Novo Website / New Website



O Poder da Meditação Mindfulness: Técnicas Inspiradoras para Alcançar a Paz Interior



emocoes mindfulness
...A prática contínua de Mindfulness faz com que o intervalo entre o desencadeador da emoção (o gatilho) e o aparecimento da reposta emocional se torne cada vez mais longo.

Guia Prático para Aprender Meditação Mindfulness
de Vicente Simón*

Uma das opiniões usual dos interessados na prática da meditação, principalmente dos iniciantes, é que existem poucos livros relevantes em Português. Ora, aqui fica a sugestão de um excelente livro, da autoria de um dos protagonistas da meditação em Espanha: Vicente Simón.

Se alguma vez desejou parar o ruído da sua mente, concentrar-se com mais facilidade, experimentar uma maior sensação de calma e bem-estar ou simplesmente conseguir dormir à noite, então está na altura de começar a praticar o mindfulness, a técnica eficaz para desenvolver a Atenção Plena.

Esta técnica inspirada na meditação oriental irá ajudá-lo a encontrar o equilíbrio necessário para acalmar a sua mente e ver com claridade a realidade que o rodeia. Assim, conseguirá solucionar os problemas que antes era incapaz de resolver.

Com dicas e técnicas para ajudá-lo a desfrutar de uma abordagem mais consciente da vida, este guia fundamental irá ajudá-lo a:

• Viver no momento presente, libertando-se do passado e não ficando ansioso com o futuro
• Adotar formas mais positivas de pensar e de se comportar
• Tornar-se mais calmo e confiante
• Libertar-se de pensamentos inúteis e padrões de pensamento negativo
• Trazer mudanças positivas aos seus relacionamentos
• Atingir um novo patamar de autoconhecimento e compreensão
• Desenvolver atitudes construtivas e tornar-se mais feliz
• Incorporar a meditação mindfulness no seu dia a dia
• Utilizar o mindfulness para ultrapassar situações de stress, raiva, ansiedade e depressão




Livro

O Poder da Meditação Mindfulness: Técnicas Inspiradoras para Alcançar a Paz Interior

Excertos:
Capítulo 4 .  As Emoções

(...) o que acontece é que, ao longo da vida, com a repetição das mesmas reacções a determinados estímulos, algumas respostas (até as que inicialmente exigiram uma avaliação mais minuciosa) tornam-se cada vez mais automáticas e menos reflexivas. Com o tempo, estabelecem-se respostas condicionadas automáticas e reagimos sem pensar a estímulos que conhecemos bem. Ou seja, respondemos sem reflectir o que fazemos e, nestes casos, enganamo-nos facilmente e acabamos por ter atitudes que depois podemos lamentar. É frequente reagirmos assim em relações de casal, no trabalho, em discussões que nos são especialmente difíceis, etc. Nessas situações é fácil que, ao sentirmo-nos atacados ou feridos, respondamos de forma inadequada, por exemplo insultando ou ferindo a outra pessoa, pelo que, em vez de solucionarmos o conflito, pioramos ainda mais a relação com ela, tornando-a cada vez mais difícil ou irreparável.


A prática contínua de Mindfulness faz com que o intervalo entre o desencadeador da emoção (o gatilho) e o aparecimento da reposta emocional se torne cada vez mais longo. Ou seja, fomenta-se a avaliação reflexiva (e, portanto, mais lenta), dando-nos tempo para ponderar e pensar qual a resposta apropriada para a situação em que nos encontramos. Quanto mais praticarmos meditação, mais fácil nos será avaliar os estímulos de forma reflexiva, em vez de o fazermos de forma automática e condicionada.


Como enfrentar as emoções difíceis: Os sete degraus do equilíbrio emocional
Após esta breve revisão aos fundamentos biológicos das emoções ( que nos podem orientar bastante no momento de compreender o seu funcionamento), abordarei o controlo das emoções difíceis. São elas que, com frequência, nos fazem sofrer e, para além disso, podem acabar por desencadear comportamentos inadequados, fonte, por sua vez, de mais problemas relacionais e de mais sofrimento. 

Adquirir livro: Fnac



*Vicente Simón:
Em Setembro em Portugal - Intensivo de Mindfulness e Auto-Compaixão

+ informações


Em Detalhe:

Vicente Simón é professor de Psicobiologia, investigador e docente experiente.
Estudou medicina na Universidade de Valência e terminou o doutoramento nessa universidade em 1973. O seu interesse em expandir o conhecimento levou-o a trabalhar como um Investigador Auxiliar (Wissenschaftlicher Assistent) no Departamento de Fisiologia da Universidade de Ruhr (Alemanha). Foi lá que se começou a ‘desviar-se’ da medicina tradicional para o estudo do comportamento.
De volta a Valência especializou-se em Psiquiatria e começou a dar aulas de Psicologia Fisiológica na Escola de Psicologia da Universidade de Valência.
Ganhou o título de Catedrático de Psicobiologia em 1983. Por muitos anos, realizou investigação básica em farmacologia comportamental, tendo publicando diversos artigos científicos em revistas internacionais.

Desde há 20 anos têm-se dedicado ao estudo da consciência e à prática meditação. Em 2007 publicou o revisão "Mindfulness e Neurobiologia", um trabalho pioneiro que coleta os avanços mais significativos neste campo interdisciplinar.

É membro fundador e presidente honorário da Associação Espanhola de Mindfulness, AEMIND (anteriormente amys): a primeira associação de Mindfulness criada em Espanha. Atualmente é professor de cursos de meditação e mindfulness, conferencista de renome e orienta grupos de meditação, especialmente profissionais de saúde mental.

É autor dos livros:
► "Aprender a Praticar a Atenção Plena";
► "Viver Conscientemente" e;
► "Introdução à Mindfulness";
► co-editor de "Mindfulness na Prática Clínica"; e em Português:
► "O Poder da Meditação - Mindfulness"
► A lista completa das publicações podem ser encontradas em:
www.vicentesimon.com e as atividades em: www.mindfulnessvicentesimon.com

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction, Reduação de Stress baseado em Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: O Poder da Meditação Mindfulness: Técnicas Inspiradoras para Alcançar a Paz Interior
O Poder da Meditação Mindfulness: Técnicas Inspiradoras para Alcançar a Paz Interior
A prática contínua de Mindfulness faz com que o intervalo entre o desencadeador da emoção (o gatilho) e o aparecimento da reposta emocional se torne cada vez mais longo. Ou seja, fomenta-se a avaliação reflexiva (e, portanto, mais lenta), dando-nos tempo para ponderar e pensar qual a resposta apropriada para a situação em que nos encontramos. Quanto mais praticarmos meditação, mais fácil nos será avaliar os estímulos de forma reflexiva, em vez de o fazermos de forma automática e condicionada.
http://spm-be.pt/imagens/novas/livros-maca-mindfulness.jpg%20
http://1.bp.blogspot.com/-U4WMePJnaq0/VKgrpZdd6LI/AAAAAAAAA_U/VFlK6YygAx0/s72-c/o-poder-da%2Bmeditacao-mindfulness-vicente-simon.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2015/01/livro-o-poder-da-meditacao-mindfulness.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2015/01/livro-o-poder-da-meditacao-mindfulness.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}