Novo Website / New Website



Sol e funcionamento cognitvo

Desde o início da existência humana muitas civilizações criaram crenças religiosas que envolviam a importância do Sol. À medida que novas civilizações se desenvolveram muitas crenças espirituais foram baseados nas do passado, permitindo uma evolução do significado do sol ao longo do desenvolvimento cultural da humanidade.

Civilização    Deus Sol

Aborígene:     Yhi
Africana:         Liza
Chinesa:         Ten Suns
Egípcia:           Ra or Re
Greca:             Apollo
Japonesa:        Ama-terasu
Polinésia:         Maui
Romana:          Apollo
Suméria:          Utu
Se examinarmos a história, vemos que as crenças religiosas da primeira civilização, os sumérios, não estava totalmente focada na adoração do sol, mas eles tinha um deus-sol. Apesar do deus Sol da Suméria não ter sido a mais poderosa divindade na sua cultura, iniciou o desenvolvimento da futura adoração ao sol. Ao longo dos séculos a influência do deus Sol Sumério cresceu, enquanto a influência de outros deuses diminuiu.

No momento em que a civilização egípcia estava no seu auge, o deus Sol tinha alcançado uma posição suprema. No entanto, a adoração do sol alcançou o seu apogeu e de forma mais envolvente com as civilizações Asteca, Maia e Inca da América do Sul. A cultura Inca foi totalmente baseada no culto do sol.


À luz da ciência, um estudo provou que a falta de luz solar está associada a uma redução da função cognitiva entre pessoas deprimidas. Os investigadores utilizaram dados meteorológicos dos satélites da NASA para medir a exposição à luz solar nos Estados Unidos e relacionaram essa informação com a prevalência da redução da função cognitiva em pessoas deprimidas.

Shia Kent, da Universidade do Alabama, em Birmingham, liderou uma equipa de investigadores norte-americanos que usaram dados transversais de 14 474 pessoas no estudo longitudinal que investigou a associação entre depressão, a função cognitiva e a luz solar. Ele disse: "Descobrimos que entre os participantes com depressão, a baixa exposição à luz solar foi associada com uma probabilidade significativamente maior de constrangimento cognitivo. Esta nova descoberta de que o clima pode não apenas afetar o humor, mas também a cognição, tem implicações importantes para o tratamento da depressão, e particularmente para o transtorno afectivo sazonal.

Kent e seus colegas especulam que os mecanismos fisiológicos que dão origem à depressão sazonal também podem estar envolvidos no efeito da luz solar sobre a função cognitiva no contexto dos sintomas depressivos. A função cognitiva foi avaliada por medição da memorização de curto prazo e orientação temporal. A luz enquanto reguladora da serotonina e da melatonina, também afecta o fluxo de sangue cerebral, o que por sua vez está associado às funções cognitivas. Os investigadores escrevem: "descobrindo o impacto do ambiente no funcionamento cognitivo no contexto de desordens sazonais pode conduzir não só a uma melhor compreensão das doenças, mas também ao desenvolvimento de intervenções específicas para melhorar o funcionamento diário e a qualidade de vida".



Por Vitor Bertocchini

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Sol e funcionamento cognitvo
Sol e funcionamento cognitvo
À luz da ciência, um estudo provou que a falta de luz solar está associada a uma redução da função cognitiva entre pessoas deprimidas. Os investigadores utilizaram dados meteorológicos dos satélites da NASA para medir a exposição à luz solar nos Estados Unidos e relacionaram essa informação com a prevalência da redução da função cognitiva em pessoas deprimidas. Meditação, Mindfulness, Budismo, Matosinhos, Porto, Yoga
http://2.bp.blogspot.com/-jKjg7duVk8w/UlCpKyhvHWI/AAAAAAAABgk/5PukhBoWTFE/s400/sun_in_sky_790.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-jKjg7duVk8w/UlCpKyhvHWI/AAAAAAAABgk/5PukhBoWTFE/s72-c/sun_in_sky_790.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/10/sol-e-funcionamento-cognitvo.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/10/sol-e-funcionamento-cognitvo.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}