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O efeito da prática de pranayama sobre a ansiedade



POR EDITOR SPM-BE |





O efeito da prática de pranayama sobre a ansiedade


Um estudo recentemente publicado no International Journal of Yoga teve como objectivos investigar os efeitos do uso de Pranayama (arte de respirar) na ansiedade e no desempenho na realização de testes. Com uma amostra de 107 estudantes aleatoriamente distribuídos nos grupos experimental e de controlo. Os estudantes do grupo de controlo praticaram pranayama durante um semestre. A duração da prática foi, todavia, diferente, dedicando um a três minutos para cada fase da prática no início do período, a 10 minutos no final do semestre. O ambiente em constante mudança, tecnologicamente avançado e competitivo de hoje são geradores de stresse e de ansiedade. Ansiedade excessiva e frequente é prejudicial. A ansiedade pode ser definida como um estado emocional desconfortável em que se percebe o perigo, se sente impotente e se experiencia tensão na preparação para um perigo que é esperado. Spielberger define-a como a sensação subjectiva de tensão, apreensão, nervosismo e preocupação, associada a uma excitação do sistema nervoso autónomo. [1] Seja qual for a definição, a característica central da ansiedade é a preocupação, e é claro que a ansiedade tem um efeito negativo sobre todos os aspectos, tais como, sociais, pessoais e desempenho académico. Os psicólogos têm distinguido várias categorias de ansiedade, como traço, estado e ansiedade específica da situação. Ansiedade-Traço é um aspecto da personalidade e uma disposição mais permanente para ficar ansioso. É crónica e generalizada através de situações e não é desencadeada por eventos específicos, [2] enquanto a Ansiedade-Estado pode ser vista como uma resposta a um determinado estímulo que provoca ansiedade, [3], por outras palavras, ela tem um factor despoletador claro. Ansiedade-Estado é vivida num determinado momento no tempo, como uma resposta a uma situação definitiva. Mais recentemente, o termo Ansiedade Específica da Situação tem sido usado para enfatizar a natureza persistente e multifacetada de algumas ansiedades. [4] É geralmente despertada em situações específicas, tais como a ansiedade em falar em público.

O desempenho académico pode ser afectado por uma infinidade de variáveis. A ansiedade face aos testes é uma dessas variáveis que, em geral, se espera que tenha um efeito negativo sobre o desempenho. Investigadores [5], [6] têm mostrado que a ansiedade face aos testes está negativamente correlacionada com o desempenho académico.


Exercícios de respiração de Yoga para energia e tranquilidade
Os estudos clínicos suportam que as posturas de yoga, meditação e práticas de respiração controlada podem aliviar o stresse e a ansiedade. [7] Os investigadores demonstraram que, após dois meses de praticar pranayama 56 estudantes de medicina reduziram os seus níveis de stresse, como ficou evidente por uma diminuição na pontuação total de stresse, que foi altamente significativa. [8] Noutra pesquisam, o nível de ansiedade dos idosos (aposentados entre os 60 a 70 anos) diminuiu após três meses de prática de pranayama [9] Da literatura parece que praticar pranayama pode reduzir o stresse e ansiedade em grupos diferentes.


Resultados
Após praticar pranayama, apenas 33% dos participantes do grupo experimental experimentou ansiedade face aos testes alta, enquanto que esta percentagem foi quase o dobro no grupo controlo (66,7%). Além disso, o resultados mostraram que os alunos do grupo experimental tinham significativamente mais resultados mais baixos de ansiedade face aos testes (M = 16,00) em relação aos alunos do grupo de controlo (M = 19,31). Além disso, os resultados dos testes de desempenho do grupo experimental foram superiores quando comparados com os do grupo de controlo. Houve uma correlação negativa entre o desempenho no teste final e ansiedade ansiedade face aos testes (r = - 0,204)
  
Conclusões 
Pranayama parece ter um efeito positivo significativo sobre a ansiedade face aos testes e desempenho nos testes. Pode ser usada como uma técnica importante por estudantes antes dos exames, para reduzir a sua ansiedade face aos testes e aumentar o seu desempenho académico. As técnicas de respiração simples de Pranayama pode oferecer aos alunos agitados medidas concretas para se acalmarem. [10] 



Referências Bibliográficas:

1. Spielberger CD. Manual for the state-trait anxiety inventory. Palo Alto, CA: Consulting Psychologist Press; 1983.
2. Huberty TJ. Test and test performance. Principal performance. 2009.
3. MacIntyre PD, Gardner RC. On the measurement of affective variables in second language learning. Lang Learn 1993;43:157-94.
4. Spielberger CD, Sarason IG. Stress and anxiety. Washington: Hemisphere Publishing Corporation; 1989.
5. Jing H. Analysis on the relationship among test anxiety, self-concept and academic competency. US-China Foreign Language 2007;5:48-51.
6. Cassedy JC, Johnson RE. Cognitive test anxiety and academic performance. Contemp Educ Psychol 2002;27:270-95.
7. Brown R, Gerbag P. Sudarshan Kriya yogic beathing in the treatment of stress, anxiety and depression. J Altern Complement Med 
    2005;4:711-7.
8. Bhimani NT, Kulkarni NB, Kowale A, Salvi S. Effect of pranayama on stress and cardiovascular autonomic tone and reactivity. NJIRM 
    2011;2.
9. Gupta PK, Kumari R, Kumar M, Deo, JM. Anuloma-Viloma pranayama and anxiety and depression among the aged. Journal of the Indian  
    Academy of Applied Psychology 2010;36:159-64.
10. Poppleton CA. Language learners and anxiety: Breathing technique for self-calming. TESOL Connections 2011.

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