Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Em busca da paz mental



POR EDITOR SPM-BE |





Em busca da paz mental

O mito da mente calma
Nas últimas décadas a 'paz mental/paz de espírito' tornou-se num termo extremamente difuso. Principalmente por causa de todas as imagens pouco úteis que evocam na mente da maioria das pessoas - muitas vezes incluindo monges com a respectiva indumentária, sentados em posição de lótus com um olhar sereno nos seus rostos. Porquê tão serenos? Principalmente porque eles conseguiram uma mente ‘vazia’, ‘vazia’ de pensamentos ou emoções? Isso poderá iludir muitas pessoas, já que vivem vidas frenéticas, num mundo moderno, impulsionado e guiado para e pela tecnologia, e desta forma a paz mental é vista como simplesmente fora do alcance.

Já desejou poder parar sua mente de trabalhar horas extras?
Acredita-se que cada pessoa tem milhares de pensamentos todos os dias. Isso é uma quantidade grotesca de pensamentos e mais de metade desses pensamentos é de natureza negativa. Estes números fazem qualquer tentativa de treinar o 'pensamento positivo' tendo apenas pensamentos positivos, uma tarefa monumental, senão impossível.

A paz mental é estar consciente da sua mente
Como sabe que tem uma mente? Está ciente disso? Então, por que razão, dentro de si, neste momento, existe uma consciência que está ciente de tudo o que está a acontecer, incluindo os seus pensamentos, emoções, sensações físicas e circunstâncias de vida. Por força do hábito (e porque não ensinaram melhores alternativas à medida que fomos crescendo) a maioria das pessoas coloca a maior parte da sua atenção sobre o que elas estão cientes de, em vez da consciência que está ciente de que elas estão conscientes. Ao fazer isso, elas perdem a 'consciência plena, calma, silenciosa e espaçosa' - que é naturalmente cheia de paz - porque elas colocam toda a sua atenção na sua mente. Infelizmente, tudo isto significa que elas nunca chegam a desfrutar da consciência calma que vive sempre dentro delas.

O Milagre da Paz com a Mente
O que isto significa em última análise, é bastante interessante. Devido ao facto da sua consciência atenta já ser inerentemente calma, pacífica e silenciosa, não será necessário tentar parar os seus pensamentos e as suas emoções para experimentar a paz. Em vez disso, tudo que poderá precisar fazer é aprender a estar em paz com a sua mente, redescobrindo e colocando a sua atenção sobre a sua própria consciência. Esta meta é possível para quem está disposto a interpretar uma nova forma de se relacionar com os seus pensamentos e emoções.


Em busca da paz mental Reviewed by Prana | TM on 15:03 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.