Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Treino para a Felicidade



POR EDITOR SPM-BE |





Treino para a Felicidade


A prática da meditação pode ser perspectivada como um "treino para a felicidade". Independentemente da nossa idade, não há nunca um momento em que não desejemos ser felizes e livres de sofrimento. A felicidade e o sofrimento são opostos, como a luz e a escuridão. Quanto mais felizes nos tornamos, menos sofremos. A felicidade é parte de quem realmente somos, bem como uma competência que podemos cultivar.

De acordo com os ensinamentos de Buda, a felicidade é um estado de espírito e, portanto, as suas causas reais encontram-
se dentro da mente, não nos objectos externos. A felicidade não depende da pura sorte, nem é um favor divino concedido, por capricho, a alguns escolhidos. Não podemos comprar a felicidade, nem mesmo encontrá-la em qualquer lugar que exista fora da mente. No entanto, cada um de nós possui o potencial para ser feliz, e cada um de nós pode tornar-se feliz e ficar feliz. Como? Ao treinar a nossa mente para que ela seja sempre pacífica e positiva.

A meditação é o meio para encontrar e manter a felicidade na nossa mente, e se estamos felizes na nossa mente, estamos felizes em todos os lugares. A palavra tibetana para meditação é "gom", que literalmente significa "familiarizar."Com o que estamos a familiarizar? Com os estados que são benéficos: concentração, compreensão, compaixão correcta, paciência, humildade, perseverança, etc, ou seja, com os estados mentais positivos que nos fazem felizes. De acordo com essa explicação, a meditação não é algo que simplesmente se faça numa almofada, mas durante todo o curso das nossas vidas.

Como um médico, Buda identificou os estados da mente saudáveis, produtivos que nos fazem tranquilos, contentes, felizes, ou bem-aventurados e os estados insalubres, contraproducentes da mente (ou “delírios”) que nos fazem ansiosos, descontentes, infelizes e deprimidos. Exemplos de mentes positivas são o amor, a compaixão, paciência, bondade e sabedoria. Exemplos de ilusões são "os três venenos mentais" de raiva, apego e ignorância.


Sempre que a nossa mente está livre de “delírios” é naturalmente pacífica e clara. Estamos muitas vezes tão virados para nós mesmos e para os nossos problemas que não conseguimos ver que o padrão natural da nossa experiência é, de facto, ser feliz. Ao aprender a meditar, prestamos atenção às sementes da felicidade dentro de nós. Numa cacofonia urbana somos capazes de ouvir os acordes de uma música que gostamos, e por prestar atenção a essa música, ela torna-se mais alta e mais clara para nossos ouvidos. Da mesma forma, prestando atenção aos pequenos momentos de felicidade que já estão dentro de nós e à nossa volta, de forma gradual e sem forçar a nossa experiência de felicidade ela torna-se mais forte e mais intensa.


por Vítor Bertocchini
Treino para a Felicidade Reviewed by Prana | TM on 16:30 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.