O Poder da Meditação Mindfulness: Técnicas Inspiradoras para Alcançar a Paz Interior



emocoes mindfulness
...A prática contínua de Mindfulness faz com que o intervalo entre o desencadeador da emoção (o gatilho) e o aparecimento da reposta emocional se torne cada vez mais longo.

Guia Prático para Aprender Meditação Mindfulness
de Vicente Simón*

Uma das opiniões usual dos interessados na prática da meditação, principalmente dos iniciantes, é que existem poucos livros relevantes em Português. Ora, aqui fica a sugestão de um excelente livro, da autoria de um dos protagonistas da meditação em Espanha: Vicente Simón.

Se alguma vez desejou parar o ruído da sua mente, concentrar-se com mais facilidade, experimentar uma maior sensação de calma e bem-estar ou simplesmente conseguir dormir à noite, então está na altura de começar a praticar o mindfulness, a técnica eficaz para desenvolver a Atenção Plena.

Esta técnica inspirada na meditação oriental irá ajudá-lo a encontrar o equilíbrio necessário para acalmar a sua mente e ver com claridade a realidade que o rodeia. Assim, conseguirá solucionar os problemas que antes era incapaz de resolver.

Com dicas e técnicas para ajudá-lo a desfrutar de uma abordagem mais consciente da vida, este guia fundamental irá ajudá-lo a:

• Viver no momento presente, libertando-se do passado e não ficando ansioso com o futuro
• Adotar formas mais positivas de pensar e de se comportar
• Tornar-se mais calmo e confiante
• Libertar-se de pensamentos inúteis e padrões de pensamento negativo
• Trazer mudanças positivas aos seus relacionamentos
• Atingir um novo patamar de autoconhecimento e compreensão
• Desenvolver atitudes construtivas e tornar-se mais feliz
• Incorporar a meditação mindfulness no seu dia a dia
• Utilizar o mindfulness para ultrapassar situações de stress, raiva, ansiedade e depressão




Livro

O Poder da Meditação Mindfulness: Técnicas Inspiradoras para Alcançar a Paz Interior

Excertos:
Capítulo 4 .  As Emoções

(...) o que acontece é que, ao longo da vida, com a repetição das mesmas reacções a determinados estímulos, algumas respostas (até as que inicialmente exigiram uma avaliação mais minuciosa) tornam-se cada vez mais automáticas e menos reflexivas. Com o tempo, estabelecem-se respostas condicionadas automáticas e reagimos sem pensar a estímulos que conhecemos bem. Ou seja, respondemos sem reflectir o que fazemos e, nestes casos, enganamo-nos facilmente e acabamos por ter atitudes que depois podemos lamentar. É frequente reagirmos assim em relações de casal, no trabalho, em discussões que nos são especialmente difíceis, etc. Nessas situações é fácil que, ao sentirmo-nos atacados ou feridos, respondamos de forma inadequada, por exemplo insultando ou ferindo a outra pessoa, pelo que, em vez de solucionarmos o conflito, pioramos ainda mais a relação com ela, tornando-a cada vez mais difícil ou irreparável.


A prática contínua de Mindfulness faz com que o intervalo entre o desencadeador da emoção (o gatilho) e o aparecimento da reposta emocional se torne cada vez mais longo. Ou seja, fomenta-se a avaliação reflexiva (e, portanto, mais lenta), dando-nos tempo para ponderar e pensar qual a resposta apropriada para a situação em que nos encontramos. Quanto mais praticarmos meditação, mais fácil nos será avaliar os estímulos de forma reflexiva, em vez de o fazermos de forma automática e condicionada.


Como enfrentar as emoções difíceis: Os sete degraus do equilíbrio emocional
Após esta breve revisão aos fundamentos biológicos das emoções ( que nos podem orientar bastante no momento de compreender o seu funcionamento), abordarei o controlo das emoções difíceis. São elas que, com frequência, nos fazem sofrer e, para além disso, podem acabar por desencadear comportamentos inadequados, fonte, por sua vez, de mais problemas relacionais e de mais sofrimento. 

Adquirir livro: Fnac



*Vicente Simón:
Em Setembro em Portugal - Intensivo de Mindfulness e Auto-Compaixão

+ informações


Em Detalhe:

Vicente Simón é professor de Psicobiologia, investigador e docente experiente.
Estudou medicina na Universidade de Valência e terminou o doutoramento nessa universidade em 1973. O seu interesse em expandir o conhecimento levou-o a trabalhar como um Investigador Auxiliar (Wissenschaftlicher Assistent) no Departamento de Fisiologia da Universidade de Ruhr (Alemanha). Foi lá que se começou a ‘desviar-se’ da medicina tradicional para o estudo do comportamento.
De volta a Valência especializou-se em Psiquiatria e começou a dar aulas de Psicologia Fisiológica na Escola de Psicologia da Universidade de Valência.
Ganhou o título de Catedrático de Psicobiologia em 1983. Por muitos anos, realizou investigação básica em farmacologia comportamental, tendo publicando diversos artigos científicos em revistas internacionais.

Desde há 20 anos têm-se dedicado ao estudo da consciência e à prática meditação. Em 2007 publicou o revisão "Mindfulness e Neurobiologia", um trabalho pioneiro que coleta os avanços mais significativos neste campo interdisciplinar.

É membro fundador e presidente honorário da Associação Espanhola de Mindfulness, AEMIND (anteriormente amys): a primeira associação de Mindfulness criada em Espanha. Atualmente é professor de cursos de meditação e mindfulness, conferencista de renome e orienta grupos de meditação, especialmente profissionais de saúde mental.

É autor dos livros:
► "Aprender a Praticar a Atenção Plena";
► "Viver Conscientemente" e;
► "Introdução à Mindfulness";
► co-editor de "Mindfulness na Prática Clínica"; e em Português:
► "O Poder da Meditação - Mindfulness"
► A lista completa das publicações podem ser encontradas em:
www.vicentesimon.com e as atividades em: www.mindfulnessvicentesimon.com

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Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: O Poder da Meditação Mindfulness: Técnicas Inspiradoras para Alcançar a Paz Interior
O Poder da Meditação Mindfulness: Técnicas Inspiradoras para Alcançar a Paz Interior
A prática contínua de Mindfulness faz com que o intervalo entre o desencadeador da emoção (o gatilho) e o aparecimento da reposta emocional se torne cada vez mais longo. Ou seja, fomenta-se a avaliação reflexiva (e, portanto, mais lenta), dando-nos tempo para ponderar e pensar qual a resposta apropriada para a situação em que nos encontramos. Quanto mais praticarmos meditação, mais fácil nos será avaliar os estímulos de forma reflexiva, em vez de o fazermos de forma automática e condicionada.
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