Mentes distraídas pertencem a pessoas infelizes


Os psicólogos da Universidade de Harvard, Matthew Killingsworth e Daniel Gilbert utilizaram uma aplicação iPhone específica para "seguir a felicidade". Os resultados indicam que os participantes passaram pelo menos metade do seu tempo diário pensando em muito mais do que as suas actividades do momento, e essa distracção não os faz felizes.

Os seres humanos têm uma capacidade evolutiva única, um "pensamento estímulo-independente", que permite às pessoas aprender, raciocinar e planear. Simultaneamente, esta competência extraordinária possibilita, às nossas mentes distraídas, gastar muito tempo a pensar sobre o que não está acontecer ao nosso redor, mas contemplando eventos que aconteceram no passado e que poderão acontecer no futuro, ou que nunca vão acontecer. E isto acontece com um custo emocional.

Usando uma aplicação iPhone que mede a quantidade de vezes que uma pessoa se encontra distraída durante o dia, numa amostra de 5.000 pessoas, foram recolhidos 250.000 dados sobre pensamentos dos participantes, bem como os seus sentimentos e acções no seu quotidiano. Os voluntários que participaram neste estudo tinham idades compreendidas  entre os 18 e 88 anos, com 74% Americanos. Quando se perguntou sobre o que estavam a fazer, eles poderiam escolher entre uma lista de 22 actividades gerais, como andar, comer, assistir TV ou fazer compras. Os resultados indicam que os sujeitos gastaram 46,9 % do seu tempo, enquanto acordados, pensando em algo diferente daquilo que estavam a fazer, e esta divagação mental, tipicamente, é um bom preditor da infelicidade. 

Esse estudo mostra que as nossas vidas mentais são preenchidas, a um nível impressionante, pelo não-presente”, diz Killingsworth, um dos psicólogos autores do estudo.




Muitas tradições filosóficas e religiosas ensinam que a felicidade pode ser encontrada ao viver o momento, onde os praticantes treinam a mente para resistir às distracções e às divagações, estando “aqui e agora."
A ênfase no momento presente é talvez a característica mais distintiva do Zen. Na relação ocidental com o tempo escolhemos compulsivamente o passado para aprender lições, para posteriormente projectarmos num futuro hipotético, o momento presente foi comprimido a uma pequena porção no relógio entre um passado vasto e um futuro infinito. Zen, mais do que qualquer outra coisa, é sobre a recuperação e expansão do momento presente.


por Vítor Bertocchini


Participar no seguir a felicidade
Artigo científico em pdf 

COMENTÁRIOS




MBSR Distance Learning


A Mindfulness Program to reduce Stress in 8 Weeks Led by A. Karunavira

10 Oct - 12 Dez


Próximos Encontros



EVENTOS$type=three$author=hide$comment=hide$rm=hide$count=6$sn=show$date=hide$cat=hide


MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,1,app,1,auto-compaixão,6,budismo,19,Chi-kung,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,compaixão,1,compassion,3,comunicao,1,crise,1,curso,2,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,1,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,2,evento,6,evento-budismo,4,evento-meditacao,38,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,6,felicidade,8,filosofia,1,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,lama padma samten,2,livro,17,Matthieu Ricard,1,mbct,4,mbrs,1,mbsr,15,meditacao,71,Meditação,14,memoria,1,mente,1,mindful-eating,2,mindfulness,89,musica,5,online,2,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,4,pratica,88,proximo-evento,2,quotes,1,respiracao,1,retiro,13,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,44,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,stress,2,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,5,Yoga,15,Zen,1,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Mentes distraídas pertencem a pessoas infelizes
Mentes distraídas pertencem a pessoas infelizes
Mentes Distraídas, Pessoas Infelizes. Usando uma aplicação iPhone que mede a quantidade de vezes que uma pessoa se encontra distraída durante o dia, numa amostra de 5.000 pessoas, foram recolhidos 250.000 dados sobre pensamentos dos participantes, bem como os seus sentimentos e acções no seu quotidiano. Os resultados indicam que os sujeitos gastaram 46,9 % do seu tempo, enquanto acordados, pensando em algo diferente daquilo que estavam a fazer, e esta divagação mental, tipicamente, é um bom preditor da infelicidade. “Esse estudo mostra que as nossas vidas mentais são preenchidas, a um nível impressionante, pelo não-presente”, diz Killingsworth, um dos psicólogos autores do estudo.
http://1.bp.blogspot.com/-mTz-0aYFIQo/UTi8XQZa_sI/AAAAAAAAA8g/Ck4Tt8RlxVE/s1600/0-zen.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-mTz-0aYFIQo/UTi8XQZa_sI/AAAAAAAAA8g/Ck4Tt8RlxVE/s72-c/0-zen.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/03/Mentes-distraidas-pertencem-a-pessoas-infelizes.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/03/Mentes-distraidas-pertencem-a-pessoas-infelizes.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy