Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

A meditação é sobre como tornar a mente vazia?



POR EDITOR SPM-BE |





A meditação é sobre como tornar a mente vazia?

Um dos equívocos mais comuns sobre a meditação é de que se trata de uma prática para a mente ficar em “branco”. Certamente, queremos na meditação reduzir a quantidade de pensamentos que passam e que preenchem a nossa mente. A maioria de nós é atormentada com pensamentos que surgem aparentemente sem motivo. É raro ter mais do que alguns momentos sem algum pensamento surgir. E embora isto seja "normal" (ou seja, muito comum) não é saudável. Muitos dos pensamentos que surgem na mente cursam emoções de ansiedade, má vontade, o desejo neurótico e auto-dúvida. É por isso que nós queremos reduzir a quantidade de pensamento que produzimos - para ter um descanso desse ataque quase incessante de pensamentos. Podemos até ter momentos na meditação em que há ausência de pensamentos.


Uma das ideias mal compreendidas é considerar que não pensar é o mesmo que ter uma mente em "branco", pois iguala-se a mente com o pensamento e, especificamente, com o pensamento verbal ou auto-diálogo interno. Há muito mais na mente do que o auto-diálogo interno! Há a percepção de sensações físicas, há a percepção de sentimentos e emoções e de imagens geradas internamente.




Quando a meditação nos leva ao ponto onde o auto-diálogo cessa, a mente não fica vazia. Em vez disso, está cheia - cheia de uma consciência dessas sensações, sentimentos, emoções e imagens. A nossa auto-conversa interior, tem a capacidade de gerar ou reforçar emoções inúteis, bem como tem o efeito de nos manter num nível relativamente superficial da nossa experiência. Ficamos tão envolvidos no que estamos dizer a nós mesmos, dentro das nossas cabeças, que muitas vezes não nos apercebemos do que está a acontecer no coração, no corpo e no mundo exterior. Quando começamos a prestar mais atenção à respiração e, portanto, ao corpo, vemos que o nosso pensamento, naturalmente, começa a acalmar-se. E isso cria uma oportunidade ainda maior de perceber o corpo, sentimentos e emoções, etc.


O que acontece quando a mente começa a acalmar-se?

Fenómenos interessantes começam a acontecer. Porque nós não estamos a reforçar emoções inúteis, sentimo-nos mais felizes. E nós ficamos livres para perceber a felicidade, mais porque estamos menos obcecados com o nosso pensamento. Então, nós percebemos o quão realmente felizes estamos.

Coisas interessantes começam a acontecer, também, no corpo. Porque nós não estamos a reforçar emoções inúteis, o corpo começa a relaxar. Como ele relaxa, sentimo-nos de forma mais agradável por ter um corpo e a energia começa a ser libertada. E essa energia é muito agradável, e porque estamos menos obcecados com o pensamento somos livres para realmente perceber essas sensações também.

Então, tudo isto vai acontecendo na mente, e a mente é, portanto, qualquer coisa, que não fica em "branco". Pelo contrário, a experiência vulgar, quotidiana parece "em branco " em comparação com a plenitude da experiência que podemos desenvolver com a prática da meditação.

Enquanto praticamos meditação, permitimos que os pensamento surjam e então ficados cientes delas, cercados pela consciência, e notamos as respostas que suscitam. Então, não, não é contraditório dizer que a meditação não é sobre como tornar a sua mente "vazia", mas que pode ajudar-nos a reduzir ou mesmo eliminar a auto-conversa interior por determinados períodos de tempo. A meditação é sobre o desenvolvimento da atenção plena, da consciência, da bondade connosco próprios e com os outros.
A meditação é sobre como tornar a mente vazia? Reviewed by Prana | TM on 19:13 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.