Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Meditação mindfulness melhora desempenho académico no ensino superior



POR EDITOR SPM-BE |





Meditação mindfulness melhora desempenho académico no ensino superior


P
raticar um pouco de meditação (Zen) antes das aulas pode levar a melhores notas, de acordo com um novo estudo experimental, realizado pelo professor Robert Youmans da George Mason University e o doutorando Jared Ramsburg da Universidade de Illinois.

 As competências cognitivas necessárias para a retenção bem-sucedida do conhecimento podem ser optimizadas pelo treino da meditação. Em três estudos experimentais, os autores examinaram os efeitos da meditação sobre a retenção do conhecimento nos estudantes.

Os participantes de três cursos de psicologia (introdutórios) receberam aleatoriamente um breve treino de meditação ou apenas descansaram, ouviram uma palestra, em seguida, realizaram um teste pós-palestra que avaliou o conhecimento dos alunos sobre as matérias abordadas.

Os resultados indicaram que a meditação melhora a retenção da informação transmitida durante a palestra em cada uma das três experiências. Curiosamente, os investigadores também demonstraram que o efeito da meditação foi mais forte nas classes onde existia mais estudantes caloiros matriculados, mostrando que a meditação pode ter um efeito maior sobre os alunos caloiros. Os investigadores especulam que os caloiros, provavelmente, são o tipo de alunos que mais pode beneficiar do treino de meditação. O humor, o relaxamento e o interesse pela aula não foram afectados pelo treino de meditação.

"Pessoalmente, eu descobri que a meditação é útil para a clareza mental, foco e auto-disciplina", diz Ramsburg , principal autor do estudo e um praticante budista. "Considero que se a mindfulness pode melhorar a clareza mental, foco e auto-disciplina, então ela pode ser útil numa variedade de configurações e para uma variedade de objectivos."

O professor Youmans também sugere que, em teoria, outras formas de auto-reflexão activas tais como a oração, fazer longas caminhadas ou até mesmo alocar tempo para planear conscientemente o seu dia na parte da manhã poderia ter alguns dos mesmos efeitos positivos da meditação. "Basicamente, tornando-se apenas um pouco mais consciente sobre si mesmo e o seu lugar no mundo pode ter, um benefício prático muito importante - neste caso, um melhor desempenho académico."
Meditação mindfulness melhora desempenho académico no ensino superior Reviewed by Vítor Bertocchini on 17:29 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.