Como tornar a meditação parte da sua vida


O
comprometimento é a base para a prática da meditação. Sem compromisso não vai meditar quando estiver cansado, com dores de cabeça, sem vontade ou preferir fazer outra coisa. Mas o que o leva a fazer o compromisso de meditar?

Tem de estar motivado, o que significa que tem que saber como pode beneficiar-se com o que a meditação tem para oferecer e deve ter fortes motivos pessoais para continuar. Essas razões podem incluir um desejo de aliviar o sofrimento pessoal ou stresse, uma aspiração para alcançar maior foco e clareza , e uma preocupação com o bem-estar dos outros.

O processo de compromisso geralmente envolve cinco etapas distintas - embora não necessariamente de forma tão formal:

- Tornando-se motivado: Ouch , a vida dói! Preciso descobrir como lidar com a minha dor.

- Definir a sua intenção: Eu sei , eu vou meditar por meia hora todos os dias!
Fazer um acordo consigo mesmo: De agora até o final do mês , eu concordo em me levantar às 7 da manhã e contar minhas respirações antes de ir trabalhar.

- Ser persistente: Ufa! Não percebi o quão difícil seria a ficar sentado por muito tempo – mas recuso-me a quebrar meu contrato comigo mesmo!

- Ganhar impulso: Wow! Quanto mais medito, mais fácil fica. Estou realmente a começar gostar.


Seja coerente, dia após dia

Quando pratica meditação desenvolve certos músculos mentais e emocionais, tais como concentração, atenção (atenção constante a tudo o que está a surgir, momento a momento) e consciência receptiva. Aqui, também, a consistência é a chave - o que precisa para mantê-la activa e mantê-la regular, não importa como se sente no dia a dia. Na verdade, os seus sentimentos fornecem o alimento para a sua prática de meditação, à medida que expande a sua consciência da sua respiração para incluir todo o espectro das suas experiências. Não há nenhuma forma especial que precisa ser - basta ser você mesmo!
Tenha especial cuidado com dois extremos: preguiça ou comodismo - "prefiro estar a dormir, descansar, ver TV" - e perfeccionismo - "Eu não estou pronto para meditar eu não sou inteligente ou bom ou suficientemente focado. "Lembre-se, a melhor maneira de se tornar "bom" o suficiente para meditar é apenas para fazê-lo!


Autocontrole-se a si mesmo, na almofada e fora dela

 De um modo geral, a auto-contenção é a qualidade da mente que o impede de agir em cada impulso ou desejo que voa através da sua mente e que o ajuda a discriminar entre o comportamento que é útil e solidário do comportamento que é desprovido de fundamentos, ou mesmo prejudicial. Se é um atleta, precisa de auto-contenção para não comer junk food ou ficar fora até tarde, quando está a treinar para uma grande competição. Se é um praticante de meditação, o auto-controlo pode funcionar em vários níveis diferentes:

- Antes de meditação: pode optar por comer bem e com moderação ou evitar substâncias que alteram a mente , como o tabaco ou cafeína , porque quer manter a sua mente limpa e fresca para a sua meditação.

- Durante a meditação: pode usar o auto-controlo para manter a trazer a sua mente de volta a partir das suas fantasias habituais e preocupações com o objecto da sua meditação, seja a respiração ou um mantra ou algum outro foco. Tenha cuidado, porém, para não confundir auto-restrição com repressão, prevenção ou julgamento. Não precisa de se criticar se a sua mente vaguear com muita frequência e também não quererá afastar pela “força” certos pensamentos ou sentimentos indesejáveis para longe da sua mente. Em vez disso, apenas acolha tudo o que surgir, enquanto suavemente volta ao seu foco, ao objecto da sua meditação.

- Após a meditação: à medida que a sua prática se aprofunda e se fortalece, vai construindo um certo poder ou energia mental. Poderá diminuir a qualidade dessa energia com devaneios, planeamentos ou obsessões - ou poderá usar a auto-contenção para canalizar essa energia de volta para a sua prática, estando atento a cada momento.

Como a auto-disciplina, o auto-controlo tem uma má reputação na nossa cultura. Afinal, não é suposto que se diga o que pensa e faça o que acha certo? Mas o que parece certo no momento pode não ser o mesmo o que se sente a médio/longo prazo - e a auto-contenção é a faculdade que o ajuda a distinguir entre os dois. Por exemplo, poderá se sentir óptimo ao passar a sua meditação entregando-se as fantasias - até começar a se indagar as razões de não conseguir contar as suas respirações de um a dez. Acima de tudo, porém, lembre-se de ser gentil consigo mesmo!


Realizando o tipo certo de esforço 

Se a disciplina é a capacidade de continuar a fazer algo de novo e de novo, então o esforço é a qualidade da energia e de empenho que traz para as actividades que realiza. Embora seja necessária disciplina para ir ao ginásio todos os dias, é preciso esforço para fazer a actividade física.

Tal como acontece com a auto-disciplina, poderá ser útil dividir o esforço em três partes:

- Energia: Há uma "lei da energia" que se aplica também à meditação, tal como à vida em geral: quanto mais despende, mais poderá receber em troca. Na meditação, quanto mais sinceramente se pratica, mais probabilidade tem de obter uma fonte de energia aparentemente ilimitada. É como se a chama dentro do seu coração iniciasse a canalizar a energia de fusão que alimenta o sol. Mas não confunda sinceridade com a luta, quando medita, lembre-se de relaxar e de abrir enquanto foca a sua mente. É este equilíbrio único de activo e receptivo - yin e yang - que caracteriza a prática da meditação.

- Seriedade: permite trazer a sua mente de volta para o seu foco, uma e outra vez. Não importa que os pensamentos ou sentimentos surjam para seduzi-lo para longe, basta seguir as suas respirações ou recitar o seu mantra ou prestar atenção consciente. Assim como é preciso consistência para retornar a se sentar dia após dia, é preciso um comprometimento sério para voltar ao foco da sua meditação momento a momento, sem lutar ou desistir. Seriedade não é sexy ou excitante - é apenas essencial!

- Esforço sem esforço: A meditação é como o surf. Se forçar e tentar controlar a sua mente, apenas irá   sentir-se rígido e constrangido e vai ter problemas como resultado do seu esforço. Mas se relaxar em demasia e não exercer nenhum esforço, não vai ter o foco ou concentração necessários para manter a sua posição e concentração à medida que as ondas do pensamentos e da emoção se abatem sobre si. Eventualmente, a sua concentração vai surgir naturalmente e levar apenas o mínimo de esforço para se manter, e será capaz de relaxar e abrir a sua consciência para qualquer coisa que surja. Até mesmo as noções consciência e concentração acabarão por se desvanecer e poderá Ser apenas, com esforço sem esforço.

COMENTÁRIOS

COMENTAR: 2
Loading...



Still Quiet Place Practicum


A Mindfulness Program for Teaching Children and Adolescents Taught by Amy Saltzman, M.D.

21-23 September


Próximos Encontros



EVENTOS$type=three$author=hide$comment=hide$rm=hide$count=6$sn=show$date=hide$cat=hide


MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,1,app,1,auto-compaixão,6,budismo,19,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,compaixão,1,compassion,3,comunicao,1,crise,1,curso,2,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,encomendar vídeos,1,espiritualidade,2,evento,4,evento-budismo,4,evento-meditacao,36,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,6,felicidade,8,filosofia,1,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,lama padma samten,2,livro,17,Matthieu Ricard,1,mbct,4,mbrs,1,mbsr,13,meditacao,71,Meditação,14,memoria,1,mente,1,mindful-eating,2,mindfulness,86,musica,5,online,1,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,4,pratica,88,proximo-evento,2,quotes,1,respiracao,1,retiro,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,44,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,stress,2,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,4,Yoga,15,Zen,1,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Como tornar a meditação parte da sua vida
Como tornar a meditação parte da sua vida
Esforço sem esforço: A meditação é como o surf. Se forçar e tentar controlar a sua mente, apenas irá sentir-se rígido e constrangido e vai ter problemas como resultado do seu esforço. Mas se relaxar em demasia e não exercer nenhum esforço, não vai ter o foco ou concentração necessários para manter a sua posição e concentração à medida que as ondas do pensamentos e da emoção se abatem sobre si. Eventualmente, a sua concentração vai surgir naturalmente e levar apenas o mínimo de esforço para se manter, e será capaz de relaxar e abrir a sua consciência para qualquer coisa que surja. Até mesmo as noções consciência e concentração acabarão por se desvanecer e poderá Ser apenas, com esforço sem esforço. Meditação, mindfulness, Meditar, aprender, budismo, retiros, aulas, escola, porto, matosinhos, maia, zafu
http://3.bp.blogspot.com/--QtCOjRvELk/UsGkr87fxZI/AAAAAAAALpQ/mz5T8dAooy8/s1600/Jane_meditacao.jpg
http://3.bp.blogspot.com/--QtCOjRvELk/UsGkr87fxZI/AAAAAAAALpQ/mz5T8dAooy8/s72-c/Jane_meditacao.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
http://www.spm-be.pt/2013/12/como-tornar-meditacao-parte-da-sua-vida.html
http://www.spm-be.pt/
http://www.spm-be.pt/
http://www.spm-be.pt/2013/12/como-tornar-meditacao-parte-da-sua-vida.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy