Mindfulness to Overcome Stress




Retiros de Meditação

We are moving


P.f. visite o novo site
Visit our new website



RETIRO - O QUE É?

Um retiro tem como possível consequência a sua transformação pessoal. A alteração do seu carácter por um processo de sensibilização, tornando-o(a) profundamente consciente dos seus próprios pensamentos, palavras e acções. A sua arrogância evapora-se e o seu antagonismo seca. A sua mente torna-se calma. E sua vida suaviza-se.

Um retiro meditativo é uma aventura pessoal. É um pequeno investimento de tempo que tem o potencial para afectar o resto da sua vida. É um espaço para silenciar o ruído e as distracções e ficar cara-a-cara consigo mesmo, criando-se a oportunidade para iniciar uma nova direcção. Se procura um bom retorno do seu investimento, então a meditação é a solução perfeita. “Não faz nada” e é recompensado(a) com amplos benefícios. Então, imagine que recompensas podem advir não de uma única sessão de meditação, mas de um período de tempo onde a prática meditativa é o foco principal da sua vida. Se o seu quotidiano é agitado/desconfortável ou sente que a vida tem algo mais a oferecer, então, um retiro de meditação pode ser algo a considerar.

PORQUÊ MEDITAR?
O objectivo de meditar, a existir, será ver as coisas como elas são, para ter a noção do mundo como ele é. A meditação é uma forma de nos conectarmos à nossa própria consciência mais elevada. Este é o 'Self' real que pode observar os pensamentos, as emoções e o corpo físico. A meditação ensina-nos que as nossas acções e reacções são apenas isso, nada mais. Preconceitos e pressupostos não precisam de ser o centro, nem são os parâmetros finais de uma situação. Podemos tornar-nos mais flexíveis, suspendendo as suposições. A meditação regular trará momentos de consciência plena, sem as limitações dos preconceitos. A meditação é o método que permite uma experiência única: a corrente de pensamento acalma, a consciência torna-se clara, vazia, a atenção plena é a cada momento, no presente. Trata-se de uma visão optimista sobre o potencial humano, uma vez que todas as pessoas têm a capacidade latente de atingirem este estado.

Ver mais em:
Matthieu Ricard
Henepola Gunaratana




Tranquilidade e contacto com a natureza




NECESSITO DE UM RETIRO? 

Um retiro de meditação é o 'melhor tempo'. Não há nada que se exija de si. Quando a vida decorre a um ritmo acelerado, com níveis incrementais de stresse, são poucas as oportunidades de pausar e permitir que o seu corpo, mente e em especial o sistema nervoso recupere totalmente. Participar num retiro permite sair da rotina diária e oferece esse tempo que tanto precisa, a nível mental e físico.

É constituído por um conjunto de momentos para nos sentarmos em silêncio, aparentemente sem fazer nada. Nas culturas ocidentais, sentar em silêncio e não fazer nada pode ser visto como um desperdício de tempo. Como pode qualquer coisa significativa ser realizado por não fazer nada? Ou está realmente a não fazer-se nada? As respostas a essas perguntas exigem uma mudança de perspectiva. Quando estamos dispostos a experimentar essa mudança um novo mundo de possibilidades abre-se.

Quando meditamos acabamos por diminuir todos os pensamentos habituais e actividades que preenchem as nossas vidas. À medida que aprendemos a acalmar os nossos pensamentos, começamos a perceber claramente uma nova perspectiva. Entramos em contacto com uma parte mais profunda de nós mesmos. Somos recompensados com a capacidade de estar totalmente presentes para o que está a acontecer no momento presente. Todos somos dotados de uma mente que é clara, pura e profunda. Isto é o que os mestres Budistas chamam de verdadeira natureza. Ela já está lá, dentro de cada um, mas geralmente não percebemos porque estamos sempre tão ocupados, sendo impelidos e levados pelos nossos pensamentos e desejos.





QUAIS OS BENEFÍCIOS?

A Purificação da Mente e do Corpo 
O que significa purificar? 
Na nossa vida diária experimentamos emoções muito diferentes, que vão desde o agradável ao desagradável​​. A mente não treinada lida com essas emoções com um sentimento de apego ou de rejeição. Isso resulta em desejo por experiências agradáveis ​​e aversão das desagradáveis. Com o tempo, a felicidade das pessoas torna-se dependente destes eventos externos, agradáveis e/ou desagradáveis. Quando atingem um determinado resultado que desejavam ficam felizes. Quando isso não acontece tornam-se infelizes.

No entanto, estas são apenas ocorrências subjectivas. Se algo acontecer, acontece. Se isso não acontecer, não acontece. A negatividade que geramos é realmente um produto da nossa própria mente. Com base na tradição Vipassana, toda a negatividade que geramos cria uma forma de impureza na mente e no corpo. Pouco a pouco, essas impurezas acumulam-se. Ao longo do tempo, essas impurezas manifestam-se na forma de doenças físicas e/ou doenças psicológicas.

A solução comum é a utilização dos medicamentos convencionais, mas isso é apenas lidar com o problema a um nível sintomático. Para aém dos efeitos secundários, às vezes não funcionam; outras trazem benefícios. Quando não funcionam, os problemas físicos voltam novamente, uma vez que o quadro inicial da mente, gerador de impurezas (devido ao apego, desejo e aversão) nunca foi tratado.

Quando purificar a sua mente, o seu corpo começa a purificar-se também. Para fazer isso, tem que parar de gerar apego, desejos ou aversões. Ou seja, um estado completamente objectivo de espírito para tudo o que acontece - ou seja, a EQUANIMIDADE.


Vantagens de um retiro (mais longo) Para além das mencionadas acima, inúmeros estudos científicos têm demonstrado que a meditação implica enormes benefícios para a saúde . Ela afecta positivamente a química corporal, pressão arterial, respiração e metabolismo e reduz a produção das hormonas de stresse. A maioria das pessoas ficaria feliz em possuir uma ferramenta que lhes permite estar no controlo de seus níveis de stresse, não? Um retiro de meditação pode ser o início deste processo. E tudo como resultado de “não fazer nada”!

Então, experiencial e naturalmente acontece:

► Desacelerar
► Cura do aborrecimento (embora de início lhe possa parecer o contrário)
► "Não coçar onde faz comichão" (praticar a Aceitação)
► Fazer amizade com o seu sofrimento (praticar a Aceitação)
► Praticar o comer mindful (em atenção plena)
► Obter uma boa dose de opiáceos naturais
► Enamoramento pelo Planeta Terra
► Sentir amor por todos os seres
► Obter clareza sobre a sua vida
► Controlar a ansiedade e o stresse
► Ser o seu próprio mestre





PRÓXIMO ENCONTRO MEDITATIVO

O espaço de meditação é como o céu aberto: vasto, vasto o suficiente para acomodar qualquer coisa que surja. Na meditação os nossos pensamentos e emoções podem tornarem-se numa espécie de nuvens que impedem de ver e, em seguida, dissolvem-se. O bom, o confortável, o agradável e o difícil e o doloroso: tudo isso vem e vai. Assim, a essência da meditação é trabalhar em algo que é bastante radical e certamente não é o nosso padrão usual, ou seja, estar com nós mesmos, não importa, aconteça o que acontecer, sem colocar rótulos bons ou maus, certo ou errado, puro ou impuro. [...].
Pema Chödrön


Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction, Reduação de Stress baseado em Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,auto-compaixão,6,beth,1,budismo,20,budismo-evento,1,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,1,compassion,3,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,1,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,2,evento,18,evento-budismo,4,evento-meditacao,38,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,6,felicidade,8,filosofia,1,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,17,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,20,mbsr-evento,5,meditacao,72,Meditação,14,memoria,1,mente,1,mindful-eating,2,mindfulness,97,msc,1,musica,5,online,3,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,4,pratica,89,proximo-evento,2,questionário,2,quotes,1,respiracao,1,retiro,18,retiro-evento,5,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,44,scale,2,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,sqp,1,stress,4,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,5,Yoga,19,yoga-retiro,1,Zen,1,
ltr
static_page
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Retiros de Meditação
Retiros de Meditação
Um retiro meditativo é uma aventura pessoal. É um pequeno investimento de tempo que tem o potencial para afectar o resto da sua vida. É um espaço para silenciar o ruído e as distracções e ficar cara-a-cara consigo mesmo, criando-se a oportunidade para iniciar uma nova direcção. Se procura um bom retorno do seu investimento, então a meditação é a solução perfeita. “Não faz nada” e é recompensado(a) com amplos benefícios. Então, imagine que recompensas podem advir não de uma única sessão de meditação, mas de um período de tempo onde a prática meditativa é o foco principal da sua vida. Se o seu quotidiano é agitado/desconfortável ou sente que a vida tem algo mais a oferecer, então, um retiro de meditação pode ser algo a considerar.
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/p/retiros-de-meditacao.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/p/retiros-de-meditacao.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy