Novo Website / New Website



Meditação Mindfulness - Vipassana

prática mindfulness
Segundo a tradição, mindfulness entrou no mundo através de Siddhārtha Gautama...

" Vipassana no contexto ocidental é agora conhecida como mindfulness, aquilo a que Bennett-Goleman (2001) descreve como ver as coisas como elas realmente são, sem tentar modificá-las."

A meditação mindfulness ou atenção plena é mais comumente definida como o estado de estar atento e consciente ao que está a acontecer no momento presente. Nesta definição, a consciência caracteriza-se pela observação contínua dos estímulos internos e externos, enquanto a consciência está focada na atenção (Brown & Ryan, 2003).

Kabat-Zinn (1994) descreve mindfulness como “prestar atenção de forma particular, de propósito, no momento presente e sem julgamento" (citado em Baer, 2003). Apesar de ter as suas raízes na psicologia, filosofia e meditação budistas, a prática de mindfulness foi trazida para a cultura ocidental nos últimos 35 anos.

Segundo a tradição, mindfulness entrou no mundo através de Siddhārtha Gautama. Há mais de 2.500 anos atrás, o príncipe Siddhārtha descobriu que o corpo e a mente criam o seu próprio sofrimento. Esta consciência permitiu-lhe transformar o sofrimento e atingir a iluminação. A partir desse momento, tornou-se conhecido como o Buda. Ele via-se a si mesmo como um médico e partiu numa demanda para ajudar outras pessoas a acabar com o seu próprio sofrimento (Olendzki, 2005).

A pedra angular do seu trabalho foi denominado de Vipassana, um conjunto de exercícios mentais que ensina os praticantes a gerir o que surge ao redor e dentro deles.

Pela constante observação a estas novas experiências, o indivíduo começa a reconhecer a impermanência dos pensamentos, das emoções, das imagens, dos sons, etc. Em vez de tentar manter, interpretar ou restringir essas experiências, elas são simplesmente observadas e aceites como são.


 Essa percepção da impermanência das coisas e da natureza ilusória da EU, conseguida através da prática de vipassana é o que, leva a aliviar/eliminar o sofrimento. Vipassana no contexto ocidental é agora conhecida como mindfulness, aquilo a que Bennett-Goleman (2001) descreve como ver as coisas como elas realmente são, sem tentar modificá-las.

Bishop e colaboradores (2004), na tentativa de definir operacionalmente mindfulness, afirma que as abordagens baseadas em mindfulness não são consideradas técnicas de relaxamento ou técnicas de gestão de humor, mas sim uma forma de treino da mente que visa reduzir a vulnerabilidade cognitiva, diminuindo os padrões reativos da mente que assistem ao aumento do stresse e do sofrimento. Estes exercícios de treino da mente têm como fim desenvolver uma atenção plena consciente dos estímulos internos e externos.







Referências Bibliográficas:

- Baer, RA. (2003). Mindfulness training as a clinical intervention: A conceptual and empirical review. Clinical
  Psychology: Science and Practice, 125-143.
- Bishop, S.R, Lau, M., Shapiro, S., Carlson, L., Anderson, N.D., Carmody, J., Segal, Z.V., Abbey, S., Speca, M.,
  Velting, D., & Devins, G. (2004). Mindfulness: A proposed operational definition. Clinical Psychology:
  Science and Practice, 11, 230-241.
- Brown, K.W., & Ryan, R.M. (2003). The benefits of being present: Mindfulness and its role in psychological
  well-being. Journal of Personality and Social Psychology, 84, 822-848.
- Olendzki, A. (2005). The roots of mindfulness. In C.K. Germer, R.D. Siegel, & P.R. Fulton (Eds.). Mindfulness
  and Psychotherapy (pp. 241-261). New York: The Guilford Press.

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Meditação Mindfulness - Vipassana
Meditação Mindfulness - Vipassana
Kabat-Zinn (1994) descreve mindfulness como “prestar atenção de forma particular, de propósito, no momento presente e sem julgamento" (citado em Baer, 2003). Apesar de ter as suas raízes na psicologia, filosofia e meditação budistas, a prática de mindfulness foi trazida para a cultura ocidental nos últimos 35 anos.
https://lh3.googleusercontent.com/-VWQ658EZwKs/VZQxVIQK7DI/AAAAAAAABS0/apCS_pLGDOM/s1600/buda-meditacao.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-VWQ658EZwKs/VZQxVIQK7DI/AAAAAAAABS0/apCS_pLGDOM/s72-c/buda-meditacao.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/09/meditacao-mindfulness-vipassana.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/09/meditacao-mindfulness-vipassana.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}