Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Meditação: "Simples e Rápida"



POR EDITOR SPM-BE |





Meditação: "Simples e Rápida"

Ouvir a palavra meditação pode evocar, naturalmente, uma imagem de uma pessoa sentada de forma pacífica, eventualmente monge, que pode sentar-se sem se mover durante horas. Esta imagem pode ser intimidante, especialmente para alguém com uma jornada de trabalho pesada, família e outras actividades. Mas, enquanto há praticantes de meditação que se sentam por horas, não tem que fazê-lo para integrar a meditação na sua vida e colher os seus benefícios.

Os estudos científicos têm demonstrado que a meditação reduz o stresse, melhora o sono, estimula o sistema imunitário e muito mais.

Ficam alguns exercícios de meditação que pode praticar na sua agenda sobrecarregada. 

1. Preste atenção à sua respiração por, pelo menos, um minuto.
RUIDOSO lá fora, TRANQUILO no interior.
A meditação ajuda a gerir o stresse e a negatividade.
Não se deixe enganar pela sua simplicidade; a meditação na respiração é uma poderosa forma de meditação. É básica, mas praticada até mesmo pelos meditadores mais experientes.
Observando a sua respiração ajuda-o(a) a se concentrar no momento e distancia a sua mente das distracções e preocupações. Enquanto duas horas - ou mesmo 15 minutos - de meditação pode ser um pouco assustador, poderá fazer meditação na respiração durante 5 minutos; ou até um minuto.

Apenas sente-se, feche os olhos e observe a sua respiração. Observe como o ar entra e sai das suas narinas. Se os seus pensamentos vaguearem, apenas volte para a sua respiração.

Aqui está um vídeo simples, para iniciantes, sobre como fazer meditação:



A beleza desta meditação é que a pode fazer em qualquer lugar. Uma vez que se familiarizar pode fazê-la enquanto preso(a) num engarrafamento, esperando na fila ou em qualquer tempo ocioso ou gerador de stresse.
Poderá voltar a ela em momentos de stresse e ansiedade; pode ser surpreendido como em apenas um ou dois minutos o(a) pode ajudar a sentir-se melhor.

2. Prática de meditação em andamento 
Arranje tempo para respirar ar fresco e siga o sol.
O seu corpo não precisa de estar sempre quieto enquanto medita. É à mente que terá que, essencialmente, trazer a tranquilidade durante a meditação.
Para praticar a meditação em andamento, procure, de preferência ar livre, numa área sem grande aglomeração.

Traga a sua atenção para as solas dos seus pés. Sinta como os calcanhares fazem contacto com o chão, em seguida, os dedos dos pés. Observe as sensações nos seus pés. O princípio da meditação em andamento pode ser aplicado a quase qualquer tipo de movimento. A chave é a consciência do movimento e as sensações que o movimento tem no corpo.
Ver como praticar uma meditação em andamento em maior pormenor

3. Pratique a meditação mindfulness diária 
Para além da prática formal, pode continuar a meditação nas actividades quotidianas. Por exemplo, a meditação pode ser tão simples como se concentrar nos seus alimentos e concentrar-se na mastigação e num saborear mindful. Quando come, concentre-se no acto de comer e não pensar em mais nada. Aqui pode focar a sua atenção na cor, no aroma, na textura e no sabor da comida. Saboreie cada mordida e concentre-se na mastigação.

Outro exemplo, poderá ser quando toma banho, sentirá a água a descer a sua pele e a temperatura da água. Quando tiver uma tarefa em mãos, apenas concentre-se no que vai fazer no momento.

Thich Nhat Hanh, um monge zen budista que ensina e escreve sobre mindfulness, diz que mindfulness é estar totalmente presente. "Quando damos um passo, nós sabemos que estamos a dar o passo, que é a atenção plena correcta da etapa. Quando bebemos um copo de sumo, nesse momento, temos plena consciência de beber ", explica.

"Nós trazemos a mente de volta ao corpo de modo que ela esteja presente quando estamos sentados, de pé, deitados, vestir, despir, escovar os dentes. A nossa mente está sempre presente."

Hanh também fala sobre os benefícios de ser presente : "traz concentração, percepção, compreensão e compaixão."

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga
Meditação: "Simples e Rápida" Reviewed by Mindfulness Institute on 00:39 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.