Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

É-me muito difícil concentrar na minha respiração. Existe algo de errado?



POR EDITOR SPM-BE |





É-me muito difícil concentrar na minha respiração. Existe algo de errado?

budismo mindfulness
Como é humano, provavelmente vai-se perder em preocupações ou fantasias ou ficar apegado a uma linha de pensamento antes de contar dois ou três. Assim que perceber que a sua mente divagou basta voltar a "um" e começar de novo com a próxima respiração. ...

Questão: É-me muito difícil concentrar na minha respiração. Existe algo de errado?

Resposta: Estar com a respiração não é uma tarefa fácil de realizar. Para explicar a técnica adequada para focar a atenção na respiração, muitas vezes, uso a imagem de tentar pegar um pedaço de brócolo com um garfo. O objetivo é conectar o garfo com o brócolo apenas profundamente o suficiente para que pode levá-lo à sua boca. Para conseguir isso, precisa de duas coisas. A primeiro é o alvo: se acenar o garfo simplesmente para o ar, sem mirar ao brócolo, não vai comer. A segunda é uma modulação cuidadosa de energia. Se está muito apático, o garfo não vai segurar correctamente a comida; se está muito forte corre o risco de estragar o brócolo e com a possibilidade dele sair do prato. De qualquer forma, não vai obter qualquer alimento. Assim, focamos a nossa atenção para apenas a respiração presente e simplesmente conectámos.


TENTE ISTO 


Contar a Respiração


Uma sugestão prática: Se disser mentalmente ... para fora, ou subir ... caindo... à medida que inspira e expira não o(a) ajuda a focar a sua atenção, tente contar a respiração. Ao inspirar, faça uma nota mental silenciosa "dentro". E à medida que expira notar "um". Assim, com a respiração será "dentro", "um". "dentro", "dois". "dentro," três ", e assim por diante. A numeração deve ser muito calma, com a sua atenção realmente no sentimento da respiração. Quando chegar até dez, pode começar de novo com um. Como é humano, provavelmente vai-se perder em preocupações ou fantasias ou ficar apegado a uma linha de pensamento antes de contar dois ou três. Assim que perceber que a sua mente divagou basta voltar a "um" e começar de novo com a próxima respiração. Começar de novo não significa fracasso. É apenas um método de suporte para o aprofundamento da concentração.

Um dos meus professores tinha uma pergunta capciosa, ele perguntava aos alunos durante retiros de meditação: "Quantos respirações pode ter antes da sua mente começar a vaguear?" As pessoas gostavam de ser capazes de dizer: "Eu posso estar com a respiração por quarenta e cinco minutos ou uma hora antes de ela se perder em pensamentos. "Mas, na verdade, podemos estar com dois, três, talvez quatro respirações antes da nossa atenção começar a vaguear para o passado, para o futuro, em julgamentos, em análises, em fantasia. A pergunta é: O que acontece no momento em que reconhece que a sua mente se distraiu? Pode gentilmente deixar ir e voltar a sua atenção para o momento presente, sentindo a sua respiração? A verdadeira chave para estar com a respiração é ser capaz de começar de novo.

Sharon Salzberg

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga
É-me muito difícil concentrar na minha respiração. Existe algo de errado? Reviewed by Mindfulness Institute on 16:22 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.