Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Felicidade Interna Bruta



POR EDITOR SPM-BE |





Felicidade Interna Bruta


Há tantos séculos que a humanidade se debate com a questão da Felicidade, como objecto de reflexão e de estudo e em termos práticos pouco se tem alcançado, principalmente desde a década de 70 do século XX. Numa perspectiva transgeracional temos sido autores, actores, agentes e vítimas da ganância, avidez, ódio, egoísmo...
Perante uma das maiores crises temos a obrigação de mudar a nossa relação ética com tudo e todos que nos rodeiam e de pressionar quem governa.

Exemplos como o do Butão demonstram claramente que o caminho a seguir é simplesmente este:

O Butão é o primeiro país do mundo a pensar a felicidade como um indicador de orientação para políticas públicas. 

O Butão, país da Ásia entre a Índia e o Tibete, criou uma visão alternativa para medir as riquezas de um país na década de 1970. Em vez de somente medir  as riquezas materiais, passou a medir também a Felicidade, o Bem-Estar da população e o Desenvolvimento Sustentável. Criou então o índice Felicidade Interna Bruta (FIB), pois o Produto Interno Bruto (PIB) não dava mais conta
desses conceitos. Os Butaneses combinaram a espiritualidade Budista, com a prática meditativa, e a Economia num modelo único, que é um exemplo para muitas nações tidas como mais desenvolvidas


Vale a pena ver:





Pavan K. Verma , o embaixador da Índia no Butão e um importante comentador social, disse que a difusão da idéia do remoto Butão reflecte a inadequação da actividade económica como uma medida de sucesso.
"Há uma procura para além da realização material. Há muitos aspectos da vida social em países tão diversos como a China e o Reino Unido, que se estão a fragmentar, como as relações familiares e da vida da comunidade. Está-se a tornar um mundo atomizado e individualista..."


O cálculo do FIB inclui o padrão de vida económica, educação de qualidade, saúde, expectativa de vida e longevidade comunitária, protecção ambiental, acesso à cultura, bons critérios de governação, gestão equilibrado e bem-estar psicológico.







Por Vítor Bertocchini
Felicidade Interna Bruta Reviewed by Prana | TM on 19:03 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.