Novo Website / New Website



Design Inteligente Vs Evolucionismo


H
á não muito tempo atrás existiam duas principais teorias sobre as origens da vida que competiam entre si: evolucionismo e criacionismo. O evolucionismo representado pelas explicações científicas de como o universo começou e o criacionismo oferece a explicação religiosa. Posteriormente surgiu o design inteligente.


O que é o Design Inteligente ?

O design inteligente (DI) afirma que o universo e os seus habitantes não poderiam ter evoluído pelo "acaso cego" estabelecido no Darwinismo. Os seus argumentos centram-se mais no que considera serem buracos na teoria da evolução e a DI alega que essas discrepâncias provam cientificamente a presença de um "designer inteligente" na natureza.

Ao contrário do criacionismo, o DI não afirma que Deus é o designer inteligente. Ele apenas postula que há evidência clara na natureza do design inteligente. O designer pode ser Deus, mas também poderia ser uma raça extraterrestre ou alguma outra força sobrenatural. Além disso, o DI não baseia os seus argumentos directamente da Bíblia cristã.

Mas, enquanto reconhece a possibilidade de pequenas mudanças evolutivas dentro de uma espécie, não reconhece a possibilidade da evolução de uma espécie a partir de outra, nem a possibilidade dos sistemas biológicos altamente complexos resultarem da selecção natural. Os proponentes do DI afirmam que eles pretendem desmascarar o Darwinismo como a teoria dominante da origem  e remover o Naturalismo - a crença de que tudo ao nosso redor pode ser explicado por causas naturais.


Origens e progresso do movimento do DI

Nos séculos 18 e 19 e até a introdução da teoria da evolução de Darwin o "argumento do design" foi a visão predominante da origem do mundo natural.

Em 1802 essa visão foi cristalizada na analogia do relógio do teólogo William Paley, que em 1831 imaginou o seguinte: se encontrar um relógio no meio de um campo vai notar que é um objecto complexo que serve um propósito particular. Ele tem muitas partes diferentes que trabalham em conjunto para contar o tempo. Quando vê o relógio, entende automaticamente ele é produto de design, do relojoeiro e não do acaso. Conclui-se que devemos assumir a mesma visão do mundo natural, quando ele exibe processos complexos que atendem a necessidades particulares.

O argumento do design reinou até Darwin ter publicado "A Origem das Espécies" em 1859. A ciência biológica respondeu esmagadoramente à evidência de Darwin e rapidamente adoptou a evolução como a explicação predominante do desenvolvimento do universo e da vida. E por volta de 1940 quase todos os biólogos do mundo acreditavam que a selecção natural foi a força motriz por trás da evolução.

Em 1991, professor de direito Phillip E. Johnson relançou, efectivamente, o movimento do DI com o seu best-seller "Darwin on Trial". O movimento rapidamente ganhou força nos Estados Unidos. Em 1996, o Discovery Institute lançou o Centro para a Renovação da Ciência e Cultura (CRSC), com a missão de estudar e promover o DI como uma teoria científica.

Politicamente, o movimento DI tem feito progressos incríveis num curto espaço de tempo. Em 1999, apenas oito anos após o movimento realmente ter descolado, o Conselho de Educação de Kansas votou para remover a evolução do currículo de ciências nas escolas do Kansas e a decisão foi amplamente atribuída à campanha pelos defensores do design inteligente. Em 2004, a Pensilvânia decidiu exigir que todas as escolas públicas do distrito ensinassem DI ao lado da evolução nas aulas de ciências. Um ano depois, um juiz do tribunal Distrital dos EUA decidiu que a exigência era inconstitucional.

Qual é a sua preferência?

Criacionismo?
Evolucionismo?
Design Inteligente?

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Design Inteligente Vs Evolucionismo
Design Inteligente Vs Evolucionismo
O design inteligente (DI) afirma que o universo e os seus habitantes não poderiam ter evoluído pelo "acaso cego" estabelecido no Darwinismo. Os seus argumentos centram-se mais no que considera serem buracos na teoria da evolução e a DI alega que essas discrepâncias provam cientificamente a presença de um "designer inteligente" na natureza Meditação, Mindfulness, Neurociências, Budismo, Retiros, porto, maia, matosinhos, zafus
http://1.bp.blogspot.com/-eGIZPA5izdw/UsbJ3nBxrpI/AAAAAAAAB4I/zU6p5MAo3Tw/s640/relogio-porto-matosinhos-sociedade-portuguesa-de-meditacao.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-eGIZPA5izdw/UsbJ3nBxrpI/AAAAAAAAB4I/zU6p5MAo3Tw/s72-c/relogio-porto-matosinhos-sociedade-portuguesa-de-meditacao.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2014/01/design-inteligente-vs-evolucionismo.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2014/01/design-inteligente-vs-evolucionismo.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}