Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Mindfulness - Budismo



POR EDITOR SPM-BE |





Mindfulness - Budismo

budismo mindfulness
Embora geralmente considerado como uma religião, o budismo é basicamente um método de cultivar a mente.

Em muitas tradições budistas o objectivo do treino de mindfulness é dissipar a ignorância (avidya), da qual resulta o apego (upādāna) e o sofrimento (dukkha) e para perceber a impermanência do "Eu". Cultivando uma consciência não discursiva podemos obter insight (vipassana) da nossa própria natureza essencial, em última análise, chegando à conclusão de que não existe um "Eu" permanente (anatta/anatman), que todos os objectos são em última análise, desprovidos de uma identidade independente (sunyata) e que todos os fenómenos surgem a partir de um campo interdependente, de cooriginação (pratityasamutpada). Essas realizações poderão resultar na cessação do sofrimento pessoal e na génese da compaixão.



Embora geralmente considerado como uma religião, o budismo é basicamente um método de cultivar a mente. É verdade que, com a sua tradição monástica, e ênfase nos aspectos éticos, possui muitas das características que os ocidentais associam com uma religião. No entanto, o budismo não é teísta, uma vez que afirma que o universo é governado por leis impessoais e não por qualquer deus criador; o Buda era um professor e não um deus; e considera a devoção não como uma obrigação religiosa, mas como um meio de expressar gratidão ao seu fundador e como um meio de auto-desenvolvimento. Assim, não é uma religião a partir desses pontos de vista.

A um budista não é esperado que tenha fé ou  que acredite em qualquer coisa simplesmente porque o Buda disse, ou porque está escrito nos livros antigos, ou porque tem sido transmitido pela tradição, ou porque os outros acreditam. A pessoa pode adotar a doutrina de Buda como uma hipótese de trabalho e ter confiança nela; mas não se espera que se aceite qualquer coisa, a menos que a sua razão aceite. Isso não significa que tudo possa ser demonstrado de forma racional, pois muitos pontos estão fora do espectro do intelecto e só podem ser conhecidos pelo desenvolvimento das faculdades superiores. Mas o facto é que não há necessidade de aceitação cega em nada na doutrina do Buddha.

O budismo é um modo de vida baseado no treino da mente. O seu único objectivo final é o de mostrar o caminho para completar a libertação do sofrimento pela realização do incondicionado, um estado além do alcance da mente destreinada normal. O seu objetivo imediato é irradicar as raízes do sofrimento na vida quotidiana.

Toda a atividade humana é dirigida, imediatamente ou remotamente, para a realização da felicidade de uma forma ou outra; ou, para expressar a mesma coisa em termos negativos. Toda a atividade humana é dirigida à libertação de algum tipo de insatisfação. A insatisfação, então, pode ser considerada como o ponto de partida da atividade humana, com a felicidade como o seu objetivo final.

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga
Mindfulness - Budismo Reviewed by Mindfulness Institute on 22:24 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.