Novo Website / New Website



A Meditação Altera a Estrutura do Hipocampo e de Forma Diferente em Homens e Mulheres

hipocampo mindfulness
As análises mostraram que as dimensões do hipocampo eram superiores, tanto nos meditadores do sexo masculino como do sexo feminino quando comparados ao sexo e controlos pareados por idade.

Em média, o hipocampo humano mostra diferenças estruturais entre os meditadores e os não-praticantes de meditação, bem como entre homens e mulheres. No entanto, há uma falta de investigação que explore possíveis efeitos do género sobre a anatomia do hipocampo no âmbito da meditação.

Um novo estudo publicado na revista Frontiers in Psychology recorrendo à ressonância magnética procurou estudar o impacto das práticas de meditação de longo prazo na anatomia do hipocampo. Estudos de neuroimagem que remontam a 2008 até aos dias de hoje têm demonstrado que a meditação altera a composição do hipocampo (; , , ,; ; ). Por exemplo, o hipocampo de uma pessoa que pratica a meditação é maior e tem conexões celulares internas mais densas. Os níveis de matéria cinzenta no hipocampo são também superiores em pessoas que têm uma rotina meditativa.

O hipocampo é um pequeno órgão situado dentro do lóbulo temporal central do cérebro e é uma parte importante do sistema límbico, a região que regula as emoções. O hipocampo é associado principalmente com a memória, em particular memória a longo prazo. O órgão igualmente tem um papel importante na navegação espacial.

O Estudo
Neste novo estudo os investigadores esperavam ver diferenças anatómicas entre o hipocampo de homens e mulheres experientes na pratica meditativa. Neste sentido, foram obtidos dados de ressonância magnética de alta resolução de 30 praticantes de longo prazo de meditação (15 homens / 15 mulheres) e 30 indivíduos do grupo de controlo (15 homens / 15 mulheres - Não praticam meditação) para avaliar se se manifestavam efeitos específicos no hipocampo de forma diferencial nos cérebros do sexo masculino e femininos.

Resultados
As análises mostraram que as dimensões do hipocampo eram superiores, tanto nos meditadores do sexo masculino como do sexo feminino quando comparados ao sexo e controlos pareados por idade. Ou seja, os resultados de estudos anteriores foram confirmados pela observação do hipocampo de homens e mulheres que meditam era maior e mais pesado e com mais matéria cinzenta do que os do grupo de controlo.

No entanto, os efeitos da meditação diferiram em magnitude entre homens e mulheres, lateralidade, e localização na superfície do hipocampo. A alteração na densidade nos homens, no entanto, foi "lateralizada", e afecta ambas as extremidades do hipocampo, mas com as alterações observadas no hemisfério esquerdo. Por outro lado, nas mulheres foi observado, mais especificamente, alterações no hemisfério direito do hipocampo.

Tais resultados divergentes para a variável sexo podem ser devido a diferenças genéticas (inatas) ou adquiridas entre cérebros masculinos e femininos nas áreas envolvidas na meditação e/ou sugerir que os hipocampos dos homens e das mulheres são diferencialmente receptivos às práticas de mindfulness.

Quais os mecanismos específicos meditativo ou específicos de cada sexo contribuem para o desenvolvimento destas diferenças anatómicas ainda são desconhecidos, esperando-se que futuros estudos investiguem esta e outras questões.
Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction, Redução de Stress baseado em Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: A Meditação Altera a Estrutura do Hipocampo e de Forma Diferente em Homens e Mulheres
A Meditação Altera a Estrutura do Hipocampo e de Forma Diferente em Homens e Mulheres
As análises mostraram que as dimensões do hipocampo eram superiores, tanto nos meditadores do sexo masculino como do sexo feminino quando comparados ao sexo e controlos pareados por idade. Ou seja, os resultados de estudos anteriores foram confirmados pela observação do hipocampo de homens e mulheres que meditam era maior e mais pesado e com mais matéria cinzenta do que os do grupo de controlo.
https://lh3.googleusercontent.com/-z6YVFfKHL7M/VasAf0kqJDI/AAAAAAAABck/Kpu7oryjvVs/s1600/meditcao-contemplacao.jpg.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-z6YVFfKHL7M/VasAf0kqJDI/AAAAAAAABck/Kpu7oryjvVs/s72-c/meditcao-contemplacao.jpg.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2015/07/a-meditacao-altera-estrutura-do_22.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2015/07/a-meditacao-altera-estrutura-do_22.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}