Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Meditação: o que fazer com a sua mente?



POR EDITOR SPM-BE |





Meditação: o que fazer com a sua mente?

Meditação: Porquê se preocupar?

A meditação não é fácil. Leva tempo e é preciso energia. Além disso, também é preciso coragem, determinação e disciplina. Ela exige uma série de qualidades pessoais que que normalmente consideramos desagradáveis e que gostaríamos de evitar, sempre que possível.
Certamente é muito mais fácil apenas sentar e assistir televisão. Então, porquê se preocupar? Porquê desperdiçar todo esse tempo e energia quando podia estar a divertir-se? Porquê? Simples. Porque é humano. Só pelo simples facto de que é humano é herdeiro de uma inerente insatisfação com a vida, que simplesmente não desaparece. Pode conscientemente suprimi-la por um tempo; pode distrair-se por horas a fio, mas volta sempre, e geralmente quando menos espera.


O que fazer com a sua mente?

Há uma diferença entre estar consciente de um pensamento e pensar um pensamento. Essa diferença é muito subtil. É principalmente uma questão de sentimento ou de textura.
Se prestar atenção plena a um pensamento ele simplesmente será sentido como leve em textura; existe uma sensação de distância entre o pensamento e a consciência que o vê.
Ele surge levemente como uma bolha e dissolve-se, sem necessariamente dar origem ao próximo pensamento nessa cadeia. O pensamento consciente “normal” é muito mais pesado na sua textura. É pesado, imponente e compulsivo. Arrasta-nos e toma o controlo da consciência. Pela sua natureza intrínseca é obsessivo e conduz directamente para o próximo pensamento na cadeia, com aparentemente nenhuma diferença entre eles.
O pensamento consciente configura uma tensão correspondente no corpo, como a contracção muscular ou uma aceleração dos batimentos cardíacos. Mas não irá sentir muita tensão até que cresça para dor real, porque o pensamento consciente normal, também é ganancioso. Ele agarra toda a sua atenção e não permite notar o seu próprio efeito.


A diferença entre estar consciente do pensamento e ter o pensamento é muito real. Mas é extremamente subtil e difícil de ver. A concentração é uma das ferramentas necessárias para ser capaz de ver a diferença. A concentração profunda tem o efeito de retardar o processo de pensamento e acelerar a consciência que o vê. O resultado é o reforço da capacidade de examinar o processo de pensamento. A concentração é o nosso microscópio para visualização de estados internos subtis. Nós usamos o foco da atenção para conseguir a plena concentração de espírito, com calma e atenção constantemente aplicada. Sem um ponto de referência fixo irá se perder, vencido pelas ondas incessantes de mudança fluindo na mente.

Usamos a respiração como o nosso foco. Ela serve como o ponto de referência fundamental a partir do qual a mente divaga e é atraída de volta. A distracção não pode ser vista como distracção a menos que haja alguma referência. Esse é o quadro de referência contra a qual podemos ver as mudanças incessantes e as interrupções que acontecem constantemente, como parte do pensamento normal.

continua:
A IMPORTÂNCIA DO FOCO NA RESPIRAÇÃO


Bhante Henepola Gunaratana - Beyond Mindfulness in Plain English: An Introductory guide to Deeper States of Meditation


Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga
Meditação: o que fazer com a sua mente? Reviewed by Mindfulness Institute on 22:56 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.