em médicos através de um programa de treino da mente: estudo de um ano



POR EDITOR SPM-BE |





Potenciando estados de relaxamento e emoções positivas em médicos através de um programa de treino da mente: estudo de um ano

Um estudo publicado na revista científica Psychology, Health & Medicine apresenta mais resultados positivos do impacto do Programa de Redução de Stresse baseado em Mindfulness na saúde mental e física. A amostra alvo do estudo foi constituída por Médicos.

Introdução
As investigações anteriores sobre mindfulness têm-se concentrado principalmente nos sintomas negativos relacionados com o stresse e os efeitos de curto prazo. Em contraste, o este artigo tem como foco o impacto do Programa de Redução de Stresse baseado em Mindfulness (MBSR; Mindfulness-Based Stress Reduction) na melhoria do bem-estar (ou seja, estados de relaxamento e emoções positivas relacionadas) num estudo longitudinal, por um período de um ano. Utilizou-se um ensaio clínico aleatório controlado com uma amostra de 42 médicos. O grupo de intervenção participou num programa de 8 semanas de MBSR, com um período de manutenção de 10 meses adicionais e completou medidas de mindfulness e de “relaxamento” na pré-intervenção, pós-intervenção e depois de 10 meses. Medidas de frequência cardíaca foram também obtidas.


Resultados
Comparando-se o grupo controlo (sem intervenção) com o grupo experimental (realizou o programa de MBSR) foi possível observar melhorias significativas, após oito semanas, nos níveis de atenção e relaxamento, incluindo estados emocionais positivos, tais como a estabilidade/paz, vivacidade, energia, optimismo, alegria, aceitação, e transcendência.

Notavelmente, mudanças das magnitudes (tamanho dos efeitos) aumentaram significativamente no final do período de manutenção depois de um ano, especialmente para mindfulness e energia positiva. Isto significa que no final do estudo, passados 12 meses, o impacto da prática da meditação aumentou. Além disso, o ritmo cardíaco diminuiu significativamente no grupo de intervenção e manteve-se um ano após o início do tratamento.

Conclusões
Os resultados são relevantes em termos das consequências práticas para a melhoria da saúde e do bem-estar da classe médica e também em termos de custo-eficiência da intervenção.
Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction, Reduação de Stress baseado em Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga
Potenciando estados de relaxamento e emoções positivas em médicos através de um programa de treino da mente: estudo de um ano Reviewed by Mindfulness Institute on 21:40 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.