Novo Website / New Website



Meditação: o que fazer com a sua mente?

Meditação: Porquê se preocupar?

A meditação não é fácil. Leva tempo e é preciso energia. Além disso, também é preciso coragem, determinação e disciplina. Ela exige uma série de qualidades pessoais que que normalmente consideramos desagradáveis e que gostaríamos de evitar, sempre que possível.
Certamente é muito mais fácil apenas sentar e assistir televisão. Então, porquê se preocupar? Porquê desperdiçar todo esse tempo e energia quando podia estar a divertir-se? Porquê? Simples. Porque é humano. Só pelo simples facto de que é humano é herdeiro de uma inerente insatisfação com a vida, que simplesmente não desaparece. Pode conscientemente suprimi-la por um tempo; pode distrair-se por horas a fio, mas volta sempre, e geralmente quando menos espera.


O que fazer com a sua mente?

Há uma diferença entre estar consciente de um pensamento e pensar um pensamento. Essa diferença é muito subtil. É principalmente uma questão de sentimento ou de textura.
Se prestar atenção plena a um pensamento ele simplesmente será sentido como leve em textura; existe uma sensação de distância entre o pensamento e a consciência que o vê.
Ele surge levemente como uma bolha e dissolve-se, sem necessariamente dar origem ao próximo pensamento nessa cadeia. O pensamento consciente “normal” é muito mais pesado na sua textura. É pesado, imponente e compulsivo. Arrasta-nos e toma o controlo da consciência. Pela sua natureza intrínseca é obsessivo e conduz directamente para o próximo pensamento na cadeia, com aparentemente nenhuma diferença entre eles.
O pensamento consciente configura uma tensão correspondente no corpo, como a contracção muscular ou uma aceleração dos batimentos cardíacos. Mas não irá sentir muita tensão até que cresça para dor real, porque o pensamento consciente normal, também é ganancioso. Ele agarra toda a sua atenção e não permite notar o seu próprio efeito.


A diferença entre estar consciente do pensamento e ter o pensamento é muito real. Mas é extremamente subtil e difícil de ver. A concentração é uma das ferramentas necessárias para ser capaz de ver a diferença. A concentração profunda tem o efeito de retardar o processo de pensamento e acelerar a consciência que o vê. O resultado é o reforço da capacidade de examinar o processo de pensamento. A concentração é o nosso microscópio para visualização de estados internos subtis. Nós usamos o foco da atenção para conseguir a plena concentração de espírito, com calma e atenção constantemente aplicada. Sem um ponto de referência fixo irá se perder, vencido pelas ondas incessantes de mudança fluindo na mente.

Usamos a respiração como o nosso foco. Ela serve como o ponto de referência fundamental a partir do qual a mente divaga e é atraída de volta. A distracção não pode ser vista como distracção a menos que haja alguma referência. Esse é o quadro de referência contra a qual podemos ver as mudanças incessantes e as interrupções que acontecem constantemente, como parte do pensamento normal.

continua:
A IMPORTÂNCIA DO FOCO NA RESPIRAÇÃO


Bhante Henepola Gunaratana - Beyond Mindfulness in Plain English: An Introductory guide to Deeper States of Meditation


Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Meditação: o que fazer com a sua mente?
Meditação: o que fazer com a sua mente?
A diferença entre estar consciente do pensamento e ter o pensamento é muito real. Mas é extremamente subtil e difícil de ver. A concentração é uma das ferramentas necessárias para ser capaz de ver a diferença. A concentração profunda tem o efeito de retardar o processo de pensamento e acelerar a consciência que o vê. O resultado é o reforço da capacidade de examinar o processo de pensamento. A concentração é o nosso microscópio para visualização de estados internos subtis.
http://2.bp.blogspot.com/-_g21wK2czq4/U-vVj-6_s8I/AAAAAAAAAqI/Lw68FsdpuHw/s320/buda-meditacao-vipassana.gif
http://2.bp.blogspot.com/-_g21wK2czq4/U-vVj-6_s8I/AAAAAAAAAqI/Lw68FsdpuHw/s72-c/buda-meditacao-vipassana.gif
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2014/08/meditacao-o-que-fazer-com-sua-mente.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2014/08/meditacao-o-que-fazer-com-sua-mente.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}