Novo Website / New Website



Mindfulness associado com melhor saúde

emocoes mindfulness
As pessoas que prestam mais atenção aos seus sentimentos e experiências tendem a ter uma melhor saúde cardiovascular.

Coração e Mindfulness

Apesar da extensa literatura científica sobre mindfulness, mais recentemente tem-se considerado avaliar a associação entre maiores índices de mindfulness e factores de risco relacionados com a saúde cardiovascular. Contrariando esta tendência, os investigadores da Universidade de Brown, publicaram no International Journal of Behavioral Medicine um estudo que demonstra que há uma associação significativa entre mindfulness e melhor saúde cardiovascular.

Em particular, este estudo encontrou uma associação significativa entre algo denominado mindfulness dispositional auto-relatado (uma característica presente nas pessoas, tal como um traço de personalidade) e níveis mais elevados em quatro dos sete indicadores de saúde cardiovascular. De acordo com a American Heart Association, esses indicadores referem-se a: pressão arterial; colesterol; glicemia; peso; altura e circunferência da cintura; além de hábitos alimentares e de exercício. Este é o primeiro estudo a considerar mindfulness e esses factores associados com a saúde do coração.

Mindfulness disposicional pode ser desenvolvido através da prática da meditação e outros exercícios conscientes e é a capacidade de estar ciente dos seus pensamentos, sentimentos e acções a qualquer momento do dia. Às vezes, é descrito como "estar em contacto consigo mesmo". As Pessoas que não estão em contacto com os seus sentimentos, reacções emocionais e experiências diárias exibem baixa inteligência emocional e têm uma maior propensão para agir e reagir de forma menos adequada às situações que enfrentam, e isso pode ser causa do aumento do stresse. Entrando numa espiral descendente, o aumento do stresse pode levar a comportamentos insalubres ou inadequados, como comer alimentos açucarados, comer compulsivamente, fumar, não exercitar o corpo (ou muito exercício), ira e essas acções simplesmente resultarem em mais stresse.

Algumas pessoas são naturalmente mais dispostas a estarem num estado de Atenção Plena, outras menos, mas todas beneficiam da prática meditativa regular.

"Mindfulness tem sido principalmente associado com a saúde mental e o tratamento da dor, mas cada vez mais os investigadores estão a incluir factores de risco cardiovascular, como obesidade, tabagismo e pressão arterial", disse Eric Loucks, principal autor do estudo e professor assistente da epidemiologia na Escola de Saúde Pública da Universidade de Brown, num comunicado de imprensa.

Loucks e a sua equipa pediram a 382 participantes para classificarem, num questionário de seis opções, variando de "quase sempre" para "quase nunca", 15 declarações da “Mindful Attention Awareness Scale” (MAAS), incluindo "Acho que é difícil manter o foco no que está a acontecer no presente "e" tendo a não perceber as sensações de tensão física ou desconforto até que elas realmente agarram a minha atenção. Enquanto isso, os participantes também realizaram testes relacionados com o coração para aferir os indicadores supra mencionados.

Os resultados? 
Os participantes que pontuaram mais alto na MAAS tiveram 83% de maior prevalência de saúde cardiovascular em comparação com aqueles que obtiveram as menores pontuações. Havia, especialmente, grandes diferenças no índice de massa corporal, actividade física, glicose, e tabagismo.
Curiosamente, a qualidade da dieta, medida pelo consumo de frutas e vegetais também mostrou uma associação positiva com maior pontuação na MAAS.
Loucks sugeriu que ser/estar mais “mindful” ajuda na gestão dos vários desejos que prejudicam a saúde, desde alimentos açucarados aos cigarros, leva a melhoria da saúde cardiovascular. Os próximos passos do investigador vão no sentido de testar se melhorar o estado/traço de mindfulness pode aumentar os indicadores de saúde cardiovascular e se os efeitos são duradouros.
O que é realmente interessante é que a prática de mindfulness pode ser realizada de forma simples, acessível e todos os dias. Não requer seminários frequentes ou longas horas, ou mesmo yoga (embora seja uma opção saudável a considerar). Ann S. Williams, professora assistente de investigação da Escola de Enfermagem de Frances Payne Bolton, diz que beber chá é uma maneira muito simples de praticar mindfulness: "Uma pessoa tomando chá pode estar ciente de segurar o copo, sentindo o aroma antes do primeiro gole, e o sabor do primeiro gole", disse ela.

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction, Redução de Stress baseado em Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Mindfulness associado com melhor saúde
Mindfulness associado com melhor saúde
As pessoas que prestam mais atenção aos seus sentimentos e experiências tendem a ter uma melhor saúde cardiovascular.
http://spm-be.pt/imagens/novas/saude-mindfulness.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-oWNbfVSVjqQ/VJ86FcUkB7I/AAAAAAAAA-c/VbQOaWHF22s/s72-c/Loucks-mindfulness-estudo-saude.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2014/12/mindfulness-associado-com-melhor-saude.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2014/12/mindfulness-associado-com-melhor-saude.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}