Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Sol e funcionamento cognitvo



POR EDITOR SPM-BE |





Sol e funcionamento cognitvo

Desde o início da existência humana muitas civilizações criaram crenças religiosas que envolviam a importância do Sol. À medida que novas civilizações se desenvolveram muitas crenças espirituais foram baseados nas do passado, permitindo uma evolução do significado do sol ao longo do desenvolvimento cultural da humanidade.

Civilização    Deus Sol

Aborígene:     Yhi
Africana:         Liza
Chinesa:         Ten Suns
Egípcia:           Ra or Re
Greca:             Apollo
Japonesa:        Ama-terasu
Polinésia:         Maui
Romana:          Apollo
Suméria:          Utu
Se examinarmos a história, vemos que as crenças religiosas da primeira civilização, os sumérios, não estava totalmente focada na adoração do sol, mas eles tinha um deus-sol. Apesar do deus Sol da Suméria não ter sido a mais poderosa divindade na sua cultura, iniciou o desenvolvimento da futura adoração ao sol. Ao longo dos séculos a influência do deus Sol Sumério cresceu, enquanto a influência de outros deuses diminuiu.

No momento em que a civilização egípcia estava no seu auge, o deus Sol tinha alcançado uma posição suprema. No entanto, a adoração do sol alcançou o seu apogeu e de forma mais envolvente com as civilizações Asteca, Maia e Inca da América do Sul. A cultura Inca foi totalmente baseada no culto do sol.


À luz da ciência, um estudo provou que a falta de luz solar está associada a uma redução da função cognitiva entre pessoas deprimidas. Os investigadores utilizaram dados meteorológicos dos satélites da NASA para medir a exposição à luz solar nos Estados Unidos e relacionaram essa informação com a prevalência da redução da função cognitiva em pessoas deprimidas.

Shia Kent, da Universidade do Alabama, em Birmingham, liderou uma equipa de investigadores norte-americanos que usaram dados transversais de 14 474 pessoas no estudo longitudinal que investigou a associação entre depressão, a função cognitiva e a luz solar. Ele disse: "Descobrimos que entre os participantes com depressão, a baixa exposição à luz solar foi associada com uma probabilidade significativamente maior de constrangimento cognitivo. Esta nova descoberta de que o clima pode não apenas afetar o humor, mas também a cognição, tem implicações importantes para o tratamento da depressão, e particularmente para o transtorno afectivo sazonal.

Kent e seus colegas especulam que os mecanismos fisiológicos que dão origem à depressão sazonal também podem estar envolvidos no efeito da luz solar sobre a função cognitiva no contexto dos sintomas depressivos. A função cognitiva foi avaliada por medição da memorização de curto prazo e orientação temporal. A luz enquanto reguladora da serotonina e da melatonina, também afecta o fluxo de sangue cerebral, o que por sua vez está associado às funções cognitivas. Os investigadores escrevem: "descobrindo o impacto do ambiente no funcionamento cognitivo no contexto de desordens sazonais pode conduzir não só a uma melhor compreensão das doenças, mas também ao desenvolvimento de intervenções específicas para melhorar o funcionamento diário e a qualidade de vida".



Por Vitor Bertocchini
Sol e funcionamento cognitvo Reviewed by Prana | TM on 01:08 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.