Mindfulness to Overcome Stress




As 9 atitudes de Mindfulness - Kabat-Zinn

O cultivo de Mindfulness, da consciência não julgadora, momento a momento, pode parecer simples mas será, provavelmente, uma das tarefas mais árduas para os seres humanos, talvez porque estamos tão profundamente envolvidos em estados mentais condicionados.

Quando começamos a cultivar esta consciência é importante trazer algumas atitudes, de forma a que não estejamos a forçar nada ou a sentar-nos numa postura rígida, ou atingir um estado iluminado. Mas o problema essencial reside nos pronomes pessoais/possessivos: Eu e Meu. Eles são imensamente problemáticos porque entre aquilo que pensamos que somos e o que realmente somos existe uma enorme separação. O que pensamos que somos é apenas uma pequena fracção comparado com o que efectivamente somos.

Assim, no cultivo de Mindfulness convida-se os participantes a trazerem certas atitudes, tanto na prática formal como na informal. Estas atitudes, inicialmente 7, presentes no livro Full Catastrophe Living, são uma forma de reforçar e ampliar as práticas formais e informais.

Introdução às 9 Atitudes







1. Não julgar 
• Adoptar uma postura de testemunha imparcial da sua própria experiência.
• Notar o fluxo de mente em julgamentos... bom / mau / neutro... não tentar pará-lo, mas apenas estar ciente dele.

Não Julgar





2. Ser Paciente
• Deixar as coisas desenrolarem-se ao seu próprio ritmo.
• Uma criança pode tentar ajudar uma borboleta a emergir ao romper uma crisálida, mas provavelmente a borboleta não irá beneficiar desta ajuda.
• Praticar a paciência com nós mesmos. "Porquê correr através de alguns momentos procurando chegar a outros "melhores"? Cada um é a sua vida naquele momento."
• Ser completamente aberto(a)s a cada momento, aceitar a sua plenitude, sabendo que, como a borboleta, as coisas vão surgir no seu próprio tempo.

Ser Paciente





3. Ter uma mente de principiante
• Demasiadas vezes deixamos que os nossos pensamentos e as nossas crenças sobre o que 'sabemos' nos criem obstáculos e que nos impedem ver as coisas como elas realmente são.
• Cultivar uma mente que está disposta a ver tudo como se fosse a primeira vez
• Ser receptiva(o) a novas possibilidades... não ficar presa(o) no muro da nossa própria “perícia”.
• Cada momento é único e contém possibilidades únicas.
• Experimente com alguém que conhece - a próxima vez, pergunte a si mesma(o) se vê esta pessoa com um “novo olhar”, como ele/ela é realmente? Experimente com os seus problemas... com o céu ... com o cão ... com o homem na loja da esquina.

Mente de Principiante





4. Confiar
• Desenvolver uma confiança básica em si mesma(o) e nos seus sentimentos.
• Confiar na sua própria autoridade e intuição, mesmo se fizer alguns "erros" ao longo do caminho.
• Honre os seus sentimentos. Assuma a responsabilidade de Si e do seu próprio Bem- Estar.

Confiar




5. Não "Lutar"
• A meditação não tem nenhum outro objectivo do que ser você mesmo.
• Prestar atenção a como está agora, apenas isso. Basta assistir.
• A melhor maneira de alcançar os seus próprios objectivos é deixar de "lutar" e começar a realmente focar-se cuidadosamente em ver e aceitar as coisas como elas são, momento a momento. Com paciência e prática regular, o movimento em direcção aos seus objectivos acontecerá por si só.

Não "lutar"



6. Aceitar
• Ver as coisas como elas realmente são no presente. Se tem uma dor de cabeça, aceitar que tem uma dor de cabeça.
• Muitas vezes perdemos tempo e energia a negar o que é um facto. Procuramos forçar as situações de modo a que elas sejam como nós gostaríamos. Isso cria mais tensão e impede a mudança positiva.
• O agora é o único tempo que temos para qualquer coisa. Tem que aceitar-se como é antes que possa realmente mudar.
• A aceitação não é passiva; isso significa que  não tem que gostar de tudo e abandonar os seus princípios e valores. Isso significa que não tem que ser resignada(o) e tolerar tudo. Isto significa que  não deve parar de tentar libertar-se dos seus próprios hábitos autodestrutivos ou de desistir do seu desejo de mudar e crescer.
• A aceitação é a vontade de ver as coisas como elas são. Somos muito mais propensos a saber o que fazer e a ter uma convicção interior de agir quando temos uma visão clara do que está realmente a acontecer.

aceitar




7. "Deixar ir"
• "Deixar ir" é uma forma de deixar as coisas serem, de aceitar as coisas como elas são.
• Quando prestamos atenção à nossa experiência interior descobrimos que há certos pensamentos, sentimentos e situações que a mente quer manter e outros que quer afastar. Se agradável tentamos prolongar a nossa experiência, se desagradável tentamos eliminar. Na meditação, tentamos intencionalmente deixar de lado a tendência para elevar alguns aspectos da nossa experiência e rejeitar outros.
• Deixamos as coisas acontecerem e apenas assistimos...
• Se achar que é particularmente difícil abrir mão de algo, porque tem uma forte influência sobre a sua mente, pode dirigir a sua atenção para as sensações que o “agarrar” provoca no seu corpo.
• Já sabe como é deixar ir... Todas as noites, quando vamos dormir deixamos ir.

"Deixar ir"




8 - Ser grato
•  Trazer gratidão ao momento presente… pelo facto de estarmos vivos, a respirar. Tem sido demonstrado que a gratidão é uma das atitudes mais positivas a cultivar. A gratidão tem um relacionamento único e poderoso com o bem-estar. Só podemos estar gratos quando estamos cientes do momento presente. Mindfulness é o ponto de partida para a gratidão.

9 - Ser generoso
• Quão poderoso pode ser quando nos entregamos à vida e damos às outras pessoas algo que as fará mais felizes, não para usufruirmos de algo, mas pelo simples facto de trazer alegria aos outros, potenciando o entre-ser, a conexão. Demonstramos que realmente nos interessamos e que damos o nosso tempo a alguém que não nós mesmos.

gratidão e Generosidade


Todas as 9 atitudes estão inter-conectadas. Se, por exemplo, praticamos o não-lutar, a aceitação está presente, gratidão, confiança.etc. Cada uma destas atitudes é uma porta para as demais e é por isso que elas formam, num certo sentido, uma forma diferente de entender o que mindfulness é.

Adaptado das atitudes presentes no livro Full Catastrophe Living
Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction, Reduação de Stress baseado em Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga



COMENTÁRIOS








MBSR Distance Learning


A Mindfulness Program to reduce Stress in 8 Weeks Led by A. Karunavira

15 Oct - 12 Dez


Em destaque / Featuring

MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,auto-compaixão,6,beth,1,budismo,20,budismo-evento,1,certificacao,1,Chi-kung,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,1,compassion,3,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,1,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,2,evento,12,evento-budismo,4,evento-meditacao,38,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,6,felicidade,8,filosofia,1,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,17,Matthieu Ricard,1,mbct,5,mbct-evento,1,mbrs,1,mbsr,19,mbsr-evento,5,meditacao,71,Meditação,14,memoria,1,mente,1,mindful-eating,2,mindfulness,92,musica,5,online,3,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,4,pratica,88,proximo-evento,2,questionário,2,quotes,1,respiracao,1,retiro,15,retiro-evento,4,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,44,scale,2,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,stress,4,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,5,Yoga,16,yoga-retiro,1,Zen,1,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: As 9 atitudes de Mindfulness - Kabat-Zinn
As 9 atitudes de Mindfulness - Kabat-Zinn
O cultivo de Mindfulness, da consciência não julgadora, momento a momento, pode parecer simples mas será, provavelmente, uma das tarefas mais árduas para os seres humanos, talvez porque estamos tão profundamente envolvidos em estados mentais condicionados.
https://i.ytimg.com/vi/kANsRoYcaAo/hqdefault.jpg
https://i.ytimg.com/vi/kANsRoYcaAo/default.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2014/12/9-atitudes-de-mindfulness-kabat-zinn.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2014/12/9-atitudes-de-mindfulness-kabat-zinn.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy