Novo Website / New Website



Formas de Meditação Mindfulness

budismo mindfulness

Poderá dividir a meditação da expansão da consciência em meditações separadas, cada uma com potencialidades transformadoras intrínsecas...

É
comum a confusão entre mindfulness e meditação. Neste artigo procura-se esclarecer que tipos de meditação mindfulness podem ser praticadas. A meditação Mindfulness, na tradição moderna, é uma actividade que se faz deliberada e conscientemente para cultivar a atenção. Mindfulness é o acto de estar plenamente atento, com atitudes conscientes. Pode praticar a atenção plena durante qualquer período de tempo, durante o período de uma única respiração ou durante toda a sua vida. Pode praticá-la enquanto espera numa fila, conversa com alguém ou enquanto anda.


Cursos sistematizados de mindfulness, como o MBSR, clinicamente comprovado, geralmente contêm certas meditações mindfulness comuns, tais como:

Body Scan: realizada muitas vezes deitada, embora possa ser feita em qualquer postura. Esta meditação envolve a tornar-se consciente das suas sensações corporais de forma consciente, passo a passo. Também se descobre o quão facilmente a sua atenção divaga para outros pensamentos e como ser gentil consigo mesmo em vez de se auto-criticar quando isso acontece.

Meditação em Movimento: Normalmente yoga, tai chi, qi gong, caminhar ou outro exercício mente-corpo. Este tipo de meditação envolve focalizar nas suas sensações corporais, respiração e conscientemente assistir e talvez deixar de lado quaisquer pensamentos e emoçõesque surgem à medida que pratica. Meditação a andar lentamente é outra possibilidade.

Mini-Meditação: cerca de três minutos, uma meditação curta. Faça esta prática algumas vezes por dia e sempre que tiver uma situação altamente stressante ou de emoções difíceis. A ideia é criar uma consciência atenta da sua experiência, em vez de evitá-la. Esta abordagem tem sido demonstrada cientificamente ser muito mais eficaz do que o evitamento.

Meditação de Expansão da Consciência: normalmente chamada de meditação sentada, mas ela pode ser praticada em qualquer posição. A meditação envolve a focalização, muitas vezes, por esta ordem, na sua respiração, no corpo, nos sons, pensamentos e sentimentos, e, finalmente, o desenvolvimento de uma consciência aberta, onde está sem escolha deliberada ciente de tudo o que é mais predominante na sua consciência.

Poderá dividir a meditação da expansão da consciência em meditações separadas, cada uma com potencialidades transformadoras intrínsecas:

Mindfulness na respiração: centrando a sua atenção na sensação da sua inspiração e expiração. Cada vez que a sua mente divagar, traga a sua atenção de volta sem julgamentos.

Mindfulness no Corpo: sentindo a sensação física no seu corpo a cada momento. Pode também juntar esta prática à anterior.

Mindfulness nos Sons: estar ciente dos sons como eles surgem e desaparecem. Se não existem sons ambientes, pode simplesmente ouvir o silêncio e perceber o efeito que isso tem em si.

Mindfulness nos Pensamentos: estar consciente dos pensamentos que surgem na sua mente e que se desvanecem, tendo uma sensação de distância entre si e os seus pensamentos. Permita que os pensamentos surjam e desapareçam como de forma natural, sem julgamentos e/ou apegos.

Mindfulness nos Sentimentos: notar quaisquer sentimentos que surjam. Em particular, perceber onde sente a emoção no seu corpo e trazer uma qualidade de aceitação e curiosidade para as suas emoções.

Mindfulness sem Objecto: Às vezes chamada de consciência sem escolha, porque você se torna ciente de tudo o que é predominante na sua consciência sem escolher. Pode também estar ciente de qualquer das experiências de meditação acima descritas.

Outro grupo de meditação mindfulness é constituído por Visualizações. Essas meditações expandem ligeiramente a definição de mindfulness, que geralmente envolve prestar atenção às experiências do momento presente. No entanto, muitas pessoas são bastante “visuais” e consideram as meditações valiosas. Duas das principais meditações visuais incluem:

Meditação Montanha: Esta meditação ajuda a cultivar a estabilidade e firmeza e a se sentir mais centrado.
Meditação Lago: Esta meditação é sobre a exploração da beleza de aceitar e permitir as experiências de serem exactamente como são.

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Formas de Meditação Mindfulness
Formas de Meditação Mindfulness
é comum a confusão entre mindfulness e meditação. Neste artigo procura-se esclarecer que tipos de meditação mindfulness podem ser praticadas. A meditação Mindfulness, na tradição moderna, é uma actividade que se faz deliberada e conscientemente para cultivar a atenção. Mindfulness é o acto de estar plenamente atento, com atitudes conscientes. Pode praticar a atenção plena durante qualquer período de tempo, durante o período de uma única respiração ou durante toda a sua vida. Pode praticá-la enquanto espera numa fila, conversando com alguém ou enquanto anda. meditação, mindfulness, neurociência, , Meditar, aprender, budismo, retiros, aulas, escola, porto, matosinhos, maia, zafus
https://lh3.googleusercontent.com/-s7-xJjJP4RQ/VZQrFQCJLQI/AAAAAAAABSg/ozzwaNemf-E/s1600/meditacao-tipos.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-s7-xJjJP4RQ/VZQrFQCJLQI/AAAAAAAABSg/ozzwaNemf-E/s72-c/meditacao-tipos.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2014/01/tipos-de-meditacao-mindfulness.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2014/01/tipos-de-meditacao-mindfulness.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}