Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

O Cérebro 'Mindful' e a regulação Emocional em Transtornos do Humor



POR EDITOR SPM-BE |





O Cérebro 'Mindful' e a regulação Emocional em Transtornos do Humor

Um artigo publicado no Canadian Journal of Psychiatry, recorrendo à imagiologia cerebral, relevou a importância da prática da Mindfulness na regulação emocional em desordens do humor.
A Mindfulness (Atenção Plena) envolve a atenção, sem julgar, na experiência do momento presente. Nas suas formas terapêuticas, as intervenções baseadas em Mindfulness promovem o aumento da tolerância ao afecto negativo e melhoram o bem-estar. No entanto, os mecanismos neurais subjacentes à regulação do humor pela prática da Atenção Plena são mal compreendidos.

"Em pacientes com transtornos afetivos, a Mindfulness actua como uma alternativa aos esforços cognitivos para controlar a emoção, dirigindo a atenção para a monitorização ampla das flutuações na experiência momentânea. Limitando a elaboração cognitiva em favor da consciência momentânea parece reduzir a auto-avaliação automática negativa e aumentar a tolerância ao afecto e dor negativos, e ajudar a gerar auto-compaixão e empatia em indivíduos cronicamente disfóricos." 
O treino da mente parece melhorar os sistemas de monitorização da atenção no cérebro, apoiado pelo córtices cingulado anterior e pré-frontal lateral. Na regulação da emoção, esse treino pré-frontal parece promover o recrutamento estável de um caminho sensorial não-conceptual, uma alternativa para as estratégias convencionais de reavaliação cognitiva.

Em termos neuronais, a transição para a consciência não-conceptual envolve a redução do processamento avaliativo habitual, suportado por estruturas da linha média do córtex pré-frontal. Em alternativa, os recursos da atenção são direccionados para uma via límbica relativa à consciência sensorial do momento presente, envolvendo o tálamo, a ínsula e as regiões sensoriais primárias.

Em pacientes com transtornos afetivos, a Mindfulness actua como uma alternativa aos esforços cognitivos para controlar a emoção, dirigindo a atenção para a monitorização ampla das flutuações na experiência momentânea. Limitando a elaboração cognitiva em favor da consciência momentânea parece reduzir a auto-avaliação automática negativa e aumentar a tolerância ao afecto e dor negativos, e ajudar a gerar auto-compaixão e empatia em indivíduos cronicamente disfóricos.


Artigo
Por Vitor Bertocchini

O Cérebro 'Mindful' e a regulação Emocional em Transtornos do Humor Reviewed by Prana | TM on 13:41 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.