Novo Website / New Website



Um Coração Grato é Um Coração Mais Saudável

emocoes mindfulness
Reconhecer e agradecer os aspectos positivos da vida pode resultar na melhoria mental, física e, finalmente, na saúde dos pacientes com insuficiência cardíaca assintomática, de acordo com a investigação publicada pela American Psychological Association.

Descobrimos que maior gratidão nestes pacientes foi associado com melhor humor, melhor sono, menos fadiga e níveis mais baixos de marcadores inflamatórios relacionados com a saúde cardíaca, disse o principal autor Paul J. Mills, PhD, professor de medicina familiar e de saúde pública da Universidade da Califórnia, San Diego, num comunicado apresentado pela Newswise.



A gratidão é parte de uma perspectiva mais ampla sobre a vida e que envolve perceber e apreciar os aspectos positivos da vida. Ela pode ser atribuída a uma fonte externa (por exemplo, um animal de estimação), ou a uma entidade não-humana (por exemplo, Deus). Também é habitualmente um aspecto da espiritualidade, referiu Mills. Porque a investigação anterior mostrou que pessoas que se consideravam mais espirituais tiveram maior bem-estar geral, incluindo saúde física, Mills e seus colaboradores examinaram o papel de espiritualidade e da gratidão em marcadores de saúde potenciais em pacientes.

Estrutura do Estudo
O estudo envolveu 186 homens e mulheres que tinham sido diagnosticados com insuficiência cardíaca, assintomática (Fase B), há pelo menos três meses. A fase B é composta por pacientes que desenvolveram doença cardíaca estrutural (por exemplo, ter tido um ataque cardíaco que danificou o coração), mas não mostram sintomas de insuficiência cardíaca (por exemplo, falta de ar ou cansaço). Este estágio é uma importante janela terapêutica para travar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida, já que os pacientes na fase B estão em alto risco de progressão para insuficiência cardíaca sintomática (Fase C), onde o risco de morte é cinco vezes maior, de acordo com Mills.

Usando testes psicológicos padronizados, os investigadores obtiveram pontuações para gratidão e bem-estar espiritual. Eles então compararam essas pontuações com resultados dos pacientes na gravidade dos sintomas depressivos, qualidade do sono, fadiga, auto-eficácia (crença na capacidade de um para lidar com uma situação) e marcadores inflamatórios. Eles encontraram que resultados mais elevados na gratidão foram associados com melhor humor, sono de melhor qualidade, mais auto-eficácia e menos inflamação. A inflamação, muitas vezes pode agravar a insuficiência cardíaca.

Resultados
O que surpreendeu os investigadores, porém, foi que a gratidão, total ou parcialmente, foi responsável pelos efeitos benéficos do bem-estar espiritual.
Descobrimos que o bem-estar espiritual foi associada com melhor humor e sono, mas dentro da espiritualidade, a gratidão foi o aspecto com mais impacto nesses efeitos positivos, e não a espiritualidade em si, disse Mills.

Para testar ainda mais as suas conclusões, os investigadores pediram a alguns dos pacientes que escrevessem três coisas pelas quais eram gratos a maioria dos dias da semana, durante oito semanas. Ambos os grupos continuaram a receber atendimento clínico regular durante esse tempo.

Descobrimos que os pacientes que mantiveram diários de gratidão nessas oito semanas demonstraram reduções nos níveis sanguíneos de vários biomarcadores inflamatórios importantes, bem como um aumento na variabilidade da frequência cardíaca, enquanto escreviam. A variabilidade da frequência cardíaca melhorada associada a menor risco cardíaco, disse Mills.
Parece que um coração mais grato é de facto um coração mais saudável, e que expressar a gratidão é uma maneira fácil para apoiar a saúde cardíaca.
MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction,Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga
Referência Bliográfica:
Paul J. Mills, Laura Redwine, Kathleen Wilson, Meredith A. Pung, Kelly Chinh, Barry H. Greenberg, Ottar Lunde, Alan Maisel, Ajit Raisinghani, Alex Wood, Deepak Chopra. The role of gratitude in spiritual well-being in asymptomatic heart failure patients. Spirituality in Clinical Practice (2015).
DOI: 10.1037/scp0000050.

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Um Coração Grato é Um Coração Mais Saudável
Um Coração Grato é Um Coração Mais Saudável
O que surpreendeu os investigadores, porém, foi que a gratidão, total ou parcialmente, foi responsável pelos efeitos benéficos do bem-estar espiritual. Descobrimos que o bem-estar espiritual foi associado com melhor humor e sono, mas dentro da espiritualidade, a gratidão foi o aspecto com mais impacto nesses efeitos positivos, e não a espiritualidade em si, disse Mills.
https://lh3.googleusercontent.com/-tCE1208p9lo/VZH4PxVs6YI/AAAAAAAABRY/5Fm9Q31WlGQ/s1600/amizade.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-tCE1208p9lo/VZH4PxVs6YI/AAAAAAAABRY/5Fm9Q31WlGQ/s72-c/amizade.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2015/05/um-coracao-grato-e-um-coracao-mais.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2015/05/um-coracao-grato-e-um-coracao-mais.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}