Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Tem Stress? Como Cultivar momentos sagrados pode ajudar



POR EDITOR SPM-BE |





Tem Stress? Como Cultivar momentos sagrados pode ajudar

sagrado mindfulness
[Experimentei momentos sagrados] através deste processo. Nunca notei qualquer momentos Espirituais antes desta experiência. [As palavras] Sagrado e dignos de reverência não estava no âmbito da minha abrangência intelectual das coisas. Ser capaz de orar era algo que eu não estava disposta a [fazer]. O que eu gosto [da prática do momento sagrado] é que me permitiu explorar a Espiritualidade de...
Leitura em 2 minutos

Therese Borchard, autora do popular blog "Beyond Blue" e do livro "Beyond Blue: Surviving Depression & Anxiety and Making the Most of Bad Genes" (janeiro de 2010), indicou 7 formas de evitar o 'burnout'. Nesse blog, ela resumiu um livro, de um de seus autores favoritos, Robert Wicks, que estabelece um caminho para integrar a espiritualidade na vida diária, num esforço para prevenir o stress e viver a vida que queremos. Definitivamente vale a pena ler e se tem qualquer aversão à palavra "Deus" ou "espiritualidade", basta substituir o termo por "superior" e ver como isso funciona.

Em 2005, iniciei um estudo nacional com o objetivo de ver se as pessoas podiam, de fato, cultivar o que chamei de "momentos sagrados" e ver o efeito que tinha sobre o seu stress e bem-estar. Eis que, na prática de 5 minutos por dia durante 5 dias por semana, durante 3 semanas, vimos um efeito positivo significativo na redução do stress e aumento do bem-estar. O que foi mais fascinante para mim foi que, para muitas pessoas, permitiu-lhes tocar num sentido de espiritualidade que nunca tinham sido capazes de o fazer antes.

Uma citação de uma participante:

[Experimentei momentos sagrados] através deste processo. Nunca notei qualquer momentos Espirituais antes desta experiência. [As palavras] Sagrado e dignos de reverência não estava no âmbito da minha abrangência intelectual das coisas. Ser capaz de orar era algo que eu não estava disposta a [fazer]. O que eu gosto [da prática do momento sagrado] é que me permitiu explorar a Espiritualidade de uma forma não ameaçadora e para mim isso era especial e único.


Se tiver interesse aqui ficam as mesmas instruções que foram dadas aos participantes do estudo:

Escolha um objeto - Este objeto deve representar algo especial, precioso, ou sagrado para si. Quase tudo pode ser santificado e considerado uma coisa sagrada. De acordo com Émile Durkheim (1915), conhecido como um dos criadores da sociologia moderna, "por coisas sagradas não se deve entender simplesmente aqueles seres pessoais que são chamados deuses ou espíritos; uma pedra, uma árvore, um pedaço de madeira, uma casa, simplesmente qualquer coisa pode ser sagrado"(p. 52).

Mindful check-in - Comece cada prática tomando alguns momentos para estar consciente da respiração e então lentamente traga a atenção para o corpo físico, pensamentos e sentimentos, audição, visão, paladar e olfato. Basta estar ciente de tudo o que notar.

O objeto sagrado - Após o mindful check-in, desloque suavemente a atenção para o objeto sagrado e esteja aberto para o que é sagrado no momento. Não existe tempo máximo especificado para este exercício. As Instruções aos participantes permitiu-lhes ir mais longe do que os 5 minutos sugeridos e pediu-lhes simplesmente que fizessem um registo do tempo.
Cultivar esta prática é uma experiência muito pessoal e, ao mesmo tempo, os momentos sagrados são partilhados por milhões em todo o mundo.

Como sempre, não tome minha palavra como uma verdade; entre nesta prática com uma mente de principiante, deixando os seus julgamentos adormecerem, e apenas observar tudo o que surge em si e para si no momento.

Por favor, partilhe os seus pensamentos, emoções e histórias em baixo. As suas interações proporcionam uma sabedoria de vida para que todos possam beneficiar.



Tem Stress? Como Cultivar momentos sagrados pode ajudar Reviewed by Vítor Bertocchini on 14:36 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.