Novo Website / New Website



ABC News - A Meditação como Medicina em ascensão


Muitas luas atrás, um certo príncipe Nepalês sentou-se debaixo de uma árvore, prometendo não se levantar até atingir a iluminação.

Depois de uma longa noite de profunda meditação, Siddhartha Gautama, mais conhecido como o Buda, viu a luz e declarou que o sofrimento é subjectivo, e pode ser reduzido através da auto-consciência.

Hoje, 2.500 anos depois, um número crescente de médicos e trabalhadores da área da saúde Americanos têm vindo a ensinar aos doentes como aplicar a via do Buda nas suas vidas.

Nos hospitais, empresas e centros comunitários em todo o país, a meditação está cada vez mais a ser oferecida como um método de redução de stress, e para ajudar os pacientes a lidar melhor com a dor física e tensão mental associado com muitas condições médicas, incluindo doença cardíaca e infecção pelo HIV.
Pesquisas recentes mostram que os efeitos calmantes da meditação podem ser detectados nas paredes arteriais e no cérebro. Uma vez considerado fora do mainstream, hoje mais seguradoras estão a custear cursos de meditação, como uma forma de medicação e como medicina preventiva.


Aprender a "desidentificar"

"Meditação é o acto da desidentificação do fluxo de pensamento interior e concentrando-se em acalmar e curar", explica Robert Thurman, Ph.D., professor de estudos Budistas Indo-Tibetana na Universidade de Columbia em Nova York e o primeiro americano a se tornar um monge Budista Tibetano. Através da meditação, os médicos ajudam os pacientes a separar-se da sua dor e ansiedade e a cultivar uma conexão entre a mente e o corpo, diz ele.
Embora existam muitos tipos de meditação, a abordagem da atenção plena, amplamente utilizada em hospitais de todo o país, concentra-se principalmente na respiração. As práticas variam, mas a idéia básica envolve sentar-se confortavelmente, com os olhos fechados, coluna recta e a atenção voltada para a respiração.

Os praticantes visam manter uma consciência calma, separada dos seus pensamentos e sensações. Através da plena atenção, dizem os especialistas, os meditadores aprendem a prestar atenção ao presente, a cultivar a clareza da mente, a equanimidade e a sabedoria.

Pequenos Milagres Mindfulness

Tudo isto pode parecer muito abstracto. A menos que, aponta Jeff Brantley, Ph.D, director do Programa de Redução de Stress baseado em Mindfulness (MBSR), no Centro Duke de Medicina Integrativa, em Durham, Carolina do Norte, seja um paciente que sofre.

"Tivemos uma paciente, uma mulher de 40 anos com cancro de mama metastático que foi inscrita no programa MBSR de 8 semanas. Na sua entrevista de saída, ela disse que antes do curso começou não passavam 5 minutos sem que ela se preocupasse com o que seria dela e da sua família jovem e agora, depois da aula, ela pode-se concentrar noutras coisas por mais de hora seguida, mesmo dias ", diz Brantley, classificando os resultados de " um pequeno milagre. "

…….
Um estudo piloto, publicado na edição da NeuroReport (1), por Sara Lazar, Ph.D., pesquisadora de Harvard em psicologia no Massachusetts General Hospital, em Boston, sugere a meditação activa regiões específicas do cérebro que podem influenciar o coração e a frequência da respiração. Usando uma técnica de imagem do cérebro conhecida como ressonância magnética funcional, ou fMRI, Lazar mediu as mudanças de fluxo de sangue em meditadores experientes.


Uma Ferramenta para a Transformação

Thurman afirma que a meditação é mais rica do que aportar benefícios para a saúde: É também uma ferramenta para a busca de transformação interior. Práticas de meditação no campo da saúde são seculares, no entanto.
Independentemente da religião de cada um, ele diz, os pacientes encontram uma maior consciencialização e valorização da vida.


(1) Lazar, S., Kerr, C., Wasserman, R., Gray, J., Greve, D., Treadway, M., et al. (2005). Meditation experience is associated with increased cortical thinkness. NeuroReport, 16(17), 1893- 1897.

ABC News - Ler artigo original (inglês)


por Vítor Bertocchini

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: ABC News - A Meditação como Medicina em ascensão
ABC News - A Meditação como Medicina em ascensão
Meditação como Medicina em ascensão. Depois de uma longa noite de profunda meditação, Siddhartha Gautama, mais conhecido como o Buda, viu a luz e declarou que o sofrimento é subjectivo, e pode ser reduzida através da auto-consciência. Hoje, 2.500 anos depois, um número crescente de médicos e trabalhadores da área da saúde americanos têm vindo a ensinar aos doentes como aplicar a via do Buda nas suas vidas.
http://lh4.ggpht.com/-7IPsCJDYMh0/UQM3qa-EX6I/AAAAAAAAAuQ/TlX6Lv6BVvk/s320/doctor-meditating.jpg
http://lh4.ggpht.com/-7IPsCJDYMh0/UQM3qa-EX6I/AAAAAAAAAuQ/TlX6Lv6BVvk/s72-c/doctor-meditating.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/01/Meditacao-como-Medicina-em-ascensao.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/01/Meditacao-como-Medicina-em-ascensao.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}