Quando nos permitimos conhecer a nós mesmos, tornamo-nos mais fortes nos nossos relacionamentos. Como especialista em meditação mindfulness (atenção plena), Jon Kabat-Zinn nota que mindfulness é prestar atenção no momento presente, deliberadamente e sem julgamento. Assim, podemos cultivar empatia, insight e valores éticos e morais dentro de nós mesmos e estender, num primeiro momento, essas atitudes de compaixão para aqueles que amamos.
À medida que nos tornamos mais conscientes, conseguimos uma maior sensação de paz interior, o que é benéfico para nós e para o mundo que nos rodeia, em especial para as pessoas mais próximas. Aliviamos os níveis insalubres de stresse e de tensão que carregamos nas nossas vidas diárias. Além disso, como nós exercitamos os músculos que colocam a nossa atenção onde queremos, ganhamos mais poder sobre os nossos pensamentos e mais ainda sobre as nossas acções.
Praticar mindfulness abre-nos realmente a possibilidade de irmos à procura do que queremos, não só no nosso relacionamento, mas também nos nossos objectivos pessoais. É uma prática contínua que pode ajudar-nos a tornarmo-nos pessoas que queremos ser, em cada dia pelo resto das nossas vidas.