Novo Website / New Website



A Meditação em contexto médico

medicina mindfulness
Mindfulness é um aspecto da experiência meditativa que reflete a capacidade humana básica fundamental para prestar atenção a aspectos relevantes da experiência, numa forma mental não julgadora e não reactiva, que por sua vez cultiva o pensamento claro, a equanimidade, a compaixão e a abertura do coração.

A prática da meditação em contexto médico tem demonstrado ser uma excelente terapia coadjuvante para muitas doenças e um meio essencial e primordial de manutenção da saúde holística e bem-estar.
Ao invés de ser um conceito marginal, a meditação é agora amplamente conhecida e aceite como uma prática mente-corpo benéfica, quer pela população em geral quer pela comunidade científica.

A já extensa investigação demonstra os benefícios da prática da meditação para uma ampla variedade de condições médicas. São necessários mais esforços para operacionalizar e aplicar a prática da meditação em contextos educacionais, clínicos e médicos, de forma a que seja prática, eficaz e significativa.



O que é a meditação?
Encontrada em culturas, tradições espirituais e sistemas de cura em todo o mundo, especialmente no oriente, a meditação é uma prática mente-corpo com muitos métodos e variações, que se fundamentam na atenção plena no silêncio e na quietude, no não julgamento e na ênfase no momento presente.

Embora as práticas de meditação contemplativa estejam enraizadas nas tradições espirituais do mundo, a prática da meditação não exige crença em qualquer sistema religioso ou cultural específico. O aumento da pesquisa e familiarização da meditação mindfulness nos campos da neurociência , psicologia e medicina têm levado a uma maior compreensão da consciência e a melhorar o tratamento em muitos problemas de saúde.


Mindfulness é um aspecto da experiência meditativa que reflete a capacidade humana básica fundamental para prestar atenção a aspectos relevantes da experiência, numa forma mental não julgadora e não reactiva, que por sua vez cultiva o pensamento claro, a equanimidade, a compaixão e a abertura do coração. De acordo com o fundador do Centro para Mindfulness da Universidade de Massachusetts, Jon Kabat-Zinn, a meditação é muito simples. É sobre parar e estar presente. Isso é tudo.

O objectivo declarado da atenção plena é manter a consciência fluída num processo experiencial, momento a momento, que ajuda a libertação do forte apego a crenças, pensamentos e emoções de uma forma que gera maior sentido de equilíbrio emocional e bem-estar (Ludwig & Kabat-Zinn, 2008). Esta simples afirmação, ainda que radical tem o potencial de grande alcance benéfico terapêutico nos desafios que os cuidados de saúde enfrentam actualmente, como a redução de recursos e o aumento de doenças crónicas influenciadas pelo estilo de vida.

Razões para Meditar
A prática de meditação prescrita pode conduzir ao bem-estar físico e à estabilidade mental, provendo uma base para a saúde e bem-estar, já que eles influenciam diretamente a capacidade da pessoa para enfrentar os desafios decorrentes do stress, a exaustão e a doença. Para a maioria das pessoas, a doença traz à tona sentimentos de confusão, ansiedade, medo, e raiva.

Choque, isolamento, depressão, medo e impotência são algumas experiências comuns que os pacientes enfrentam quando padecem de doença crónica.


De acordo com a experiente professora de meditação Charlotte Joko Beck (1989) "A prática da meditação proporciona competências que dão um maior sentido de auto-determinação - a capacidade de cultivar e utilizar recursos internos para ajudar a enfrentar todas as circunstâncias com equanimidade e clareza".
Sentindo-se fora de controlo pode dar origem a uma reactividade mental e corporal que leva a um aumento da dor e do sofrimento. Aplicando a simples prática de uma consciência que não julga, ao momento presente e viver com esse processo, pode dramaticamente influenciar a sua relação com os agentes geradores de stress quotidianos e esta é uma forma em que a prática da meditação aborda a epidemia das aflições mente-corpo que se expressam fisicamente em insónias, ataques de pânico, refluxo gastroesofágico, enxaquecas, dores de cabeça , dores lombares , pernas inquietas , fibromialgia , fadiga crónica, intestino irritável, e muitas outras condições. Estas e outras condições sobrecarregam desproporcionalmente os sistemas de saúde e, muitas vezes, não respondem ao tratamento convencional.

A Meditação formal é processo com uma orientação para o interior, para a prática da auto-capacitação que pode estimular o processo de cicatrização e ajudar os pacientes e os profissionais de saúde a melhor navegarem através das experiências inquietantes e turbulentas.


Referências bibliográficas

- Ludwig D.S., Kabat-Zinn J. (2008). Mindfulness in medicine. JAMA, 300(11),1350–1352.
- Beck C.J. (1989). Everyday zen. New York: Harper Collins.

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: A Meditação em contexto médico
A Meditação em contexto médico
Meditação em contexto médico O que é meditação? Encontrada em culturas, tradições espirituais e sistemas de cura em todo o mundo, especialmente no oriente, a meditação é uma prática mente-corpo com muitos métodos e variações, que se fundamentam na atenção plena no silêncio e na quietude, no não julgamento e na ênfase no momento presente. Embora as práticas de meditação contemplativa estejam enraizadas nas tradições espirituais do mundo, a prática da meditação não exige crença em qualquer sistema religioso ou cultural específico. O aumento da pesquisa e familiarização da meditação mindfulness nos campos da neurociência , psicologia e medicina têm levado a uma maior compreensão da consciência e a melhorar o tratamento em muitos problemas de saúde.
https://lh3.googleusercontent.com/-r3yuY7UDNyo/VZ0qM4w0vSI/AAAAAAAABXc/TGWth08onzw/s1600/monges-meditacao-brain-scan.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-r3yuY7UDNyo/VZ0qM4w0vSI/AAAAAAAABXc/TGWth08onzw/s72-c/monges-meditacao-brain-scan.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2014/04/meditacao-em-contexto-medico.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2014/04/meditacao-em-contexto-medico.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}