Novo Website / New Website



As pessoas inteligentes têm menos probabilidades de serem religiosas

As pessoas religiosas são menos inteligentes do que os não-crentes, de acordo com um estudo científico lançado recentemente. A meta-análise sistemática de 63 estudos realizados entre 1928 e 2012 mostram uma associação negativa significativa entre a inteligência e a religiosidade.

Uma equipa liderada por Miron Zuckerman, da Universidade de Rochester, concluiu que existe "uma forte relação negativa entre a inteligência e a religiosidade" em 53 dos 63 estudos analisados.
Uma equipa liderada por Miron Zuckerman, da Universidade de Rochester concluiu que existe "uma forte relação negativa entre a inteligência e a religiosidade" em 53 dos 63 estudos analisados.
O estudo definiu a inteligência como a capacidade de raciocinar, planear, resolver problemas, pensar de forma abstracta, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência.
Religiosidade é definida como o envolvimento em algumas (ou todas) facetas da religião, o que inclui a crença no sobrenatural, oferecer presentes para este sobrenatural e realizar rituais que afirmam as crenças.
Mesmo na velhice extrema, as pessoas inteligentes são menos propensas a acreditar, os investigadores descobriram - e as razões pelas quais as pessoas com QIs altos evitam a religião podem não ser tão simples como se pensava anteriormente.

Os investigadores oferecem três possíveis interpretações dos dados:
1. Pessoas inteligentes são menos propensas a obedecer e, portanto, são mais propensas a aceitar o dogma religioso.

2.  pessoas inteligentes tendem a adotar um estilo de pensamento analítico (em oposição ao intuitivo), que foi demonstrado diminuir as crenças religiosas.

3. várias funções da religiosidade, incluindo o controlo compensatório, a auto-regulação, auto-melhoramento, e apego seguro, são também conferidas pela inteligência. As pessoas inteligentes podem, portanto, ter menos necessidade de crenças e práticas religiosas.

A conclusão de que pessoas inteligentes são menos religiosas não é novidade. Já em 1958, Michael Argyle concluiu: "Embora as crianças inteligentes compreendam os conceitos religiosos desde tenra idade, elas também são as primeiros a duvidar da verdade da religião e os alunos inteligentes são muito menos propensos a aceitar as crenças ortodoxas e um pouco menos propensos a ter pro-atitudes religiosas."


 O estudo acrescenta:
"As pessoas inteligentes costumam passar mais tempo na escola, uma forma de auto-regulação que pode trazer benefícios a longo prazo ... As pessoas mais inteligentes conseguem empregos de nível superior [que] pode levar a uma maior auto-estima, e incentivar as crenças de controlo pessoal ... Sugerimos, portanto, que, à medida que as pessoas envelhecem, os benefícios da inteligência podem continuar a acumular-se. " 

Sendo um estudo bastante interessante e que merece a nossa reflexão, existem, no entanto, algumas limitações. Por um lado, a correlação não é igual a causalidade. Só porque as pessoas inteligentes têm menos probabilidade de ser religiosas não significa que eles rejeitem a religião. Embora em contextos totalmente diferentes, será interessante pensar nas contribuições intelectuais de cristãos ao longo da história, feita por pensadores como Donne, Newton, Tomás de Aquino, e muitos outros.
Apesar de apresentar uma meta-análise (um estudo de estudos), os autores do suportaram-se, principalmente, em protestantes, nos EUA. Isso destaca um problema que é a forte tendência dos estudos em direcção a uma determinada população normativa que é normalmente ocidental, educada, industrializada, rica, democrática, quando comparada com o resto do mundo.

Por último, parece-me importante fazer a distinção entre a religiosidade e a espiritualidade. Possivelmente, as pessoas inteligentes tendem a ser menos religiosas e a procurar outros paradigmas de pensamento, mais abrangentes e menos dogmáticos.


Por Vitor Bertocchini

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: As pessoas inteligentes têm menos probabilidades de serem religiosas
As pessoas inteligentes têm menos probabilidades de serem religiosas
Uma equipa liderada por Miron Zuckerman, da Universidade de Rochester, concluiu que existe "uma forte relação negativa entre a inteligência e a religiosidade" em 53 dos 63 estudos analisados.
http://3.bp.blogspot.com/-vTDNC8-pP3o/Ujwkdk2RbBI/AAAAAAAABe8/ylW_PBZYnI0/s400/expert_160.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-vTDNC8-pP3o/Ujwkdk2RbBI/AAAAAAAABe8/ylW_PBZYnI0/s72-c/expert_160.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/09/as-pessoas-inteligentes-tem-menos.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/09/as-pessoas-inteligentes-tem-menos.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}