Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Cortex Insular na ligação entre Cérebro e Coração



POR EDITOR SPM-BE |





Cortex Insular na ligação entre Cérebro e Coração



N
o dia-a-dia o Homem está sujeito a situações stressantes que põem em causa a sua sobrevivência, afectando-o física e emocionalmente, podendo contribuir para o aparecimento de algumas patologias. Na resposta a estas situações, o cérebro desempenha uma função preponderante. É ele que determina quais as situações que são consideradas ameaçadoras e que desencadeia a resposta fisiológica perante essas ameaças. A resposta a situações de stresse está muito dependente do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal.


Este eixo é responsável pela activação da síntese de diversas hormonas, como os glucocorticóides. Os glucocorticóides, juntamente com Sistema Nervoso Autónomo, desencadeiam a resposta fight or flight que permite ao indivíduo reagir a situações ameaçadoras. Esta resposta é rapidamente activada quando é necessária e é inibida logo depois. Quando isto se verifica, há uma boa adaptação ao stresse e a homeostasia é reposta. Em algumas situações, como na exposição ao stresse crónico, esta resposta não é a conveniente, promovendo uma má adaptação. Esta resposta não adaptada, deve-se a um aumento crónico dos glucocorticóides na corrente sanguínea.

Esta situação é prejudicial ao organismo podendo causar mudanças profundas no comportamento. O cérebro é um dos alvos desta resposta inadequada ao stresse. Tanto o hipotálamo como o córtex pré-frontal sofrem profundas alterações estruturais, como atrofia neuronal, e limitações funcionais que se traduzem em défices comportamentais.

Outro órgão que parece sofrer com os efeitos nocivos do stresse é o coração. Muitos factos sugerem que o stresse aumenta o risco de doenças cardiovasculares e até de morte súbita. No entanto, ainda não se sabe ao certo qual o efeito específico do stress no coração. Existe a possibilidade de os danos a nível de estruturas do cérebro, provocados pelo stresse, poderem estar na base dos problemas cardiovasculares a ele associados. A interacção entre o cérebro e o coração regula a nossa actividade cardíaca e o tónus vascular.

Não é pois de estranhar que doenças neurológicas, como a depressão ou a epilepsia aumentem o risco de doenças cardiovasculares. Existem evidências de que certas estruturas corticais podem influenciar a regulação cardiovascular. O córtex insular é uma estrutura muito importante a nível do sistema autónomo e límbico. É responsável por processar estímulos emocionais e respostas fisiológicas. A sua função está intimamente ligada com a regulação neuroendócrina, cardiovascular e gastrointestinal. Para além disso também está associado com outras funções como a tomada de decisões ou a linguagem. Tanto em humanos como em roedores, a ínsula desempenha funções importante ao nível da regulação cardiovascular. Aparentemente esta estrutura cortical pode desencadear tanto respostas simpáticas, caracterizadas pelo aumento do ritmo cardíaco e da pressão sanguínea, como por respostas parasimpáticas que se caracterizam pelas respostas cardiovasculares opostas. Na prática clinica, danos na ínsula são muitas vezes associados com a morte dos pacientes. Esta possível causa-efeito reforça ainda mais a importância do córtex insular na regulação cardiovascular. Aparentemente, a insula do hemisfério direito e a do esquerdo desempenham funções diferentes na regulação cardiovascular.

O córtex insular direito parece estar associado com a resposta simpática e o esquerdo com a resposta parasimpática. 

A ínsula direita parece ter um papel dominante na regulação cardiovascular. Existem também outras estruturas corticais importantes na regulação autónoma, que parecem intervir na modelação cardiovascular, como o córtex infralímbico, no entanto a sua função ainda não está bem esclarecida.



Cortex Insular na ligação entre Cérebro e Coração Reviewed by Prana | TM on 17:56 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.