Novo Website / New Website



Aspiração sem Apego

V
iver é perseguir objectivos. Dentro do auto-interesse saudável e bondade para connosco é natural e positivo procurar segurança, sucesso, conforto, prazer, expressão criativa, saúde física e mental, conexão, respeito, amor, auto-realização e desenvolvimento espiritual, entre muitos outros objectivos.
A questão é se perseguimos os nossos objectivos com stresse e compulsão - numa palavra, com apego - ou com esforço exterior e tranquilidade interior, recompensados pela viagem em si, não importa o destino: com aspiração. No coração do apego reside o desejo - em sentido lato - que contém e conduz a muitos tipos de sofrimento (de subtis a intensos). E embora possa ser muito eficaz por algum tempo, a longo prazo é contraproducente.

Por outro lado, a aspiração - trabalhar duro em direcção aos seus objectivos sem ficar dependente dos resultados – é prazerosa, além de que ajuda a estender e a crescer sem se preocupar em fazer “má figura”. Paradoxalmente, segurando levemente os seus objectivos aumenta a chance de alcançá-los, enquanto que ser apegado - e, assim, temendo o fracasso - obstaculiza o seu desempenho óptimo. Se se sentar no sofá toda a sua vida e nunca procurar concretizar alguma coisa importante, pode evitar as armadilhas do apego. Mas se você tem um emprego, relacionamento íntimo, familiar, serviço, arte ou vocação espiritual, o desafio é manter-se firme no seu curso, com dedicação e disciplina, centrado na aspiração.


Como?
A aspiração é sobre gostar, enquanto o apego é sobre o querer - e envolvem sistemas separados no seu cérebro. Gostar do que é agradável e não gostar o que é desagradável é normal e não apresenta um problema. O problema reside quando nós nos envolvemos no desejo e na tensão inerente do querer, querendo a continuidade do que é agradável e o fim do que é desagradável. Assim, é importante aprender a reconhecer as diferenças entre gostar e querer no seu corpo, nas emoções, nas atitudes e nos pensamentos. Certamente descobrirá que gostar está associado a um sentimento aberto, descontraído e flexível ao mesmo tempo que querer leva ao aperto, ao fechamento e à fixação.



Então, veja se consegue ficar no registo do gostar, sem escorregar para o querer:

* Ajuda ter pequenos sinos de alarme que dispararam na sua mente - Alerta! Cuidado! - Quando começa a sensação familiar de querer/desejo, especialmente quando é subtil e flutuando de forma quase inconsciente na sua mente.

* Relaxe qualquer sentido de " tem que tê-lo/fazê-lo". Sinta-se de forma a que a sua vida é e será, basicamente, boa , mesmo se não atingir um objectivo em particular. Procure resultados a partir de um lugar de plenitude, não de escassez ou de falta.

* Tente manter-se relativamente pacífico(a) - mesmo no meio de actividades apaixonantes - uma vez que a intensidade, tensão, medo e raiva são o forte combustível do querer.

* Liberte qualquer fixação num determinado resultado. Reconhecer que tudo o que pode fazer é cuidar das causas, mas não pode forçar os resultados.

*Manter o sentido de " Eu" ao mínimo. Sucesso ou fracasso virá de dezenas de factores, apenas alguns dos que estão sob o seu controlo. Ganhar ou perder, não tome isso pessoalmente.

Ao longo do caminho, cuidado com a crença generalizada de que se não estiver fortemente impulsionado(a) em direcção aos seus objectivos, é uma espécie de covarde/falhado(a). Lembre-se que pode ter um forte esforço em direcção aos seus objectivos sem ficar apegado aos resultados.

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Aspiração sem Apego
Aspiração sem Apego
Como? A aspiração é sobre gostar, enquanto apego é sobre o querer - e envolvem sistemas separados no seu cérebro. Gostar do que é agradável e não gostar o que é desagradável é normal e não apresenta um problema. O problema reside quando nós nos envolvemos no desejo e na tensão inerente do querer, querendo a continuidade do que é agradável e o fim do que é desagradável. Assim, é importante aprender a reconhecer as diferenças entre gostar e querer no seu corpo, nas emoções, nas atitudes e nos pensamentos. Certamente descobrirá que gostar está associado a um sentimento aberto, descontraído e flexível ao mesmo tempo que querer leva ao aperto, ao fechamento e à fixação. Meditação, mindfulness, neurociências, budismo, retiros, porto, maia, matosinhos zafu
http://1.bp.blogspot.com/-cbpxN5LbkoA/UoUyDoDI2pI/AAAAAAAABvM/pZdguGpiXTk/s320/4_nobres_verdades_3.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-cbpxN5LbkoA/UoUyDoDI2pI/AAAAAAAABvM/pZdguGpiXTk/s72-c/4_nobres_verdades_3.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/11/aspiracao-sem-apego.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/11/aspiracao-sem-apego.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}