Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Mindfulness - Não Julgando



POR EDITOR SPM-BE |





Mindfulness - Não Julgando

Mindfulness (atenção plena ou consciência plena) é cultivada ao assumirmos uma posição de testemunha imparcial da nossa própria experiência. Para isso exige-se que tornemos conscientes do fluxo constante de julgamentos e reações às experiências internas e externas, nas quais todos nós somos normalmente aprisionados e aprender a sair deste ciclo. Quando começamos a praticar o dirigir a atenção para a atividade da nossa própria mente, é comum descobrirmos e surpreendermo-nos com o facto de que estamos constantemente a gerar julgamentos sobre a nossa experiência.

Quase tudo o que vemos é rotulado e categorizado pela mente. Reagimos a tudo o que experimentamos e que pensamos que é bom ou mau para nós. Algumas coisas, pessoas e eventos são julgados como "bons" porque nos fazem sentir bem, por algum motivo. Outros são igualmente rapidamente condenados como "maus", porque eles fazem-nos sentir mal. O restante é classificado como "neutro", porque não consideramos que tem muita relevância. Coisas neutras, pessoas e eventos são quase completamente atirados para fora da nossa consciência. Geralmente, prestar atenção a esta categoria neutra é considerada como o ato mais aborrecido.
"Este hábito de categorizar e julgar as nossas experiências aprisiona-nos nas reacções mecânicas, que não são sequer conscientes e que muitas vezes não têm nenhuma base objetiva. Esses julgamentos tendem a dominar as nossas mentes, o que torna difícil encontrarmos paz dentro de nós mesmos. É como se a mente fosse um yo-yo, indo para cima e para baixo na corda dos nossos próprios julgamentos durante todo o dia. Se duvida desta descrição da sua mente, basta observar o quanto está preocupado com o gostar e o não gostar, por exemplo, durante um período de dez minutos."
Se quisermos encontrar uma forma mais eficaz de lidar com o stresse nas nossas vidas, a primeira coisa que precisamos fazer é estar ciente desses juízos automáticos, para que possamos ver através dos nossos próprios preconceitos e medos, permitindo a libertação da sua tirania.
Ao praticar a atenção plena, é importante reconhecermos essa qualidade de julgamento da mente quando ela emerge e assumirmos intencionalmente a posição de uma testemunha imparcial, lembrando-nos apenas de observá-la. Quando encontramos a mente a julgar, não temos que parar de fazer isso. Tudo o que é necessário é ter consciência de que isso está a acontecer. Não há necessidade de julgar o julgamento e tornar as coisas ainda mais complicadas para nós mesmo.

Como exemplo, imaginar que estamos a praticar a observação à nossa respiração. Num determinado momento, a nossa mente começa um diálogo interno: "Isto é aborrecido", ou "Isto não está a funcionar", ou "Eu não consigo praticar isto". Estes são julgamentos. Quando eles vierem à nossa mente, é muito importante reconhecê-los como pensamentos críticos e lembrar que a prática envolve suspender o julgamento e apenas observar o que vem à tona, incluindo os nossos próprios pensamentos avaliadores, sem persegui-los ou agir sobre eles de qualquer maneira. De seguida, continuar com a observação à nossa respiração.



Jon Kabat-Zinn - Full Catastrophe Living
Mindfulness - Não Julgando Reviewed by Prana | TM on 15:45 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.