Está programado que o líder tibetano, de 77 anos, inicie os seus compromissos públicos em Madison, a 7 de Maio, com a 'Anwar Sadat - Conferência de Paz sobre a Paz através da compaixão: Conectando um Mundo Multi-fé', organizada pela Universidade de Maryland. Na parte da tarde, o Dalai Lama irá participar no 'Um encontro de dois oceanos: Diálogo sobre o Sufismo e o Budismo’, organizado pelo Instituto de Estudos Persas Roshan.
Sua Santidade viajará, posteriormente, para o Estado de Oregon, onde participará em vários debates e palestras em Portland e Eugene, a convite da Universidade de Portland, da Faculde Maitripa, e da Universidade de Oregon. Em 11 de Maio, o Dalai Lama irá participar num Summit Ambiental sobre ‘Responsabilidade Universal & Ambiente Global’, durante o qual a popular banda americana de rock Red Hot Chili Peppers actuará.
Sua Santidade irá visitar o Estado de Wisconsin, em 14 de Maio, e dar ensinamentos sobre o Je Tsongkhapa - Tendrel Toepa’, seguido por um painel de discussão sobre "Mudar a Mente Mudar o Mundo" na Universidade de Wisconsin-Madison no dia seguinte.
No dia 17 de Maio, o líder tibetano partirá para o Estado de Louisiana para participar num painel de discussão sobre a ‘Resolução do Trauma e Cura através de meios Compassivos’, organizado pela Universidade de Tulane, em Nova Orleães. Isto será seguido por uma palestra sobre a ‘Força através da conexão’ no dia seguinte, na Universidade de Nova Orleães, Lakefront Arena.
Na etapa final da sua visita a cinco estados Norte-Americanos, Sua Santidade irá viajar para o Estado de Kentucky e dar uma palestra sobre ‘A Compaixão Empenhada’, a 19 de maio, seguido por um ensinamento de um dia sobre 'Jangchuo Lamdron' no YUM! Center, em Louisville, no dia seguinte.
No 21 de Maio, Sua Santidade o Dalai Lama encerra a sua agenda pública com uma palestra para alunos do ensino secundário no Centro de Kentucky para as Artes, em Louisville.
Dala Lama: Desde 1959, Sua Santidade já recebeu mais de 84 prémios, doutoramentos honoris causa, entre outros, em reconhecimento pela sua mensagem de paz, não-violência, da compreensão inter-religiosa, da responsabilidade universal e da compaixão. Sua Santidade também é autor de mais de 72 livros.
Sua Santidade descreve-se como um simples monge budista.