Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Efeitos do Yoga Pré-Natal na Ansiedade e Depressão Maternal



POR EDITOR SPM-BE |





Efeitos do Yoga Pré-Natal na Ansiedade e Depressão Maternal

emocoes mindfulness
O yoga incorpora técnicas de relaxamento e respiração com posturas que podem ser adaptados para as mulheres grávidas. Muitas mulheres optam por praticar yoga durante a gravidez...
#Yoga #Ciência

Pela primeira vez, investigadores do Reino Unido estudaram os efeitos do yoga em mulheres grávidas e descobriram que a sua prática pode reduzir o risco de desenvolver ansiedade e depressão. 

O stresse durante a gravidez tem sido associado ao parto prematuro, ao baixo peso do recém-nascido e ao aumento dos problemas de desenvolvimento e comportamento da criança enquanto criança e adolescente, bem como com problemas de saúde mental mais tarde da mãe.
Um alto nível de ansiedade durante a gravidez está associado com depressão pós-parto que por sua vez está associada ao aumento do risco de desenvolver depressão mais tarde na vida.

Desde há muito que tempo tem sido assumido por profissionais da saúde que a prática de yoga pode ajudar a reduzir os níveis de stresse em mães, mas nunca tinha sido testado numa investigação. Num artigo publicado recentemente na revista Depressão e Ansiedade, académicos das Universidades de Manchester e de Newcastle, mostraram que as mulheres que participaram numa aula de yoga por semana durante oito semanas tinha diminuído os níveis de ansiedade em comparação com o grupo de controlo, que recebeu um tratamento pré-natal normal, sem yoga.


Dr. James Newham, que realizou a investigação como estudante de doutoramento em Saúde Materna, disse: "É surpreendente que isso nunca tenha sido testado antes, há muito tempo que acredito que o yoga é benéfico, mas nenhuma investigação tinha sido realizada para apoiar a essa assunção. Nós agora provamos que pode ajudar. Os seus efeitos são consideráveis. Isto tem o potencial para realmente ajudar as mães que estão em estados ansiosos (sobre sua gravidez)."


O professor John Aplin, um dos investigadores seniores em Manchester, e ele mesmo um professor de yoga de longa data, disse: "o yoga incorpora técnicas de relaxamento e respiração com posturas que podem ser adaptados para as mulheres grávidas. Muitas mulheres optam por praticar yoga durante a gravidez, mas este é o primeiro artigo mundial sobre os efeitos das sessões únicas e múltiplas de yoga pré-natal sobre o humor."

O Estudo
O estudo teve como amostra 59 mulheres que estavam grávidas pela primeira vez e pediu-lhes para relatar seu estado emocional. Elas foram divididas em vários grupos, alguns dos quais participaram de uma sessão de yoga por semana durante oito semanas, enquanto os outros apenas tiveram o tratamento pré-natal normal. 


Conclusões Uma das conclusões foi que uma única sessão de yoga foi suficiente para reduzir a ansiedade auto-relatada em 33% e os níveis das hormonas de stresse em 14%. Encorajador!

O Dr. Newham acrescentou : "Há um crescente corpo de evidências sobre os efeitos da ansiedade pré-natal materna no aumento do risco de parto pré-termo e a probabilidade de dar à luz uma criança de baixo peso. Se conseguirmos reduzir esses fatores de risco, e talvez reduzir o taxa de transtornos de humor pós-parto nas mães e resultados negativos de saúde em seus filhos, então isso só pode ser algo muito positivo."

O professor Aplin afirmou ainda: "Os resultados confirmam o que muitos que praticam yoga sabem há muito tempo. Há também evidências de que o yoga pode reduzir a necessidade de alívio da dor durante o parto e a probabilidade de nascimentos por cesariana de emergência."

Talvez devêssemos proporcionar mais aulas de yoga. Seria relativamente barato de implementar, pode ajudar as mães e os seus filhos a serem mais saudáveis, bem como reduzir os custos dos cuidados de saúde a longo prazo.

Bibliografia:
 Newham JJ, Wittkowski A, Hurley J, Aplin JD, Westwood M. (2014). Depression and Anxiety, 30.
doi: 10.1002/da.22268

Efeitos do Yoga Pré-Natal na Ansiedade e Depressão Maternal Reviewed by Mindfulness Institute on 20:42 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.