Novo Website / New Website



CNN - Combater a solidão e a doença com a meditação

A jornalista da CNN, Amanda Enayati discute o tema da procura de serenidade, do bem-estar e do equilíbrio em tempos de stress.




A Meditação e outras práticas contemplativas continuam a reivindicar o seu lugar na medicina convencional. Isto é verdade por uma série de razões. O reconhecimento de que a grande maioria das pessoas sofrem de stress crónico, que o stress causa sérios problemas psicofisiológicos e que a prática da meditação tem um impacto significativo e mensurável na redução do stress.

Num estudo recente(1), conduzido por J. David Creswell, professor assistente de psicologia na Dietrich Carnegie Mellon - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas , concluiu-se que a meditação mindfulness (atenção plena ) tem potencial terapêutico, com uma grande influência tanto sobre a saúde psicológica, como a física.
O estudo, publicado na revista Brain Behavior and Immunity, extende os benefícios da meditação mindfulness em territórios anteriormente desconhecidas, sugerindo que ajuda a diminuir a solidão e o risco de doenças em adultos mais velhos.

A solidão dos idosos é um importante factor de risco para a doença e a morte, a par, por exemplo, com o tabagismo, Creswell diz. Mas, enquanto há forte possibilidade do médico aconselhar o parar de fumar, é bastante improvável que ele vai perguntar se se sente sozinho e dizer para parar de sentir assim. (E se ele o fizer?)
"É um grande problema", observou Creswell . Muitos investigadores têm tentado encontrar formas, como redes sociais criadas através de centros comunitários, para reduzir a solidão em idosos, mas nenhuma das abordagens realmente funciona bem."
O estudo de Creswell prova que a meditação pode ser uma estratégia formidável para enfrentar a solidão.

Os pesquisadores descobriram que a participação no programa de meditação reduziu a percepção de solidão dos adultos mais velhos comparados com os dos membros do grupo de controlo, que sofreu pequenos aumentos na solidão.
Há evidências que sugerem que o efeito foi, de facto, devido à prática da meditação e não a comunhão oferecida por fazer parte de um grupo de estudo de pesquisa ou ir para um retiro.

Os cientistas também fizeram uma segunda - e possivelmente mais convincente - descoberta. Não só o programa de redução de stress baseado em mindfulness diminuiu o sentimento de solidão dos participantes, como também reduziu significativamente a expressão de genes pró-inflamação e a medida de proteína C-reativa (CRP) no sangue. Níveis mais elevados de CRP é um marcador de inflamação.
De acordo com Creswell, a capacidade da meditação para diminuir a inflamação é particularmente importante porque a inflamação desempenha um papel importante na condução do processo da doença em toda uma série de doenças graves, desde o cancro, doenças do coração e doença de Alzheimer a diabetes, artrite e síndrome do intestino irritável.
"É incrível", afirmou Creswell. "Pela primeira vez, verificva-se que uma prática comportamental - prestar atenção à sua experiência de momento a momento - tem o poder de mudar a expressão do gene nas suas células imunes.


1- Creswell, J.D., Irwin, M.R., Burklund, L.J., Lieberman, M.D., Arevalo, J., Ma, J., Breen, E., & Cole, S. (in press). Mindfulness-Based Stress Reduction training reduces loneliness and pro-inflammatory gene expression in older adults: a small randomized controlled trial. Brain, Behavior, & Immunity.



Ver artigo original


Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: CNN - Combater a solidão e a doença com a meditação
CNN - Combater a solidão e a doença com a meditação
Combater a solidão e a doença com a meditação. Meditação e outras práticas contemplativas continuam a reivindicar o seu lugar da medicina convencional. Isto é verdade por uma série de razões. O reconhecimento de que a grande maioria das pessoas sofrem de stress crónico, que o stress causa sérios problemas psicofisiológicos e que a prática da meditação tem um impacto significativo e mensurável na redução do stress. Num estudo recente, conduzido por J. David Creswell, professor assistente de psicologia na Dietrich Carnegie Mellon - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas , concluiu-se que a meditação mindfulness (atenção plena ) tem potencial terapêutico, com uma grande influência tanto sobre a saúde psicológica, como a física. O estudo, publicado na revista Brain Behavior and Immunity, extende os benefícios da meditação mindfulness em territórios anteriormente desconhecidas, sugerindo que ajuda a diminuir a solidão e o risco de doenças em adultos mais velhos.
http://3.bp.blogspot.com/-bI9_wGRotNE/UP695osISLI/AAAAAAAAAmg/-HTbTQ69Jk8/s640/meditacao-senior-solidao.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-bI9_wGRotNE/UP695osISLI/AAAAAAAAAmg/-HTbTQ69Jk8/s72-c/meditacao-senior-solidao.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/01/CNN-Combater-a-solidao-e-a-doenca-com-a-meditacao.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/01/CNN-Combater-a-solidao-e-a-doenca-com-a-meditacao.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}