O Cérebro 'Mindful' e a regulação Emocional em Transtornos do Humor

Um artigo publicado no Canadian Journal of Psychiatry, recorrendo à imagiologia cerebral, relevou a importância da prática da Mindfulness na regulação emocional em desordens do humor.
A Mindfulness (Atenção Plena) envolve a atenção, sem julgar, na experiência do momento presente. Nas suas formas terapêuticas, as intervenções baseadas em Mindfulness promovem o aumento da tolerância ao afecto negativo e melhoram o bem-estar. No entanto, os mecanismos neurais subjacentes à regulação do humor pela prática da Atenção Plena são mal compreendidos.

"Em pacientes com transtornos afetivos, a Mindfulness actua como uma alternativa aos esforços cognitivos para controlar a emoção, dirigindo a atenção para a monitorização ampla das flutuações na experiência momentânea. Limitando a elaboração cognitiva em favor da consciência momentânea parece reduzir a auto-avaliação automática negativa e aumentar a tolerância ao afecto e dor negativos, e ajudar a gerar auto-compaixão e empatia em indivíduos cronicamente disfóricos." 
O treino da mente parece melhorar os sistemas de monitorização da atenção no cérebro, apoiado pelo córtices cingulado anterior e pré-frontal lateral. Na regulação da emoção, esse treino pré-frontal parece promover o recrutamento estável de um caminho sensorial não-conceptual, uma alternativa para as estratégias convencionais de reavaliação cognitiva.

Em termos neuronais, a transição para a consciência não-conceptual envolve a redução do processamento avaliativo habitual, suportado por estruturas da linha média do córtex pré-frontal. Em alternativa, os recursos da atenção são direccionados para uma via límbica relativa à consciência sensorial do momento presente, envolvendo o tálamo, a ínsula e as regiões sensoriais primárias.

Em pacientes com transtornos afetivos, a Mindfulness actua como uma alternativa aos esforços cognitivos para controlar a emoção, dirigindo a atenção para a monitorização ampla das flutuações na experiência momentânea. Limitando a elaboração cognitiva em favor da consciência momentânea parece reduzir a auto-avaliação automática negativa e aumentar a tolerância ao afecto e dor negativos, e ajudar a gerar auto-compaixão e empatia em indivíduos cronicamente disfóricos.


Artigo
Por Vitor Bertocchini



COMENT�RIOS











Silent Retreat


5-Day Mindfulness Silent Retreat Led by A. Karunavira

11 - 14 April





Em destaque / Featuring

MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se � comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Medita��o e Bem-Estar | Mindfulness Institute � uma associa��o cient�fica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente atrav�s do estudo e da pr�tica da Medita��o (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,auto-compaixão,6,beth,1,budismo,20,budismo-evento,1,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,1,compassion,3,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,1,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,2,evento,17,evento-budismo,4,evento-meditacao,38,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,6,felicidade,8,filosofia,1,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,17,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,20,mbsr-evento,5,meditacao,71,Meditação,14,memoria,1,mente,1,mindful-eating,2,mindfulness,97,msc,1,musica,5,online,3,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,4,pratica,88,proximo-evento,2,questionário,2,quotes,1,respiracao,1,retiro,17,retiro-evento,5,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,44,scale,2,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,sqp,1,stress,4,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,5,Yoga,18,yoga-retiro,1,Zen,1,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: O Cérebro 'Mindful' e a regulação Emocional em Transtornos do Humor
O Cérebro 'Mindful' e a regulação Emocional em Transtornos do Humor
Em pacientes com transtornos afetivos, a Mindfulness actua como uma alternativa aos esforços cognitivos para controlar a emoção, dirigindo a atenção para a monitorização ampla das flutuações na experiência momentânea. Limitando a elaboração cognitiva em favor da consciência momentânea parece reduzir a auto-avaliação automática negativa e aumentar a tolerância ao afecto e dor negativos, e ajudar a gerar auto-compaixão e empatia em indivíduos cronicamente disfóricos. Mindfulness, Meditação, Yoga, Porto, Matosinhos, ciencia
http://1.bp.blogspot.com/-cgUSfCjrGwo/UlVMSuy7pcI/AAAAAAAABhE/1VnjVjXcD60/s400/meditacao-porto-mindfulness-matosinhos.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-cgUSfCjrGwo/UlVMSuy7pcI/AAAAAAAABhE/1VnjVjXcD60/s72-c/meditacao-porto-mindfulness-matosinhos.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/10/o-cerebro-mindful-e-regulacao-emocional.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/10/o-cerebro-mindful-e-regulacao-emocional.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts N�o foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home P�GINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Ter�a Quarta Quinta Sexta S�bado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Mar�o Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atr�s $$1$$ minutos atr�s 1 hora atr�s $$1$$ horas atr�s Ontem $$1$$ dias atr�s $$1$$ semanas atr�s Mais de 5 semanas atr�s Seguidores Seguir Este conte�do � PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy