Novo Website / New Website



Pode a Meditação tornar-nos pessoas mais compassivas?



Os cientistas têm-se concentrado principalmente no estudo dos benefícios da meditação no cérebro e no corpo, mas um estudo recente da Universidade de Northeastern, publicado na revista científica Psychological Science, lança um olhar sobre o impacto da meditação na compaixão e na harmonia interpessoal.

Várias tradições religiosas têm sugerido que a meditação tem um efeito positivo, mas não houve nenhuma prova científica até agora.

Neste estudo, uma equipa de pesquisadores da Northeastern University e da Universidade de Harvard examinaram os efeitos da meditação sobre a compaixão e o comportamento virtuoso, e os resultados foram fascinantes.


O ESTUDO

Neste estudo, financiado pelo Instituto Mind and Life, convidou-se os participantes a completar oito semanas de treinos em dois tipos de meditação. Após as sessões, eles foram colocados à prova.


A encenação foi a seguinte: quando o participante chega para os testes cognitivos, no final do estudo, entra numa sala de espera e encontra três cadeiras, duas das quais foram ocupadas. Sem o seu conhecimento as outras duas pessoas na sala de espera são "cúmplices" - colegas que fizeram parte do estudo, mas colocados como espectadores. Naturalmente, o participante senta-se na terceira cadeira e espera ser chamado. Após um minuto, um terceiro cúmplice, uma mulher, aparece com muletas e uma bota. Ela aparenta sofrer bastante dor enquanto caminhava, parou junto às cadeiras e olhou para o seu telemóvel, em seguida, de forma audível suspirou de desconforto e encostou-se à parede. Os dois “actores” continuaram a esperar, sentados, ignoramdo-a, mexendo nos seus telemóveis ou abrindo um livro. Esta cena continuou por mais dois minutos.

O verdadeiro teste era: seriam os participantes movidos a responder com compaixão e dar a sua cadeira à mulher de muletas, mesmo que todos os outros a ignorassem? Sabemos que a meditação melhora o bem-estar, físico e psicológico, da própria pessoa ", disse Condon. Condon e seus colegas descobriram que havia uma clara diferença de comportamento: os que haviam sido submetidos ao treino de meditação (seja em compaixão ou atenção) eram cinco vezes mais propensos a desistir do seu assento para a mulher de muletas do que aqueles que não tinham praticado meditação. Isso é um efeito enorme.


A meditação funciona

Entre os participantes que não meditaram apenas 15% ajudaram. Mas entre os participantes que estavam nas sessões de meditação verificou-se que até 50% agiram em ajuda do outro. Este resultado foi registado nos dois grupos de meditação, mostrando assim que o efeito das duas diferentes formas de meditação é consistente. "O aspecto verdadeiramente surpreendente destes resultados é que a meditação pode dispor as pessoas a agirem de forma mais virtuosa - ajudando outro que estava sofrendo - mesmo em face à norma de não fazer isso", disse DeSteno, "O facto de que os outros actores terem ignorado a pessoa com dor cria efeito de alastramento para as outras pessoas presentes" que, normalmente, tende a reduzir a ajuda. As pessoas muitas vezes perguntam "Por que eu deveria ajudar alguém, se ninguém ajuda? '"

Estes resultados parecem provar que aquilo que os budistas acreditam há muito tempo –que é suposto que a meditação nos leve a experimentar mais amor e compaixão por todos os seres sencientes. Mas, mesmo para os não-budistas, os resultados oferecem uma prova científica das técnicas de meditação para alterar o cálculo da mente moral.



Por Vítor Bertocchini



Para mais informações:
Lori Lennon
Communications Coordinator/Senior Writer
Northeastern University College of Science
l.lennon@neu.edu
617.680.5129
@LoriNU

Artigo original:
Psychological Science


Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Pode a Meditação tornar-nos pessoas mais compassivas?
Pode a Meditação tornar-nos pessoas mais compassivas?
Pode a Meditação tornar-nos pessoas mais compassivas? richard davidson, mind and life institute, meditação, portugal
http://2.bp.blogspot.com/-LPALFvzBw3A/UWYGM7U49gI/AAAAAAAAA_A/W4Ot-D96K54/s1600/compaixao-300x217.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-LPALFvzBw3A/UWYGM7U49gI/AAAAAAAAA_A/W4Ot-D96K54/s72-c/compaixao-300x217.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/04/Pode-a-Meditacao-tornar-nos-pessoas-mais-compassivas.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/04/Pode-a-Meditacao-tornar-nos-pessoas-mais-compassivas.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}