Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

MBSR - Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness





O MBSR é uma intervenção em grupo para qualquer pessoa que deseje entrar em contacto com a abordagem Mindfulness. É também dirigida para populações com uma ampla gama de transtornos relacionados com o stress, dor crónica e outros problemas e é oferecido em hospitais e clínicas, em todo o mundo, bem como em escolas, empresas escolas, universidades e prisões e uma série de outros contextos (Kabat-Zinn, 2003).


MBSR - o que é?


MBSR - O QUE É?

O curso de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR; Mindfulness-Based Stress Reduction) é um programa psicoeducativo de aprendizagem experiencial com base no princípio fundamental de Mindfulness (atenção plena).

Origens
O MBSR foi desenvolvido por Jon Kabat-Zinn e colaboradores no Center for Mindfulness (CFM) da Escola Médica da Universidade de Massachusetts. Este programa pode ser considerado como a primeira abordagem sistematizada a ser introduzida no ocidente.

Há quanto tempo o MBSR existe? 
Jon Kabat-Zinn, investigador de mérito, fundou o Programa de Redução de stresse baseado em Mindfulness (MBSR) em 1979. Desde a sua criação mais de 20.000 pessoas realizaram, nos EUA, este programa e aprenderam a usar seus recursos e competências inatas para responder de forma mais eficaz ao stresse, à dor e à doença. O foco central do programa MBSR é um treino intensivo em meditação mindfulness e a sua posterior integração nos desafios / aventuras da vida quotidiana.

Em que consiste?
O MBSR é uma intervenção em grupo para qualquer pessoa que deseje entrar em contacto com a abordagem Mindfulness. É também dirigida para populações com uma ampla gama de transtornos relacionados com o stress, dor crónica e outros problemas e é oferecido em hospitais e clínicas, em todo o mundo, bem como em escolas, empresas escolas, universidades e prisões e uma série de outros contextos (Kabat-Zinn, 2003).


Este programa retirou do contexto espiritual as antigas práticas de Mindfulness, adaptando-as de forma a torná-las mais acessíveis e relevantes às pessoas que padecem de uma qualquer doença, física ou psicológica, de um leque variado e para aquelas que procuram um maior equilíbrio cognitvo-emocional.


O MBSR é um tipo de terapia de grupo?
Não ... O MBSR nunca foi concebido como terapia de grupo. É uma forma de medicina participativa, onde os participantes, experiencialmente, aprendem sobre o seu stresse, reactividade ao stresse e como podem ser capazes de responder aos desafios da sua vida. o MBSR pode também ser perspectivado como uma intervenção psicoeducativa, onde se oferece uma atmosfera que lhe permite explorar a sua própria vida, sendo convidado(a) a investigar o que encontra.

Embora as pessoas tragam problemas pessoais para curso, o MBSR não é terapia de grupo. É uma experiência de aprendizagem em grupo, no qual nos focamos em trazer mindfulness para os problemas. A expectativa é que vai desenvolver recursos suficientes e ser capaz de integrá-los na sua rotina normal do dia-a-dia.

Como é realizado?

8 semanas
O programa pode ser realizado em vários formatos, sendo o mais tradicional o curso de 8 semanas. Neste formato, o grupo reúne-se semanalmente para sessões de 2h-2h30m, havendo também uma sessão intensiva de um dia (6-8 h), geralmente realizada em torno da sexta semana.

Intensivo
Outro formato em que o MBSR tem sido largamente praticado é o do intensivo. Aqui, os participantes, durante 5 dias, apreendem cognitiva e, sobretudo, experiencialmente os mesmos conteúdos do programa de 8 semanas, mas imbuídos numa ambiência de retiro, onde a imersão tende a ser mais profunda.

Quem são os instrutores? 
Todos os nossos instrutores são praticantes de meditação mindfulness de longa data. Cada um deles participou e orientou retiros de meditação mindfulness e passou pelo treino MBSR para profissionais dadas pelas Universidades Califórnia em San Diego, Bangor e/ou pela Universidade de Massachusetts.



Curta Apresentação do Programa MBSR




Porquê realizar um MBSR?



O MBSR será benéfico para o meu problema de saúde? 


Tem sido cientificamente demonstrado que o MBSR é eficaz para uma ampla variedade de condições médicas e psicológicas. A seguir está uma lista parcial de condições médicas e psicológicas, com citações de alguns dos benefícios da prática de Mindfulness:

► Ansiedade (Hoge, Bui, Marques, Metcalf, Morris, Robinaugh, et. al., 2013);
► Asma (Pbert, Madison, Druker, Olendzki, Magner, Reed, et. al., 2012);
► Cancro (Carlson, Doll, Stephen, Faris, Tamagawa, Drysdale, & Speca, 2013);
► Dor Crónica (Reiner, Tibi, & Lipsitz, 2013);
► Diabetes (Hartmann, Kopf, Kircher, Faude-Lang, Djuric, Augstein, et. al., 2012);
► Fibromialgia (Schmidt, Grossman, Schwarzer, Jena, Naumann, & Walach, 2011);
► Desordens Gastrointestinais (Zernicke, Campbell, Blustein, Fung, Johnson, Bacon, & Carlson, 2013);
► Doença Coronária (Sullivan, Wood, Terry, Brantley, Charles, McGee, Johnson, et. al., 2009);
► HIV (Duncan, Moskowitz, Neilands, Dilworth, Hecht, & Johnson, 2012);
► "Ondas de Calor" (Hot Flashes) (Carmody, Crawford, Salmoirago-Blotcher, Leung, Churchill, & Olendzki, 2011);
► Hipertensão (Hughes, Fresco, Myerscough, van Dulmen, Carlson, & Josephson, 2013);
► Depressão Major (Chiesa & Serretti, 2011);
► Desordens de Humor (Hofmann, Sawyer, Witt, & Oh, 2010);
► Perturbações do Sono (Andersen, Wurtzen, Steding-Jessen, Christensen, Andersen, Flyger, et. al., 2013);
► Perturbações de Stress (Kearney, McDermott, Malte, Martinez, & Simpson, 2012);
►  ...

Qual o impacto que a prática de Mindfulness pode ter no meu cérebro e no processamento cognitivo? 
Mindfulness é uma área activa de investigação, com muitos estudos focando as mudanças estruturais e funcionais no cérebro em função da realização de um programa MBSR. Por favor, explore o Um curto vídeo (legendado) sobre os benefícios da meditação no cérebro.

Qual o impacto que a prática de Mindfulness pode ter no meu cérebro e no processamento cognitivo?

Curto vídeo sobre os benefícios da meditação mindfulness




Quanta prática é necessária?


QUANTA PRÁTICA É NECESSÁRIA?

A prática da Atenção Plena é uma componente importante de cada sessão, bem como o tempo entre as sessões, quer de forma formal, quer informalmente nas actividades quotidianas.
Durante a semana os participantes usam CDs ou MP3 de Mindfulness para apoiar a prática diária. Os CDs/MP3s das meditações mindfulness e sequências de yoga têm cerca de 40-45 minutos de duração, embora haja meditações mais curtas.

No formato intensivo mergulha-se mais profundamente e mais facilmente na prática. Depois do intensivo terminar é recomendado que os participantes sigam pelo menos um programa de 8 semanas em casa, tendo uma estrutura para se guiarem.

Quanta prática de Mindfulness é necessária após o curso? 
Mindfulness é uma abordagem à vida, um estilo de vida e os participantes são encorajados a encontrar a sua própria prática. No final do curso cada participante terá uma melhor compreensão do que precisa para uma prática de Mindfulness.

Tenho de me envolver em práticas de mindfulness para beneficiar do programa?
Sim ... Mindfulness é uma prática altamente experiencial e, portanto, envolvendo as práticas de atenção plena formais é talvez o componente mais importante do curso. Nós encorajamos todos os participantes a usar as 8 semanas como um campo de testes para a prática da atenção plena. Desta forma, será capaz de ver os benefícios que podem surgir do curso que realizou. Depois das sessões os participantes são encorajados a continuar com a sua prática de Mindfulness, à medida que se encaixa e suporta as suas vidas.


DÚVIDAS FREQUENTES



DÚVIDAS FREQUENTES




PRÓXIMO ENCONTRO


O espaço da meditação é como o céu aberto: vasto, vasto o suficiente para acomodar qualquer coisa que surja. Na meditação os nossos pensamentos e emoções podem transformarem-se em nuvens que impedem de ver e, em seguida, dissolvem-se. O bom, o confortável, o agradável e o difícil e o doloroso: tudo isso vem e vai. Assim, a essência da meditação é trabalhar em algo que é bastante radical e certamente não é o nosso padrão usual, ou seja, estar com nós mesmos, não importa, aconteça o que acontecer, sem colocar rótulos bons ou maus, certo ou errado, puro ou impuro [...].
Pema Chödrön



Pré-Inscrição



PRÉ-INSCRIÇÃO


► Escolher o evento que pretende realizar.
Notas

Se tiver dificuldades no formulário de inscrição, p.f., abra esta página num browser diferente, como o Firefox ou o Chrome.

A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar / Mindfulness Institute (SPM-BE - MI) não tem, nem assumirá qualquer responsabilidade por prejuízos, danos, despesas ou inconvenientes que possam advir, por qualquer motivo, da sua participação neste evento.

CONFIDENCIALIDADE NO TRATAMENTO DOS DADOS
A SPM-BE (MI) garante a confidencialidade dos dados de caráter pessoal facultados e o seu tratamento de acordo com a legislação vigente.




Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR,mbsr, Mindfulness-Based Stress Reduction, Redução de Stress baseado em Mindfulness, MBSR, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga, España, UK, Ireland, Deutschland, English, MBSR Teacher Training
MBSR - Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness Reviewed by Mindfulness Institute on 17:32 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.