Novo Website / New Website



Meditação yóguica e efeitos sobre a saúde mental, cognição e actividade da telomerase

Este estudo, presente na revista International Journal of Geriatric Psychiatry, analisou os efeitos da meditação yóguica diária sobre a saúde mental, funcionamento cognitivo e actividade da telomerase celular em cuidadores de familiares com demência com sintomas depressivos leves.

O stresse crónico coloca os cuidadores em maior risco de desenvolver depressão. Em média, a incidência e prevalência de depressão clínica em cuidadores de familiares com demência aproxima-se dos 50% (Lavretsky, 2005). Os cuidadores são duas vezes mais propensos a relatar altos níveis de stresse emocional (Lavretsky, 2005). A tendência de diminuição da resistência ao stresse com o avançar da idade está relacionada com um aumento da taxa de doença cardiovascular e mortalidade. Embora a relação entre saúde mental e física tem sido documentada, as ligações estão recentemente a começar a ser entendidas a nível celular (Miller et al, 2009). O comprimento dos telómeros foi recentemente proposto como uma " psicobiomarcador " útil ligando o stresse psicológico crónico e doenças relacionadas com o envelhecimento (Epel et al, 2006).

O telómero é uma região de sequências repetitivas de ADN no final de um cromossoma, que protege a extremidade do cromossoma de deterioração. Redução do comprimento dos telómeros e da telomerase (a enzima celular principal responsável pela extensão e manutenção dos telómeros) estão associadas com a mortalidade prematura e predizem uma série de riscos à saúde e de doenças (Lin et al, 2009), que pode ser regulada em parte pelo stresse psicológico (Epel et al, 2004 ; Ornish et al, 2008; Epel et al, 2009) .

Muitas das intervenções psicossociais existentes para a redução do stresse e da depressão em cuidadores têm apenas demonstrado benefícios modestos (Lavretsky, 2005). Muitos cuidadores são contra o uso da medicação por causa do efeitos colaterais associados e preferem usar a medicina complementar e alternativa para a redução do stresse. Essas considerações motivaram os autores deste estudo a testar uma breve intervenção mente-corpo para redução do stresse.

Foi realizado um estudo piloto aleatório recorrendo à meditação Kirtan Kriya, comparando-se com o relaxamento passivo (ouvir música instrumenta) durante 12 minutos por dia e por 8 semanas.

Este estudo foi o primeiro a investigar a eficácia da prática diária de Kirtan Kriya para melhorar: (i) os sintomas depressivos, (ii) a saúde mental; (iii) a cognição, e (iv) a actividade da telomerase em cuidadores de familiares com demência, com sintomas depressivos leves num estudo controlado aleatório. verificou-se uma melhoria nas medidas de saúde mental e funcionamento cognitivo, distúrbios psicológicos e actividade da telomerase em cuidadores que realizaram diariamente o Kirtan Kriya, comparado com o grupo de relaxamento.

Este estudo piloto constatou que as práticas diárias de meditação breves por cuidadores de familiares com demência pode levar a um melhor funcionamento mental e cognitivo e menores níveis de sintomas depressivos. Esta melhoria foi acompanhada por um aumento na actividade da telomerase, sugerindo redução no envelhecimento celular induzido pelo stresse.


Por Vitor Bertocchini

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Meditação yóguica e efeitos sobre a saúde mental, cognição e actividade da telomerase
Meditação yóguica e efeitos sobre a saúde mental, cognição e actividade da telomerase
Este estudo foi o primeiro a investigar a eficácia da prática diária de Kirtan Kriya para melhorar: (i) os sintomas depressivos, (ii) a saúde mental; (iii) a cognição, e (iv) a actividade da telomerase em cuidadores de familiares com demência, com sintomas depressivos leves nm um estudo controlado aleatório. verificou-se uma melhoria nas medidas de saúde mental e funcionamento cognitivo, distúrbios psicológicos e actividade da telomerase em cuidadores que realizaram diariamente o Kirtan Kriya, comparado com o grupo de relaxamento. Meditação, Mindfulness, Yoga, Neurociência, Porto, Matosinhos, aulas, cursos, retiros, budismo.
http://4.bp.blogspot.com/-Eks_vwA5rfY/Ul81d_MIEsI/AAAAAAAABkM/j6KncBx3yvE/s1600/medita%C3%A7%C3%A3o-longevidade.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-Eks_vwA5rfY/Ul81d_MIEsI/AAAAAAAABkM/j6KncBx3yvE/s72-c/medita%C3%A7%C3%A3o-longevidade.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/10/meditacao-yoguica-e-efeitos-sobre-saude.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/10/meditacao-yoguica-e-efeitos-sobre-saude.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}