Novo Website / New Website



Felicidade - Breve introdução história e científica


A procura da felicidade tem marcado e continua a marcar a história da humanidade. Apesar do seu estudo científico ser relativamente recente, a felicidade como tema de reflexão filosófica remonta até a antiga Grécia. Ryan e Deci (2001) referem que podem ser considerados dois eixos estruturantes em torno dos quais se tem realizado o estudo da felicidade. Um eixo composto pela Eudaimonia e um segundo pela Hedonia.

O Bem-Estar Eudemónico tem origem em Aristóteles e salienta a experiência de crescimento pessoal e a excelência de carácter, sendo o bem-estar considerado como consequência da realização do verdadeiro potencial de cada um (Haybron, 2000). Conceito similar pode ser encontrado no bem-estar psicológico de Ryff (1989; Ryff & Keyes, 1995).

Contrastando com a perspectiva anterior, a perspectiva Hedónica foi desenvolvida também há milhares de anos atrás e foca o sentimento subjectivo do bem-estar ou de prazer. De uma forma geral, o Hedonismo é a filosofia do prazer, a ideia de que o prazer é bom e a dor é negativa. Tem como protagonistas Aristipo (435–366 BCE) e Epicuro (342–270 BCE). Aristipo, rompendo com a tradição socrática, defendeu que o prazer sensorial era melhor do que qualquer outro, pois é mais intenso. Ao contrário de Aristipo, Epicuro preferia os prazeres de longo termo em detrimento dos prazeres imediatos, valorizando os prazeres psicológicos e dando mais atenção aos prazeres do descanso. Ele valorizou especialmente a Ataraxia, que era uma forma de alcançar a tranquilidade emocional e a felicidade através da diminuição da intensidade das paixões e dos desejos.


No século XX o estudo da Felicidade não suscitou grande interesse até ao final da década de 20 do século passado, voltando a ser esquecida a partir da 2ª guerra mundial (Seligman e Csikszentmihalyi, 2000). Somente a partir da década de 60 começaram a aparecer estudos que procuraram mensurar, desde uma perspectiva subjectiva, o bem-estar, a qualidade de vida, a satisfação, a felicidade ou aquilo que as pessoas pensavam que era a “boa vida” (Gurin, Veroff & Feld 1960; Bradburn & Caplovitz, 1965, Bradburn, 1969; Andrews & Withey, 1976; Campbell, Converse & Rodgers, 1976). Tais indicadores sociais subjectivos estariam não só intimamente associados com vários indicadores sociais “objectivos” (rendimento, o número de quartos por casa, saúde, etc.), mas também eram uma excelente forma independente de contribuir para a realização de políticas sociais.

Definição de Felicidade
De acordo com Seligman e Csikszentmihalyi (2000) o Bem-Estar Subjectivo (BES) é um termo mais científico para aquilo que as pessoas usualmente designam por Felicidade. Na perspectiva de Diener e seus colaboradores o BES pode ser considerado como um factor geral incluindo, pelo menos, três conceitos relacionados: (1) presença de afecto positivo; (2) satisfação com a vida e (3) ausência relativa de Afecto negativo (Diener, Scollon, & Lucas, 2003). O BES implica necessariamente uma apreciação subjectiva, pois baseia-se na avaliação da vida da pessoa; (2) dimensão global, pois inclui uma valoração ou juízo de todos os aspectos de sua vida; e (3) a necessária inclusão de medidas positivas, já que a sua natureza vai mais além da mera ausência de factores negativos.

Nesta perspectiva, A Felicidade será constituída por um factor cognitivo (satisfação com a vida) e outro factor emocional (diferença entre o Afecto Positivo e o Afecto Negativo).

Quer o factor cognitivo, quer o emocional podem ser modificados pela prática da meditação.



por Vítor Bertocchini

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Felicidade - Breve introdução história e científica
Felicidade - Breve introdução história e científica
Felicidade - Breve introdução história e científica. A procura da felicidade tem marcado e continua a marcar a história da humanidade. Apesar do seu estudo científico ser relativamente recente, a felicidade como tema de reflexão filosófica remonta até a antiga Grécia. Ryan e Deci (2001) referem que podem ser considerados dois eixos estruturantes em torno dos quais se tem realizado o estudo da felicidade. Um eixo composto pela Eudaimonia e um segundo pela Hedonia.
http://3.bp.blogspot.com/-zjplVHZbTdw/UUoBVhopcTI/AAAAAAAAA9I/2AAPwb2etL0/s320/felicidade-002.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-zjplVHZbTdw/UUoBVhopcTI/AAAAAAAAA9I/2AAPwb2etL0/s72-c/felicidade-002.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/03/Felicidade-Breve-introducao.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/03/Felicidade-Breve-introducao.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}