Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Mindfulness - Redução e Prevenção da Depressão nas Escolas



POR EDITOR SPM-BE |





Mindfulness - Redução e Prevenção da Depressão nas Escolas


Uma investigação recentemente publicada teve como objectivo realizar o primeiro estudo controlado sobre a eficácia de um programa de grupo de atenção plena (mindfulness). Esta intervenção visou reduzir e prevenir a depressão numa população estudantil adolescente. O estudo foi conduzido na Bélgica, utilizando 400 estudantes com idades compreendidas entre os 13 e os 20 anos.

Os alunos do grupo mindfulness completaram as avaliações de depressão (Escalas de Ansiedade e Depressão e Stress) antes e imediatamente após a intervenção e 6 meses após a intervenção. Os Estudantes do grupo de controlo seguiram o mesmo protocolo de preenchimento dos questionários.

As análises estatísticas demonstraram que a intervenção mindfulness produz reduções significativamente maiores na depressão em comparação com o grupo de controlo. Antes do início do treino, tanto o grupo de teste (21%) como o grupo de controlo (24%) tinbham uma percentagem semelhante de estudantes reportando evidência de depressão. Após o treino em mindfulness, o número de adolescentes com depressão foi significativamente menor no grupo de teste: 15% contra 27% no grupo de controlo. Esta diferença persistiu seis meses após o treino: 16% no grupo de teste contra 31% no grupo de controlo.Os resultados sugerem que os programas de atenção plena aplicados nas escolas podem ajudar a reduzir e a prevenir a depressão em adolescentes. Assim, esta intervenção diminui não só os sintomas associados com depressão, como protege também de desenvolvimento de depressão mais tarde na vida.



Artigo Original:
Filip Raes, James W. Griffith, Katleen Gucht, J. Mark G. Williams. School-Based Prevention and Reduction of Depression in Adolescents: a Cluster-Randomized Controlled Trial of a Mindfulness Group Program. Mindfulness, 2013; DOI: 10.1007/s12671-013-0202-1

Mindfulness - Redução e Prevenção da Depressão nas Escolas Reviewed by Prana | TM on 12:30 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.